Jeremoabo: Quilombolas realizam Encontro de Comunidades

Postado por Adalberto Moreno em 9 de março de 2015

O Encontro foi um grande momento de discussões do movimento quilombola

???????????????????????????????As comunidades remanescentes de quilombos de Jeremoabo, reconhecidas e em processo de reconhecimento, reuniram-se na última sexta-feira (07.03), na Viração, para tratamento de assuntos importantes para a organização do movimento que avança em seu processo de consolidação.

A pauta principal constou do Planejamento 2015, cujas linhas diretivas ficaram definidas em oito ações importantes: 1. Projeto Cultural para fortalecer as expressões das comunidades; 2. Formação do Conselho Municipal das Comunidades Quilombolas; 3. Definição das cadeias produtivas prioritárias e as formas de apoio; 4. Intercâmbio entre as comunidades; 5. Realização da Semana da Consciência Negra 2015; 6. Audiência das Associações com o Poder Público pra negociação das pautas específicas das comunidades; 7. Apoio aos processos de certificação das comunidades e 8. Construção de um coletivo de jovens das comunidades quilombolas.

Além de outros assuntos, as comunidades deliciaram-se com doces, bolos e frutas levados pelos participantes, com a comunidade de Viração oferecendo o almoço e apresentação cultural de dança.

Participaram 49 representantes das comunidades Viração, Baixão de Cima, Quelés, Baixa dos Olhos D’água, Baixa da Lagoa, Tapera, Barroca, Juazeiro dos Capotes (Caboclo e Catuabo) e Sitio Alagoinhas.  O Encontro foi mediado por Adailton do Projeto Gente de Valor e Pedro Son, apoiadores do processo de organização das comunidades e tevea participação de lideranças do movimento como Cida, Abilio, Messias, Maria, etc.

Fonte: www.jeremoabo.com.br


Publicidade