A UBM do Caritá irá proporcionar um espaço melhor para os apicultores

MelPor Adalberto Moreno

Os apicultores do Povoado Caritá, município de Jeremoabo foram contemplados com uma UBM – Unidade de Beneficiamento de Mel, nesta quinta-feira, 28, na cidade de Feira de Santana – BA. Assinatura do convênio para construção da UBM foi celebrada com o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e vai beneficiar também a construção de outras 29 unidades de beneficiamento de mel, em 14 Territórios de Identidade.

O anúncio foi feito pelo secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, e pelo diretor executivo da CAR, Wilson Dias, durante o Encontro das Associações e Cooperativas de Apicultores da Agricultura Familiar, quando foram assinados convênios com associações baianas, que totalizam um investimento de R$4.356 milhões, beneficiando diretamente 1.500 apicultores.

Além de Jeremoabo, as casas de mel serão implantadas nos municípios de América Dourada, Caetano, Central, São Gabriel, Campo Formoso, Uauá, Ilhéus, Tucano, Campo Alegre de Lourdes, Utinga, Ribeira do Pombal, Sátiro Dias, Santa Terezinha, Alcobaça, Barra do Choça, Buerarema, Coronel João Sá, Casa Nova, Canudos, Santa Luz, Macajuba, Cipó, Eunápolis, Morpara, Ourolândia, Guaratinga e Condeúba.

O município de Jeremoabo é o maior produtor de mel da Bahia. Segundo Eduardo Farias, representante a COOPERAPIS (Cooperativa dos Apicultores de Jeremoabo) e Diretor de Apicultura da Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura – FEBAMEL, só nos primeiros quatro meses deste ano, a apicultura jeremoabense já produziu mais de 300 toneladas de mel, gerando uma expectativa de produção de no mínimo 600 toneladas em 2015.

A UBM do Caritá irá proporcionar um espaço melhor para os apicultores, que terão um local apropriado para manipular o produto e comercializá-lo, dentro dos padrões de qualidade e higiene, além promover o fortalecimento da atividade, estimular uma nova alternativa de trabalho e diversificar a economia da comunidade.


Publicidade