Começa a Semana da Consciência Negra em Jeremoabo 2013

Postado por Adalberto Moreno em 27 de novembro de 2013

A programação está acontecendo em seis núcleos espalhados no município

NegroPor Adailton

Desde o último domingo, dia 24 de novembro de 2013, teve início a Semana da Consciência Negra 2013, organizada pelas comunidades remanescentes de quilombos do município de Jeremoabo – Bahia. O tema abordado foi “A origem e história dos quilombos”.

A programação está acontecendo em seis núcleos espalhados no município com sede nas comunidades de: Viração, Juazeiro dos Capotes, Tapera, Adriana, Casinhas e Baixa dos Quelés. O movimento vem abrangendo 15 comunidades rurais do município de Jeremoabo.

Na segunda-feira, 25, aconteceu o segundo dia da programação. As comunidades refletiram sobre a Escravidão e a Participação Negra no desenvolvimento e libertação do Brasil. Na comunidade da Viração teve início às 19 horas, tendo Cida e Natalício como palestrantes. Os participantes relataram que gostaram muito do encontro.

Os senhores Zé de Chico e Nadinho de Chico socializaram um canto que segundo eles foi muito cantado na época de seus ancestrais mais conhecido como “canto do picipá”. Relataram também que existia o canto dos negros e o canto dos brancos. Seu Egídio relatou que o tanque do povoado Lagoa do Inácio foi construído por negros escravos onde tiveram ancestrais destas comunidades quilombolas vizinhas. No decorrer da palestra apreciaram alguns vídeos de artistas da comunidade se apresentando em alguns eventos.

Em Tapera ouve atividades com as crianças da Escola no período da tarde, com exibição de vídeo e a noite aconteceu o encontro de formação com a comunidade geral. Segundo Manoel Messias, os participantes se concentraram durante as apresentações de vídeo e slides referentes ao tema do dia.

A semana de formação deve contribuir bastante com a participação das pessoas em reuniões da própria associação, pois ainda falam muito pouco, até os jovens são bem tímidos.


Publicidade