As atividades começaram na quinta-feira e só encerraram na madrugada deste domingo.

60-anos-de-Fátima-Nunes-302-Fotos-Raimundo-Mascarenhas-CN

Mais de dez mil pessoas se concentraram entre o ginásio de esporte e o mercado municipal,na cidade de Cicero Dantas, na noite de sábado (13),para o encerramento das atividades festivas de comemoração dos sessenta anos da deputada estadual Fátima Nunes (PT). Foram três dias de comemorações e segundo a parlamentar, três dias de muitas emoções, pois ao longo da vida houve muitas lutas, inúmeros sonhos, algumas dificuldades, mas nunca faltou força e coragem para continuar lutando.

60 anos de Fátima Nunes (287) Fotos-Raimundo Mascarenhas - CN

Ao lado dos prefeitos Cícero Dantas Helanio Calazans Oliveira (PR), Inhambupe, Benoni Eduard Leys (PT), Itiúba, Silvano Santos Carvalho (PT), Muquém do São Francisco, Evandro dos Santos Guimarães (PT), Pindobaçu, Marlos André Carvalho Brito (PT), Santa Brígida, Carlos Clériston Santana Gomes (PT), Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa (PDT), Araçás, Maria das Graças Trindade Leal (PT), Canudos, Genário Rabelo de Alcântara Neto e de Tucano, Igor Moreira Nunes (PT), além de representações dos municípios de Banzaê, Adustina, Heliópolis, Quijingue, Jaguarari, Novo Triunfo, Caldeirão Grande, Dias D”Ávila, Camaçari, Monte Santo e Crisópolis, Fátima falou à multidão que eles estavam no palanque por exercerem tarefas missionárias e lutam para melhorar a vida dos seus munícipes e não por serem mais importantes das pessoas que estavam no chão.

60 anos de Fátima Nunes (304) Fotos-Raimundo Mascarenhas - CN

Fátima Nunes lembrou, ao apresentar a ex-prefeita de Itiúba Cecília Petrina, que começou sua caminhada pela luta da terra, exatamente como fez Irmã Cecília, no município que administrou por oito anos. Ao falar do PT, a deputada arrancou aplausos do público ao destacar as mudanças nas áreas de energia elétrica, água, educação, estrada e finalizou falando da luta que cada um deve travar e fazer do lugar onde mora cada vez melhor.

60 anos de Fátima Nunes (243) Fotos-Raimundo Mascarenhas - CN

Homenagens – O movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais Sem Medo de Ser Feliz, uma ONG que, tem como objetivo, conscientizar as mulheres do seu papel na sociedade em geral, focando os seus direitos familiares, profissionais e sociais, homenageou a deputada Fátima Nunes com danças do sertão e aproveitou para contar a história da parlamentar e sua luta na defesa do objetivo da entidade.

Fátima ganhou também as vestes usada no tempo do cangaço o que ela se orgulha de ter nascido no Sertão

Fátima ganhou também as vestes usada no tempo do cangaço o que ela se orgulha de ter nascido no Sertão

Na foto acima, as mulheres apresentaram a coreografia da musica “Paraíba”, onde Luiz Gonzaga canta “a lama virou pedra e o Mandacaru secou, quando o Ribação de sede Bateu asa e voou. Foi aí que eu vim me embora carregando a minha dor”, numa referência a fuga da família de Fátima Nunes para a cidade de Santa Luzia, Sergipe, na busca da sobrevivência por causa da seca.

60 anos de Fátima Nunes (329) Fotos-Raimundo Mascarenhas - CN

Um bolo medindo mais de dois metros foi colocado em frente ao palco e depois dos discursos os convidados e o público em geral foi cantar o parabéns e como em todo aniversário la estava sobre o bolo, as velinhas acesas com os números 6 e 0, que soprou para a alegria de todos a espátula e a mesma se encarregou de cortar o bolo e servir as primeiras fatias.

O presidente do PT estadual, Jonas Paulo, falou da importância de Fátima Nunes para o partido e externou sua luta na Assembleia Legislativa na defesa dos interesses do povo baiano. Com 35 anos de militância política no movimento social, Jonas disse que a deputada é uma força transformadora da sociedade e do Partido dos Trabalhadores, onde tem contribuindo significativamente para a mudança de muitas vidas na Bahia, proporcionando avanços e oportunidades para o exercício da cidadania e fortalecimento da democracia. Também esteve presente ao evento Everaldo Anunciação, secretário de organização do PT estadual, um dos nomes que irá concorrer a presidência da legenda e Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari e UPB, um dos nomes cotados para concorrer ao Governo da Bahia na sucessão de Wagner.

O deputado federal Josias Gomes (PT), que faz dobradinha com a parlamentar em diversos municípios, garantiu ser testemunho da luta de Fátima Nunes para garantir mais dignidade às pessoas que moram no campo com a chegada da água, cisternas, luz e saúde para todos os municípios do interior da Bahia e também Incentivos à agricultura familiar, educação, esporte, defesa aos idosos e os direitos das mulheres.

O petista também lembrou da ação parlamentar de Fátima Nunes em Salvador e região metropolitana junto as associações de bairro, o movimento de mulheres e o movimento dos sem teto, lutando pela moradia popular. Ele finalizou dizendo que o mesmo entusiasmo Fátima atua em municípios do litoral e brincou a dizer que ela era a sessentona da Bahia e não apenas do sertão.

Em um telão montado em frente ao palco, autoridades, colegas parlamentares e familiares externaram depoimentos sobre a parlamentar. A fala da religiosa Irmã Gabriela, arrancou aplausos e Márcia Nunes, filha da parlamentar que reside nos Estados Unidos, mandou uma mensagem onde cantou em inglês, acompanhado pelo esposo e os dois filhos, “happy birthday to you”, ou seja, “parabéns pra você”.

Várias atrações musicais se revezaram no palco, entrando pela madrugada onde tocaram todos os rítmos para milhares de pessoas.

Programação – As atividades festivas do aniversário de Fátima Nunes começaram na quinta-feira (11), exatamente o dia em que nasceu no ano de 1953. Pela manhã recebeu muitas pessoas em sua residência na cidade de Cícero Dantas, almoçou na residência da irmã Cristina Oliveira, na comunidade de Taquara, no município de Paripiranga e a noite participou de uma missa em ação de graças pelo aniversário na igreja Nossa Senhora da Conceição, no povoado Conceição de Campina, também em Paripiranga. Na sexta-feira (12), acompanhado de familiares, a deputada foi á cidade de Santa Luzia, uma das mais antigas do estado de Sergipe, onde residiu com seus pais na condição de retirante da seca.

Veja o Álbum de Fotos

Veja no formato Slide

Imagem de Amostra do You Tube

 

Por: Valdemi de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas /Vídeo Assessoria