Quase todos os municípios do território estiveram presentes
Assembléia Territorial do Território Semiárido Nordeste II, realizada ontem (07) em Cícero Dantas (BA), indicou os dois campis previstos para o território: Ribeira do Pombal (BA) onde deve ser centralizado o Centro de Ciências Biológicas e Jeremoabo (BA), onde deve ser centralizado o Centro de Artes e Humanidades. Ribeira do Pombal (BA) e Cícero Dantas (BA) estabeleceram um acordo para a localização situar-se entre as duas cidades, com os custos de contrapartida divididos proporcionalmente à arrecadação municipal e o campus de Jeremoabo (BA) deverá situar-se em área próxima à Escola Agrotécnica, aproximando-a mais de outras cidades circunvizinhas.
Além de Jeremoabo, Ribeira do Pombal e Cícero Dantas, concorria o município de Euclides da Cunha (BA) que, entendendo a dimensão territorial, retirou sua candidatura, facilitando o entendimento em clima cordial e sem stress.
Apenas os municípios de Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo e Santa Brígida, estiveram ausentes e a Assembléia contou com a presença dos prefeitos Ricardo Maia (Ribeira do Pombal); Anabel (Jeremoabo); Fátima Nunes (Euclides da Cunha); Herlanio (Cícero Dantas) e Clegivaldo (Sítio do Quinto); vereadores das cidades de Jeremoaob, Ribeira do Pombal, Novo Triunfo e Fátima (BA), vários Secretários Municipais de Educação e de outras pastas, imprensa de toda a região, membros do Colegiado Territorial e vários outros interessados no tema.
De Jeremoabo, a delegação foi composta pela Prefeita Municipal, Anabel; pela Presidente da Câmara de Vereadores, Ana Josefina; vereadores Neguinho, Antonio Chaves, Dedé e Jairo; Secretário de Educação, Josemar; Adaílton (CAR); Carlos Alberto e os representantes do movimento quilombola, Messias do Alto da Tapera, Abílio do Sitio Alagoinhas, Seo Didi das Casinhas e Elaine da Baixa dos Quelé, além de Pedro Son, Diretor Administrativo do Território.
Ao final, todos saíram felizes com os resultados. Ricardo Maia, via facebook, expressou seu contentamento: “graças a Deus, Ribeira do Pombal foi indicada, juntamente com Cícero Dantas, por unanimidade do colegiado, para receber um campus, Jeremoabo ficou com o outro campus. Como prefeito e como presidente do Consórcio Intermunicipal do Território Nordeste II, fico feliz em ver prefeitos, vereadores e outros segmentos da sociedade unidos buscando uma integração e um fortalecimento regional. Essa conquista da UFNB nos motiva a travar novas lutas por outras conquistas. Vamos juntos porque o futuro nos espera e unidos somos mais fortes.”
Anabel, Prefeita de Jeremoabo, também declarou sua felicidade dizendo que não medirá esforços para ver a consecução ser uma realidade de fato, tendo plena certeza que a Universidade representará novo desenvolvimento à região.
A Comissão Mobilizadora estará reunida amanhã (08) em Serrinha com a Comissão de elaboração do Projeto, que tem previsão de conclusão até o dia 15.01.2015.