As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2013

Secretaria de EducaçãoEstão abertas até o próximo dia 23 de janeiro, as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 11.040 vagas para os Centros Territorias e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior, na forma de articulação subsequente. No território do Semiárido Nordeste II, o Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista, em Cícero Dantas, oferece 90 vagas para os cursos técnicos em Agropecuária, Logística e Informática. Já o Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Nordeste Baiano, em Jeremoabo, oferece 30 vagas para o curso técnico em Agropecuária. O Centro Territorial de Educação Profissional do Semi-Árido do Nordeste – II, em Ribeira do Pombal, oferta 120 vagas para os cursos técnicos em Agropecuária, Análises Clínicas e Enfermagem.

Em toda a Bahia, a oferta contempla 61 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional localizados em 62 municípios dos 27 Territórios de Identidade. Dois novos cursos estão sendo ofertados pela Rede: Técnico em Farmácia e Técnico em Cuidados de Idosos pela Rede.

Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. Nos últimos cinco anos, o Estado ampliou em mais de 1.400% a oferta de vagas de cursos técnicos de nível médio, pulando de 4.016 matriculados, em 2006, para mais de 60 mil no segundo semestre de 2012. A meta é chegar a 84 mil pessoas matriculadas em Educação Profissional na Bahia até 2014.

 

Quem pode se inscrever

Estudantes que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, domiciliado na Bahia, que querem voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2013.

 

Onde fazer as inscrições

As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br e no blog da Educação Profissional www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Como fazer a inscrição

 

Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o município, o Centro Territorial e/ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar.  Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2013.

 

Sorteio Eletrônico 

 

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 05 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães. Não será realizado Sorteio Eletrônico para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas.

 

Matrícula

 

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012.  O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade. O início das aulas dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

 

CRONOGRAMA 2013

1.      Sorteio Eletrônico – INSCRIÇÃO

09 a 23 de janeiro de 2013

2.      Sorteio Eletrônico – REALIZAÇÃO

05 de fevereiro de 2013

3.      Sorteio Eletrônico – CONFIRMAÇÃO

25 e 26 de fevereiro de 2013

4.      Início do Período Letivo

01 de Abril de 2013

 

 

 

 

 

 

Para mais informações

www.educacao.ba.gov.br

 

2 Comentário

  1. luan lima disse:

    é uma vergolha para uma cidade como jeremoabo e so um curso meu deus acorda jeremoabo …….eu tenho é que ir embora mesmo de jeremoabo .

  2. eliane disse:

    o curso de analise clinicas, continuarão no ano de 2014.como vai ser.
    obrigado.


Publicidade