Houve uma homenagem especial ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Freitas Britto

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor Lílian Symaia

Um garoto de apenas 11 anos, morador de um bairro pobre de Jeremoabo, não escondeu a sua alegria, sua admiração, em ver tanta gente reunida, falando de um mesmo assunto: a importância de cuidar das crianças e dos adolescentes. Mais ainda: os seus olhos não paravam de brilhar quando, pela primeira vez, assistiu a uma peça teatral e a uma dança de tango. Essa cena, sem dúvida, simboliza e justifica o entendimento de a ausência ou a insuficiência de atividades esportivas, culturais e recreativas bem como de espaços públicos destinados às crianças e adolescentes, nos municípios da região. Essa situação, inclusive, foi o que motivou o Juiz da Comarca de Jeremoabo, Dr. Antonio Henrique da Silva, a criar o Projeto Criança Brincando e se Transformando, que foi lançado oficialmente, na última sexta-feira, 1º de março, na Câmara de Vereadores de Jeremoabo, com a presença de autoridades de toda a região e de outros Estados.

No primeiro momento do evento, a Banda do 20º Batalhão da Polícia Militar da Bahia executou o Hino Nacional. Em seguida, Dr. Antonio Henrique, em seu discurso, reforçou o objetivo do Projeto em disseminar a importância de cuidar das crianças e dos adolescentes com amor, respeito e com a criação e efetivação de políticas públicas específicas à idade. “Não podemos mais fechar os olhos para esta situação. Temos que firmar um pacto urgente, agora, pelo bem desses seres em formação. A ideia central do Projeto é despertar nos gestores públicos e na comunidade a necessidade de cuidarmos melhor de nossas crianças e jovens para que possamos ter cidadãos melhores amanhã, cidadãos que de fato procurem transformar positivamente a sociedade”. O Magistrado detalhou metas e ações do Projeto, que tem entre seus objetivos promover atividades esportivas, lúdicas, culturais

e educativas nos quatro municípios que integram a Comarca: Jeremoabo, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, e Sítio do Quinto.

Dois momentos também fizeram parte da programação solene: uma homenagem especial ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Freitas Britto, por se constituir em fonte de inspiração para o Projeto e a segunda homenagem em agradecimento ao odontólogo Rafael Brandão, de Salvador, em relação ao qual foi apresentada uma fotografia da sua infância, nos braços do seu pai José Carlos F. Ferreira, esbaldando-se ao brincar com um pincel de babear, espalhando a espuma no seu rosto. Rafael Brandão ressaltou a iniciativa do Juiz caracterizando-a como “nobre e de urgência”.

Na ocasião, foram apresentados ainda os uniformes que serão utilizados durante as atividades esportivas programadas – como futebol e vôlei -, nas linhas infantil, juvenil e adulto, criados pelo Designer Gráfico Edval Dantas.

O Juiz da Vara Cível da Comarca de Jeremoabo, Dr. Paulo Eduardo Moreira, destacou a importância que o Projeto dá ao núcleo familiar. “Fico feliz de ver esse Projeto avançando porque ele pensa no amor, na importância da família e na participação de toda a sociedade em prol das nossas crianças e adolescentes. Vamos cada um fazer a nossa parte e tudo dará certo”.

A Prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá Lima Carvalho, também discursou no lançamento. Na oportunidade, ela reafirmou o compromisso do município em apoiar o Projeto no que for necessário e que trabalhará incansavelmente pela promoção dos direitos da criança e do adolescente. “Escolhi como slogan da nossa administração ‘ Cuidando da Nossa Gente’ porque é este verdadeiro sentido que quero dar ao nosso trabalho. Quero dar destaque às crianças e aos adolescentes, e é por isso que estamos tão felizes hoje em fazer parte deste Projeto Criança Brincando e se Transformando. Queremos, como agentes públicos, ajudar na transformação desses pequenos indefesos e tão necessitados de cuidados. Vamos cuidar, vamos fazer a nossa parte. Contamos também com o apoio de toda a comunidade”

Os Prefeitos dos outros municípios beneficiados pelo Projeto também se pronunciaram. O Prefeito de Pedro Alexandre, Salorylton de Oliveira, destacou o esforço que fez, em outra gestão sua, para a implantação do Conselho Tutelar, importante ferramenta na luta pelos direitos da criança e do adolescente. “Com a criação do Conselho, a administração só tem a ganhar e as famílias ainda mais. É uma honra apoiar esse projeto. Caso o município não tenha condições de continuar apoiando o Criança Brincando e se Transformando, irei buscar recursos junto aos comerciantes e outros setores para que dê certo. Abracei a causa e espero que outros também abracem”.

O Prefeito de Coronel João Sá, Romualdo Costa, disse estar à disposição da iniciativa no que for possível e que as pessoas que tiverem responsabilidade com as crianças e adolescentes de sua localidade deveriam participar ativamente. “O momento de contribuirmos é agora. Vamos todos ajudar esse Projeto multiplicador”.

Também presente à reunião, o Prefeito de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, afirmou estar comovido com o verdadeiro espetáculo que acompanhou durante o lançamento do Projeto. “Estou comovido com o que vi aqui hoje. Vou abraçar esse projeto, pois quero que nossas crianças e nossos jovens sejam mais cuidados. Vamos transformar nosso meio para que as crianças sejam adultos felizes. Vamos junto com a nossa equipe fazer o projeto se transformar e que o povo venha a contribuir para que o projeto dê certo em cada município”.

Na solenidade, a coordenação prestou ainda uma homenagem aos apoiadores, patrocinadores e colaboradores do Projeto com a entrega de uma placa contendo a logomarca do Criança Brincando e se Transformando.

No final, várias atividades culturais foram apresentadas como a execução da Canção de Jeremoabo, com Carmelita Dy Dudé e Hélio; Dança do Carimbó, do PETI do Bairro José Nolasco; Silvia e Hélio Meirelles; ProJovem do Sítio do Quinto; Bailes das Ciganas, de Carmelita Dy Dudé; Brincadeiras de Criança, com funcionárias da educação de Jeremoabo e grupo Jerê City.

No próximo final de semana, 09 e 10 de março, acontecerão mais atividades do Projeto Criança Brincando e se Transformando. No dia 09, a partir das 7h30 da manhã, haverá atividades lúdicas diversas, no Sítio de Antônio Chaves; já no campo de várzea do empresário Vavá da Cerâmica ocorrerá o Torneio de Futebol Socyte; à tarde, às 14h, Torneio de Futebol de Campo dos Adolescentes, no Estádio João Isaias Montalvão e às 19h, atividades culturais diversas. No domingo, 10, a partir das 8h da manhã, tem a disputa de 3° e 4° lugares, partida de futebol feminino, final do torneio de futebol e à tarde, a partir das 14h, apresentações culturais.

ATIVIDADES NA PRAÇA

Enquanto acontecia a solenidade de lançamento na Câmara de Vereadores, crianças e famílias lotaram a Praça Dr. Jonas de Carvalho Gomes, a Praça do Forró, onde acompanharam a bela apresentação da Banda da Polícia Militar de Paulo Afonso, participaram de partidas de futebol e se deliciaram com pipoca, doces, cachorro-quente, refrigerante, distribuídos gratuitamente pela coordenação do Projeto. Ainda na Praça, a garotada se divertiu, de graça, em diversos brinquedos, reunindo alegria e disposição.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

11 Comentário

  1. Beto de Olavo disse:

    COMO JEREMOABENSE QUE SOU E DE UMA FAMILIA HUMILDE COMO A MINHA,SINTO-ME BASTANTE EMOCIONADO EM VÊ TANTAS CRIANÇAS BRINCANDO E TENDO OPORTUNIDADE DE SEREM INSERIDAS NESTE MUNDO TÃO DIFERENCIADO QUE É A SOCIEDADE JEREMOABENSE,ONDE POUCO TEM TANTO,E TANTOS NÃO TEM NADA,PARABÉNS AOS GESTORES,INCLUSIVE A NOSSA ANABEL DE SÁ LIMA CARVALHO,AOS COLABORADORES,APOIOADORES E PRINCIPALMENTE A DR.ANTONIO HENRIQUE,IDEALIZADOR DO PROJETO,E SÁBADO SERÁ NO ESTÁDIO MUNICIPAL JOÃO ISAIAS MONTALVÃO,ONDE A LIGA JEREMOABENSE DE FUTEBOL,ATRAVÉS DE TODA SUA DIRETORIA DARÁ SUA CONTRIBUIÇÃO A ESTE BELO EXEMPLO DE CIDADANIA…QUE DEUS NOS ABENÇOE!AMÉM…

    BETO DE OLAVO…

    PRESIDENTE DA LIGA DESPORTIVA JEREMOABENSE DE FUTEBOL!

  2. Aline Mota disse:

    Eu como cidadã Jeremoabense e mãe de dois filhos maravilhosos que Deus me deu o prazer em tê-los, estou aqui para parabenizar a todos os que tiveram a iniciativa por este maravilhoso e brilhante projeto para ajudar as crianças do nosso Munícipio e Cidades circunvizinhas. Gostei muito da palestra do Exmo Srº Juiz de Direito o Dr. Antônio Henrique, o empenho dos colaboradores, as pessoas que apoiaram esta causa, aos gestores, as crianças, pais, professores e outros que abrilhantaram o evento com suas apresentações e também a todos que compareceram para prestigiar este trabalho na Câmara de Vereadores, sem falar que na Praça do Forró as pessoas tiveram a honra de poder assistir a apresentação da Banda Militar que arrebentou, os brinquedos disponíveis que fizeram sucesso com filas enormes, os estandes dos Colaboradores bem organizados e muito visitado, as quadras de futebol sempre lotadas, mostrando o amor que as crianças e jovens desta cidade tem pelo esporte. Tudo isso é muito gratificante para nós, é uma satisfação poder ver que alguém está preocupado com o futuro dos nossos filhos. Eu fui mãe jovem e não desejo para ninguém uma infãncia perdida, pois na fase de curtir minha juventude estava cuidando de uma criança,um ser de grande importância para o meu amadurecimento como pessoa, sou feliz em ser mãe e me orgulho pelo projeto que vai cuidar das nossas crianças, me sinto parte dele, meu sonho é um dia poder criar um projeto próprio direcionado as crianças carentes ou aos idosos, pois desde quando cursei o Técnico em Enfermagem, senti no meu coração o desejo de cuidar do próximo.
    Que Deus abençoe a todos que fazem parte deste projeto. Obrigado!

    Aline Mota Paiva

    • Aline Mota disse:

      Minha filha estava aguardando para se apresentar, mas infelizmente o horário se prolongou, ela não suportou o atraso e pediu para ir embora, o cansaço falou mais alto. Senti muito, pois ela se preparou bastante, ensaiou muito e estava linda, a apresentação dela era o Alfabeto Nordestino, mas sei que ela terá outras oportunidades.

      • Pedro son disse:

        Aline, neste sábado acontecerão novas apresentações na Praça, a partir de 19 horas. Ficariamos felizes se sua filha pudesse participar. Entre em contato comigo ou com a coordenação do projeto

        • Aline Mota disse:

          Boa tarde Pedro Som, obrigado pela sua atenção. Seria ótimo ela ter a oportunidade de se apresentar, pois sentiu muito por não ter participado, ela faz parte da turma do PETI aqui do Bairro José Nolasco, a professora chama-se Nadja e a Coordenadora é Márcia, como faço para falar com o Sr ou a Coordenação do Projeto? Desde já agradeço pelo novo convite.

  3. Dr. Franklin Carvalho disse:

    O Projeto Criança Brincando e se Transformando veio para acordar o Poder Público e a Sociedade quanto a necessidade de espaços culturais e de atividades esportivas e lúdicas para esses seres em formação,o Lançamento do Projeto foi um momento impar para Jeremoabo, as apresentações culturais foram emocionantes, os professores e escolas estão de parabéns pelo empenho, e o “Passo” como diz o Idealizador do Projeto Dr. Antônio Henrique, de repente virou Praça Recreativa para as famílias que contemplaram muita alegria no rosto de cada criança e adolescente que ali brincavam. Quanto a matéria aqui descrita, senti falta e não entendi porque não foram relatadas as palavras discursadas pelo Presidente do Conselho Tutelar de Pedro Alexandre, que estava representando os demais Conselhos Tutelares e que deu nome ao Projeto o Senhor Ronaldo, e as palavras da Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Jeremoabo que estava representando segmentos sociais do município a Senhora Gerluce Carvalho, que também é Agente Multiplicadora do Projeto, a sociedade foi bem representada. Afinal eles faziam parte da mesa, fizeram uso da palavra e não foram citados.

    Dr. Franklin Soares de Carvalho
    Odontólogo
    Associação Comercial de Jeremoabo

    • Adalberto Moreno disse:

      Infelizmente não é possível colocar as falas de todas as pessoas que se pronunciaram no evento, em uma única matéria, mesmo sabendo a importância de cada uma.
      Pedimos desculpas!

  4. LEI SECA disse:

    eu já ví de tudo neste mural,agora reinvindicar porque a esposa não teve seus comentários postados é brincadeira,e que fique bem claro,o idealizador do projeto é o juiz,e não pessoas que querem aparecer para pegar uma fatia do bolo…povo de jeremoabo não muda nunca!

    • Gerluce Carvalho disse:

      Pessoas intelectuais pensam e falam como tal, não estou nesse projeto atoa, faço parte de uma sociedade e sempre lutei por causas sociais, sou mãe de três filhos e procuro o melhor para as minhas crianças que é a proposta do Projeto idealizado pelo querido amigo e Juiz de Direito Dr. Antonio Henrique, procuro dar minha parcela de contribuição, não preciso usá-lo para aparecer,eu sempre procurei o melhor para Jeremoabo e isso quem me conhece sabe, o meu marido conhece a mulher guerreira e inteligente que tem e sabe que as palavras usadas foram importantes e poderiam ser relatadas, mas talvez você não alcance o entendimento “LEI SECA”. Se identifique, tenha coragem de dizer o que pensa de maneira clara mostrando sua cara e atitude. Prefira construir sua história ao invés de criticar as ações do outro. Seja feliz.

      Gerluce Carvalho.

  5. LEI SECA disse:

    Cara então acho que não devo morar em Jeremoabo,pois nunca ouvir falar em seu nome,a não ser nas caminhadas politicas,mas fazer o que se em minha cidade todo mundo se acha o tal? em relação ao anonimato o site permite e uma opção minha…estarei de olho em outros projetos para ver se o nome da senhora será mencionado…abraços!

  6. Clécio Varjão disse:

    O Trabalho atuante do Dr. Antônio Henrique a frente do poder judiciário em Jeremoabo, significa muito para mim quanto cidadão preocupado com o futuro desta minha terra. O Digníssimo Magistrado vem mostrando que o seu papel do Juiz não e apenas o de um mero aplicador da lei, um computador programado para apenas processar a norma e extrair uma solução, mas sim, uma pessoa comum, que traz ao longo de sua vida experiências, conceitos, sentimentos, opiniões que se refletem de forma direta na hora de decidir e de contribuir para o fortalecimento do controle social chamado família, que exerce o papel fundamental no desenvolvimento do ser humano ainda na infância.
    O Fato dos inúmeros Júris realizados na comarca desde sua chegada, que comparado a outros trabalhos, revela um dedicação que visa dar uma resposta mais rápida a sociedade (apesar da própria sociedade Jeremoabense em parte nem tentar esconder seu interesse contrário);
    Destaco o projeto Criança Brincando e se Transformando, que nesse momento foge-me palavras para descrever sua real importância. Importância esta nem lembrada pela casa legislativa desta cidade (elefante branco) em todos esses anos de emancipação politica, ou seja, o legislativo que tem o dever de legislar espera anos incontáveis, para que viesse um juiz por obra divina, ter a compaixão de baixar uma portaria regulamentando o acesso de crianças e adolescentes a eventos públicos.
    Espero muito ver esse processo de transformação social em nossa Jeremoabo por muito mais tempo, e que um dia esta cidade aos trancos e barrancos avance o necessário para atender ao menos a garantia da dignidade da pessoa humana.
    Vai ser difícil com tanta gente falsa e fofoqueira, que só contribui para a titulação de nossa cidade como: “Jeremoabo a cidade das trinta moedas de Judas”.

    Clécio Varjão


Publicidade