Foco, Disciplina e Determinação

Postado por Adalberto Moreno em 17 de julho de 2012

Tiago Almeida Fonseca Nunes

Muito se fala de mecanismos e fórmulas para alcançar um objetivo. Entretanto, quando a teoria não é posta em prática, os anseios podem se limitar. O ponto preponderante a todo cidadão na busca do sucesso – seja profissional ou pessoal – é traçar metas e encará-las para vencer sem remediar.

Nenhuma barreira é intransponível. Pode tão somente ser uma tarefa difícil superá-la, mas que com foco e disciplina sua conquista será conseqüência. O sentimento de decepção que permeia àqueles que ainda não conseguiram ultrapassar determinado obstáculo, deve ser combustível para tentar, arriscar e teimar mais uma vez.

O maior desafiante perante nossas ambições e vontades é a mente humana. Por isso, somos nós mesmos os nossos maiores concorrentes. Se empenharmos, prepararmos e explorarmos o cérebro a desenvolver com equilíbrio o que almejamos, notadamente, tornar-se-á uma tarefa mais fácil chegar ao objetivo. No que diz respeito aos desejos educacionais – leiam-se concursos, vestibulares concorridos etc. – esse é o caminho contundente a seguir. Sabemos, inclusive, que diversos aspectos são variáveis que podem interferir na empreitada. Como exemplo, o fator sócio-econômico, a origem educacional ou estrutura familiar. Todavia, diante das dificuldades que se revelam mentes brilhantes e atores importantes do cenário de uma sociedade. Ou seja, não há mais espaço para determinismo social como outrora. Pelo contrário, o espaço está aberto para todos, mas obviamente sendo mais fácil para alguns e mais difícil para outros.

Em suma, aplicar foco, disciplina e determinação para toda atividade que se proponha a desenvolver é alicerce e parâmetro fundamental para o caminho que se deseja trilhar. Portanto, sejamos insistentes e pertinentes aos nossos sonhos independentes de quão difícil possa parecer conquistá-los. Desse modo, estamos aptos a seguir mais a nossa intuição e menos a razão, já que essa na maioria das vezes nos referencia limites. Por fim, sigamos o que foi dito sabiamente por Raul Seixas: “… não diga que a vitória está perdida… tenha fé em Deus, tenha fé na vida… é de batalha que se vive a vida… Tente outra vez!”.

                                                                                                                                       Tiago Almeida Fonseca Nunes

                                                                                                                                   tiagofonsecanunes@gmail.com

3 Comentário

  1. PROF. CICERO disse:

    SABIA IDEIA QUANDO DIZ: ESTAMOS APTOS A SEGUIR MAIS PELA NOSSA INTUIÇÃO E MENOS PELA RAZÃO. SEM METAS E DETERMINISMO O FUTURO DO HOMEM É SER MAIS UM … BELO TEXTO, GOSTARIA QUE MEUS EX-ALUNOS AI DE JEREMOABO LESSEM. MINHA LINHA DE TEMPO FUNDAMENTA-SE NAS PALAVRAS DESTE TEXTO, POIS SOU DE FAMÍLIA HUMILDE E NUNCA DESISTI DOS MEUS SONHOS. ME GRADUEI PELA UNEB, ME ESPECIALIZEI PELA FLF E AGORA CURSO MESTRADO EM MATEMÁTICA PELA UNIBAN EM SP. BOM TEXTO TIAGO – SUCESSO!

  2. lindaci silva disse:

    verdadeiras e sábias palavras!!

    fé,foco e força.

    logo conseguirei o que eu almejo!!

  3. Parabéns meu jovem, gostei da matéria: anseios, ações e resultados. A pesar de ter sido postado em 2012, este texto serve para a acompanhar a linha do tempo, porém sempre atual. SUCESSOS CONTINUE ESCREVENDO!


Publicidade