Jeremoabo: Escolas Reunidas completa 90 anos

Postado por Adalberto Moreno em 14 de maio de 2015

 Alvorada Festiva comemorou pelas ruas o aniversário da Escola

Escolas ReunidasPor: Pedro Son

As ESCOLAS REUNIDAS CORONEL JOÃO SÁ, de Jeremoabo (BA), comemora hoje (14) seus 90 anos de história com uma programação iniciada às 5 horas com Alvorada Festiva arrastando pelas ruas da cidade seus 530 alunos, pais, professores, ex-alunos, ex-professores e  funcionários ao som da Banda George Couto em um trio elétrico. As solenidades do aniversário prosseguirão durante todo o ano com muitos eventos programados para acontecer.

A Escola começou a funcionar em 14.05.1925 com o nome de “ESCOLA ESTADOAL ELEMENTAR DE PRIMEIRA CLASSE” e seu primeiro professor foi Ely Baptista de Souza Mello. Em 1931 recebe o nome de ESCOLAS REUNIDAS DE GEREMOABO, em 1941 tem o nome rocado para ESCOLA DUQUE DE CAXIAS e, finalmente em 1961 recebe o nome de Escolas Reunidas Coronel João Sá. Sua primeira Diretora foi Josepha Teixeira Viana em 1931 e os primeiros professores foram Ely Baptista de Souza Mello, Nair Azevedo e Josepha Teixeira Viana.

A Escola até o ano de 2013 era Estadual quando, municipalizada, passou para a condução do município, sendo um dos Patrimônios Materiais (ao lado da Igreja Matriz, Serra do Cavaleiro, Casa do Barão de Jeremoabo, Casa do Coronel João Sá, Casa de Dona Olga, Casa dos Almeida, etc.) de maior importância em nosso município, sendo hoje conduzida pela professora Adélcia e competente equipe de profissionais.

Neste momento, reverenciamos aos professores e funcionários que passaram pela Escola, de tal grande extensão que seria difícil destaca nominalmente. Entretanto, saudamos aos diretores mais recentes que passaram pela escola como Lindaura Coelho, Elisete Sá, Remes Cavalcante, Maria Eunice, Maria Creuza, Conceição Gonçalves, Helenise Vieira e Maria Luzia.

Parabéns a todos!

www.jeremoabo.com.br


Publicidade