Jeremoabo inicia o período de matrículas na Rede Municipal de Ensino

Postado por Adalberto Moreno em 20 de janeiro de 2015

O processo de matrícula será efetivado de acordo com a previsão de vagas disponibilizadas por cada unidade escolar

Prédio da Secretaria Municipal de Educação de Jeremoabo

Prédio da Secretaria Municipal de Educação de Jeremoabo

Por Adalberto Moreno

Começou nesta terça-feira (20) o período de matrícula na rede municipal de ensino de Jeremoabo-Ba. As matrículas devem ser confirmadas e efetuadas nas unidades onde os novos alunos irão estudar, no período de funcionamento das escolas. As aulas na rede municipal começam no dia 23 de fevereiro/2015. O prazo para matrícula do Ensino Fundamental II é até sexta-feira (23/01). Já na próxima semana inicia o período de matrícula do Ensino Fundamental I, nos dias 26 e 27 de janeiro.
O processo de matrícula será efetivado de acordo com a previsão de vagas disponibilizadas por cada unidade escolar e levará em conta a proximidade com a residência. Caso a família venha optar por uma unidade municipal não indicada pela Secretaria de Educação, a matrícula somente será efetivada após o atendimento integral de outros alunos residentes próximos à escola e se ainda houver vagas remanescentes, ou seja, excedentes.
As secretarias das unidades escolares tiveram uma movimentação diferente no dia de hoje. Expediram documentos, receberam outros e com tudo isso o que se espera é a satisfação dos pais. Observaram-se algumas atitudes de pais como, mudar o filho de escola em virtude do mesmo ter sido reprovado. Subtende-se que o pai pense que quem reprova o aluno é a escola e não é. Para aluno bom não tem escola ruim. O que é bom frisar é que os pais têm livre arbítrio para escolherem a escola que consideram melhor para seus filhos. Mas têm obrigação de acompanha-los.
É momento de preocupar-se com a compra dos materiais escolares, tão necessários a aprendizagem do aluno, adquirir o fardamento de acordo com o que pede a escola e principalmente conhecer as normas que regem cada unidade escolar. Há escolas, por exemplo, que permitem o uso de celular, outras não permitem, os pais precisam conhecer e apoiar essas normas junto aos professores, funcionários e direção.
Vale colocar que em caso de mudar de escola, para uma melhor adaptação ou aprendizagem os pais têm que estar preparados de que não existe escola perfeita para o aluno que não tem compromisso e respeito com as atividades e normas escolares. É preciso fortalecer a parceria entre escola e família e cada um assumir com êxito a sua função.
Estudantes que estejam no 6º ou 8º ano com 15 anos de idade ou mais e que queiram acelerar devem procurar as escolas que oferecem EJA (Educação de Jovens e Adultos). Há vagas no Colégio São João Batista, Evaristo Cardos Varjão e Escolas Reunidas. Vale lembrar que a realização da matrícula é presencial (pais ou responsáveis).
Para efetivar a matrícula faz-se necessário os documentos em condição legível como, xerox da certidão de nascimento, histórico escolar ou declaração, fotos, xerox do cartão SUS, comprovante de residência e pasta do aluno.
Para pais e escolas, um ano letivo de muitas vitórias!


Publicidade