O Projeto Criança Brincando e se transformando retoma as suas atividades

Postado por Adalberto Moreno em 24 de março de 2014

Palestras marcam a retomada do Projeto Criança Brincando e se Transformando em Jeremoabo

????????????????????Por Lílian Symaia

Após um período de recesso, necessário para avaliação e descanso dos voluntários sociais, o Projeto Criança Brincando e se Transformando voltou. A retomada aconteceu, na última sexta-feira, 21 de março, com a realização de palestras para crianças e adolescentes de Jeremoabo. O evento, que aconteceu na Escola Municipal Evaristo Cardoso Varjão, foi iniciado com uma palestra, ministrada pelo Policial Militar do 20º Batalhão da PM de Paulo Afonso, Haroldo Magno, que falou sobre o Cangaço, que foi “um acontecimento muito forte aqui em nossa região. E Jeremoabo foi uma das cidades que teve uma participação importante. Por aqui, passaram multos soldados da volante, estabeleceram alguns comandantes, Lampião e tantos outros. Lampião foi o mais famoso dos cangaceiros”.  Destacou ainda a presença de Maria Bonita no Cangaço, que deu início à participação feminina no movimento.

Em seguida, o Policial Militar Manoel Ropiário falou sobre a importância dos sonhos na adolescência, família e drogas. Na oportunidade, Ropiário destacou a importância da família como alicerce para uma vida bem estruturada e que todos devemos procurar ficar sempre perto de quem faça a gente crescer. “Temos que procurar viver bem. Somos um ser social, não vivemos sozinhos, mas temos que ficar perto de quem é positivo, de quem nos ajuda a ser melhores”.

Por último, o Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Jeremoabo, Dr. Antonio Henrique da Silva, idealizador do Projeto, falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado através da Lei Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, para garantir a proteção integral à criança e ao adolescente. O Juiz lembrou, conforme exige o ECA, que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária (ECA)”. Neste sentido, o Magistrado lembrou que as escolas precisam preparar um ambiente mais confortável, limpo, para os alunos, criar espaços de lazer. “Todo cidadão maior idade deve zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Não podemos garantir uma educação de qualidade oferecendo escolas sujas e mal cuidadas, sem espaços para brincar”. Em sua mensagem aos menores, Dr. Antonio Henrique disse ainda que “a criança e o adolescente são agentes de transformação social e por isso afirmou que, entre suas ações deste ano, instituirá mensalmente, logo na primeira semana de cada mês, a Semana da Infância e da Juventude, quando serão priorizadas as audiências voltadas aos processos de guarda, tutela, adoção, além daqueles relativos a Atos Infracionais e aqueles em que crianças e adolescentes figurem como vítima, ou seja, uma demonstração cabal de que a infância e juventude serão de fato priorizadas na Comarca de Jeremoabo, será o “Projeto Infância e Juventude em Primeiro Lugar”. Essa é mais uma tentativa do Poder Judiciário local de banir os agressores da infância e da juventude”.

No final, o Juiz propôs aos alunos a criação de textos que destaquem a importância das atividades físicas na infância e juventude bem como a definição do que é praça pública, com direito à premiação aos três primeiros colocados: uma bicicleta para o primeiro colocado; um cheque de R$ 300,00 (trezentos reais) para o segundo e outro de R$ 200,00 (duzentos reais) para o terceiro lugar. O resultado será enviado a todos os gestores e legisladores das cidades que integram a Comarca (Jeremoabo, Pedro Alexandre, Coronel João Sá e Sítio do Quinto), bem assim, e de forma especial, ao grupo gestor do Selo Unicef para que o País tenha conhecimento sobre o que pensam as crianças e os adolescentes sobre o tema. Lembrando que as prefeituras assumiram o compromisso de realizarem um mutirão de limpeza em todas as escolas pelas quais o Projeto passe.

Na próxima sexta-feira, 28 de março, o ciclo de palestras continuará sendo a vez do município de Pedro Alexandre receber a Caravana do Projeto.

Já no que se refere às atividades esportivas e culturais, cujo início está previsto para o final de abril,  na próxima semana, o Colaborador Social do Projeto, Pedro Son estará se dirigindo até a cidade de Recife/PE para manter contato com a diretoria da CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), com o objetivo de dar conhecimento sobre todas as ações até então realizadas, bem assim para obter informações sobre a promessa de contribuição financeira formulada desde o ano passado, de forma verbal, por integrantes da Diretoria da Empresa, na oportunidade em que a também Colaboradora Social Gerluce Carvalho lá esteve fazendo as gestões necessárias.

 


Publicidade