Primeira turma do Empretec em Jeremoabo lança estratégias para o município

Postado por Adalberto Moreno em 30 de maio de 2017

Após a participação no Seminário, o grupo começa a formar uma agenda permanente para discutir ações conjuntas em prol do empreendedorismo na cidade

EMPRETECLocalizada na região do Semiárido baiano, no Nordeste do Estado, e com cerca de 40 mil habitantes, Jeremoabo vive um momento único após a realização do primeiro Seminário Empretec da cidade. Os 22 empreendedores participantes foram estimulados a identificar seus pontos fortes e enfrentar desafios na qualificação vivencial e intensiva que aconteceu entre os dias 15 e 20 de maio, no espaço de eventos Spaço & Cia.

Eles também já articulam ações conjuntas em prol do desenvolvimento do empreendedorismo na cidade, como explica o técnico do Sebrae, Cláudio Vieira. “Foram seis dias de muita intensidade e a cidade de Jeremoabo se transformou literalmente. Gostaríamos de parabenizar os mais novos “empretecos”, vocês já estão fazendo a diferença”, revelou ele, que agradeceu ainda a parceria com a prefeitura municipal e a Casa do Empreendedor de Jeremoabo”.

Cláudio adiantou que, por iniciativa da turma, está em andamento a criação de um Núcleo dos Empretecos, que deverá funcionar dentro da Associação Comercial de Jeremoabo (ASCOJE), bem como a formação de uma agenda permanente de reuniões para discussões de ações no município e busca de parcerias. “Isso vem repercutindo positivamente na cidade, onde outros empreendedores já estão procurando e solicitando a realização de uma nova turma”, completou.

“Participar do Empretec é fazer uma imersão no comportamento empreendedor e compreender as várias etapas que levam a alcançar os objetivos. Desde o primeiro minuto após a conclusão, tomei a decisão de mudar os rumos de minha vida profissional, investindo meu tempo no planejamento de metas que poderei realizar a curto ou longo prazo”, revela o participante da turma e consultor na área de gestão, Leoman Moitinho.

Para Aniclécia Santos, dona de um espaço de estética e beleza, participar do Seminário foi uma oportunidade ímpar. “Foi como uma injeção de ânimo para mudar meu comportamento na prática. Finalizei o Empretec com sensação de dever cumprido. Agora, é olhar pra frente e colocar em prática tudo que aprendi e vivenciei”, planeja a esteticista após a solução desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae.

A primeira edição do Empretec em Jeremoabo teve como facilitadores Antônio Carlos Palmeira Salles, Wilson José Amaral e Clodoaldo Silva do Nascimento. “Foi uma turma heterogênea, com empresários e profissionais de diversos ramos, e eles apresentaram um resultado muito bom. Movimentaram a cidade com o seu comprometimento e envolvimento. E, em muitos lugares que a gente visitou, as pessoas estavam sempre comentando sobre o Seminário e sobre os participantes que estavam praticando atividades fora da sala. Deu pra perceber claramente o resultado positivo que isso trouxe para o município, e eu fiquei muito feliz e honrado de participar dessa turma”, contou Antônio Carlos.

Resultados

Há 26 anos no mercado, o Empretec é aplicado em 34 países e, no Brasil, já capacitou mais de 230 mil pessoas em 9,8 mil turmas, distribuídas pelos 27 Estados da Federação. O Seminário é voltado para um público diversificado, desde empresários interessados em reciclar conhecimentos e aumentar rendimentos a outros profissionais que buscam autoconhecimento e investir em um projeto de vida.
Segundo pesquisa do Sebrae realizada em 2016 com 3.053 pessoas atendidas em todo Brasil, 76% revelaram que o Seminário influenciou na decisão de abrir um negócio. Para os que já eram empresários, 62% revelaram aumento no volume de vendas e 67%, aumento do lucro em seus negócios. Maior segurança na tomada de decisões, autoconhecimento e ampliação da visão de oportunidades de negócios são outras conquistas relatadas por quem fez o Empretec.
 
Como participar

Os interessados devem procurar o Sebrae na sua cidade ou ligar 0800 570 0800 para mais informações. Para participar da seleção, o candidato agenda uma entrevista, que irá identificar seu perfil empreendedor a partir de situações do seu cotidiano. Após a entrevista, ele será informado pelo entrevistador se está apto a participar do Seminário, e pode, então, se matricular no Empretec, mediante o pagamento de taxa.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 / 4558
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Fonte: www.ba.agenciasebrae.com.br


Publicidade