Quase todos os municípios do território estiveram presentes

UFNB Assemb definio campusAssembléia Territorial do Território Semiárido Nordeste II, realizada ontem (07) em Cícero Dantas (BA), indicou os dois campis previstos para o território: Ribeira do Pombal (BA) onde deve ser centralizado o Centro de Ciências Biológicas e Jeremoabo (BA), onde deve ser centralizado o Centro de Artes e Humanidades. Ribeira do Pombal (BA) e Cícero Dantas (BA) estabeleceram um acordo para a localização situar-se entre as duas cidades, com os custos de contrapartida divididos proporcionalmente à arrecadação municipal e o campus de Jeremoabo (BA) deverá situar-se em área próxima à Escola Agrotécnica, aproximando-a mais de outras cidades circunvizinhas.

Além de Jeremoabo, Ribeira do Pombal e Cícero Dantas, concorria o município de Euclides da Cunha (BA) que, entendendo a dimensão territorial, retirou sua candidatura, facilitando o entendimento em clima cordial e sem stress.

Apenas os municípios de Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo e Santa Brígida, estiveram ausentes e a Assembléia contou com a presença dos prefeitos Ricardo Maia (Ribeira do Pombal); Anabel (Jeremoabo); Fátima Nunes (Euclides da Cunha); Herlanio (Cícero Dantas) e Clegivaldo (Sítio do Quinto); vereadores das cidades de Jeremoaob, Ribeira do Pombal, Novo Triunfo e Fátima (BA), vários Secretários Municipais de Educação e de outras pastas, imprensa de toda a região, membros do Colegiado Territorial e vários outros interessados no tema.

De Jeremoabo, a delegação foi composta pela Prefeita Municipal, Anabel; pela Presidente da Câmara de Vereadores, Ana Josefina; vereadores Neguinho, Antonio Chaves, Dedé e Jairo; Secretário de Educação, Josemar; Adaílton (CAR); Carlos Alberto e os representantes do movimento quilombola, Messias do Alto da Tapera, Abílio do Sitio Alagoinhas, Seo Didi das Casinhas e Elaine da Baixa dos Quelé, além de Pedro Son, Diretor Administrativo do Território.

Ao final, todos saíram felizes com os resultados. Ricardo Maia, via facebook, expressou seu contentamento: “graças a Deus, Ribeira do Pombal foi indicada, juntamente com Cícero Dantas, por unanimidade do colegiado, para receber um campus, Jeremoabo ficou com o outro campus. Como prefeito e como presidente do Consórcio Intermunicipal do Território Nordeste II, fico feliz em ver prefeitos, vereadores e outros segmentos da sociedade unidos buscando uma integração e um fortalecimento regional. Essa conquista da UFNB nos motiva a travar novas lutas por outras conquistas. Vamos juntos porque o futuro nos espera e unidos somos mais fortes.”

Anabel, Prefeita de Jeremoabo, também declarou sua felicidade dizendo que não medirá esforços para ver a consecução ser uma realidade de fato, tendo plena certeza que a Universidade representará novo desenvolvimento à região.

A Comissão Mobilizadora estará reunida amanhã (08) em Serrinha com a Comissão de elaboração do Projeto, que tem previsão de conclusão até o dia 15.01.2015.


Publicidade