CONECTADOS

Postado por Adalberto Moreno em 11 de agosto de 2016

O website ou site é um veículo utilizado para realização de compras visando a comodidade do consumidor, é a já conhecida compra online. Todavia, para que a prestação do serviço via internet tenha praticidade é necessário que o consumidor tenha conhecimento sobre a política de compra do site, a segurança quanto aos dados cadastrais e confiabilidade nas formas de pagamento.

Conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor, consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Com efeito, este código prevê o acesso aos órgãos judiciários e administrativos para facilitar a prevenção ou reparação de danos.

O referido código informa direitos básicos do consumidor, dentre eles estão: a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, com objetivo de assegurar a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações; e a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos, tendo em vista a especificação da composição do produto e dos riscos que apresentem.

Com informação suficiente sobre o produto oferecido e o serviço prestado pelo fornecedor, ou seja, “conhecendo o site”, a compra torna-se segura. A comparação entre realizar uma compra via internet ou ir até uma loja física é uma particularidade de cada consumidor. O imediatismo e a necessidade da compra são determinantes na hora da escolha, ou seja, se o cliente precisa do produto naquele momento não poderá aguardar por uma entrega posterior.

Quando o que se pretende é economia de tempo o site de compras apresenta-se bem, ainda que com uma cobrança adicional para entrega do produto. No mercado de consumo, essa ferramenta atende a dinâmica comercial e viabiliza a especificação de diferentes produtos. É uma relação estabelecida com consumidores cada vez mais conectados.

A gente se conecta aqui!

Annielle Lima é Advogada e Pós graduada em Direito do Estado


Publicidade