BR-235/BA começa o ano com obras em dois Lotes da rodovia

Postado por Adalberto Moreno em 16 de janeiro de 2017

De Carira a Jeremoabo já contamos com 13 km asfaltados

BR 235 Obras Lote 1O sonho da população do norte da Bahia está cada vez mais próximo de se concretizar. As obras de implantação e pavimentação da BR-235/BA começaram o ano de 2017 a todo vapor em dois Lotes de obra, que juntos somam quase 155 quilômetros de estrada. O empreendimento do Governo Federal traz benefícios imediatos para o comércio local e, consequentemente, geração de emprego, além de melhorar a cada dia o deslocamento da população.

No Lote 1, o Consórcio EMPA/CCM/CCL concentra seus trabalhos em cerca dos primeiros 50km, sendo que os iniciais 13 quilômetros já estão asfaltados e com sinalização definitiva. Nos trechos em obras, estão sendo realizados as atividades de limpeza, terraplanagem e compactação do solo – serviços primários para a pavimentação de uma estrada – além da implantação de bueiros. Este Lote tem 79,30 quilômetros e começa na divisa dos estados Bahia e Sergipe até a cidade baiana de Jeremoabo.

Já o segundo lote em obra, o 5, tem 75,40 quilômetros e liga o distrito de Pinhões à cidade baiana de Juazeiro. Aproximadamente 65 quilômetros deste Lote já estão concluídos. Atualmente, o Consórcio PAVISERVICE/SVC concentra as atividades em cerca de 4km sem asfalto, na região da Agrovale, e na construção de paradas de ônibus em Pinhões e comunidades ao longo da rodovia, como Rocinha e Juá. Homens também trabalham na conclusão das pontes do rio Torão e do Poção.

As obras em quatro Lotes (1, 2, 4 e 5) da BR-235/BA que ligam os estados de Sergipe e Pernambuco começaram em 2014, totalizando 283,3 quilômetros. Os Lotes 1 e 5 tiveram suas atividades paralisadas, no segundo semestre de 2015, para revisão de projetos. Os trabalhos foram retomados logo no segundo semestre de 2016. O Lote 4, que tem 51 quilômetros entre Uauá e Pinhões, já foi entregue todo pavimentado. Já o Lote 2, com 77,60km entre Jeremoabo e Canché, resta a finalização da obra em cerca de 14 quilômetros.

A execução da obra é do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes. A obra de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA tem o acompanhamento da equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a Execução dos Programas Ambientais – conforme o Termo de Cooperação, firmado com o DNIT.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br


Publicidade