Jeremoabo-BA: Conselho de Comunidades Quilombolas reuniu-se em Assembléia

Postado por Adalberto Moreno em 16 de julho de 2018

Onze comunidades enviaram representantes para a Assembléia

Quilombolas Reuniao 14 07.O Conselho de Comunidades Quilombolas de Jeremoabo (BA) reúne os representantes das 11 (onze) comunidades já reconhecidas oficialmente pela Fundação Palmares como remanescentes de quilombos e mais outras tantas que buscam o seu reconhecimento. O Conselho ainda não é oficializado mas tem o reconhecimento das comunidades como instrumento de luta.

Neste último sábado (14) aconteceu no Salão Paroquial mais uma Assembléia do movimento e que reuniu participantes das comunidades Baixa dos Quelés, Adriana, Viração, Tapera, Tranqueira, Sitio Alagoinhas, Juazeiro dos Capotes, Ciriquinha, Brejinho, Casinhas e Bananeirinha.

Na abertura, o Coordenador do Conselho, José Romildo, da comunidade de Baixa dos Quelés, destacou a importância da realização dos encontros no fortalecimento da união entre as comunidades. Pedro Son, assessor especial do movimento, reforçou as palavras do Coordenador, resgatou as últimas ações do movimento e fez uma análise da conjuntura política e econômica no município, no Estado e no País.

Os principais assuntos discutidos foram:

  1. SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2018: culminância será no dia 24.11.2018 na Sede e no povoado da Adriana;
  2. INTERCÂMBIO: o próximo intercâmbio das comunidades quilombolas vai acontecer no dia 14.09.2018 na comunidade de Juazeiro dos Capotes;
  3. HOMOLOGAÇÃO DO CONSELHO: a luta para oficializar o Conselho vai ser intensificada;
  4. PLANEJAMENTO: Surgiu a idéia de se realizar um Seminário de Jovens Quilombolas (idéia a ser discutida mais profundamente).

Diversas reflexões foram ainda colocadas e a reunião foi considerada participativa e com boas soluções, ficando a próxima reunião, no mesmo local, determinada para o dia 11.08.2018, às 9 horas.

No encerramento, o poeta Antonio do Brejinho recitou a poesia “Negro é trabalhador”.

Fonte: www.jeremoabo.com.br


Publicidade