Programação intensa na Culminância da Semana da Consciência Negra em Jeremoabo

Postado por Adalberto Moreno em 3 de dezembro de 2013

Na audiência, a Prefeita e o secretário Josemar informaram que o incentivo às comunidades quilombolas do município já está contemplado no PPA 2014/2017

CapoeiraO dia 30 de novembro foi um dia muito especial para as comunidades quilombolas Jeremoabenses. Um dia para ficar na memória desta terra, que comemorou, na ocasião a culminância da Semana da Consciência Negra em Jeremoabo, evento promovido pelas associações quilombolas de Baixa da Lagoa, Olho D’água e Quelés, Viração e Siriquinha, Juazeiro dos Capotes, Casinhas, Tapera e Alto da Tapera, Bananeirinha e Adriana, Sítio Alagoinhas, Maria Preta, Terra da Lua e Piauí e Baixão 2, com a colaboração de Projeto Gente de Valor da CAR – Jeremoabo; da Pedagoga Raimunda Meire Carneiro, de Ichú / BA; do Articulador Territorial de Cultura do Território, Pedro Son; do Peedagogo Adailton Conceição Carneiro e de Nelson Nunes, do Conselho Estadual das Comunidades Quilombolas da Bahia, além de Escolas locais.

O dia começou com a concentração das comunidades na Praça Abelardo Santana (Rodoviária). Em seguida, os participantes seguiram em caminhada até a Câmara de Vereadores, onde foi realizada uma Audiência Pública, com as presenças da Prefeita Anabel de Sá Lima Carvalho; do secretário de Educação e Cultura, Josemar Lima Muniz; do Chefe de Gabinete, Marcos França; dos vereadores Dedé, Sonso, Chaves, Ana Josefina e Jairo do Sertão; da técnica da Secretaria de Agricultura, Rogeane; Adailton Carneiro da CAR, representantes das comunidades quilombolas de Jeremoabo, membro do Conselho Estadual de Comunidades Quilombolas e da IDESA, entre outros. Na audiência, a Prefeita e o secretário Josemar informaram que o incentivo às comunidades quilombolas do município já está contemplado no PPA 2014/2017, e que outras ações já estão programadas, como a elaboração de um plano de governo especifico para as Casinhas, perfuração de poços nessas localidades, a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores. A Prefeita usou a tribuna para falar às comunidades. “Como mulher entendo o que todos os negros sofrem pois nós mulheres também já fomos muito discriminadas. Sei que temos que cuidar ainda mais destas comunidades quilombolas porque existe uma dívida cultural com este povo. Mas já estamos trabalhando. Em apenas um mês, por exemplo, já perfuramos sete poços artesianos, uma das principais reivindicações destas comunidades. Também estamos com as máquinas trabalhando nas estradas vicinais do município, também um desejo de muitos aqui presentes. No próximo ano, meu maior desafio como gestora será a geração de renda e aí a gente quer mostrar e vender os nosso produtos e é nisso que a prefeitura vai investir. No próximo ano, por exemplo, pretendemos incluir os produtos da nossa terra na merenda escolar do município. O edital será reaberto no início do ano que vem. Estamos trabalhando e continuaremos lutando. Podem estar certos”, discursou Anabel, que foi muito aplaudida pelos presentes.

Em seguida, uma Caravana se dirigiu até a Baixa dos Quelés, onde houve visitação à exposição na escola municipal, almoço, celebração ecumênica, apresentações culturais e a entrega simbólica da Casa do Mel dos Quelés. Um dia de muita festa para comemorar a Semana da Consciência Negra em Jeremoabo, cobrando ações, mostrando a rica e bela cultura negra. Lembramos que Jeremoabo conta hoje com 21 comunidades quilombolas, mas apenas 04 já reconhecidas.

Fonte Ascom/PMJ


Publicidade