Jeremoabo: Embasa lança projeto educação ambiental

Postado por Adalberto Moreno em 30 de setembro de 2011

A cada ano, o PEAMSS/BA acontece em um conjunto de municípios atendidos pelos serviços da Embasa.

Aconteceu nesta quarta-feira, 28.09.2011, na Câmara Municipal de Vereadores, Seminário de lançamento do projeto de Educação Ambiental e Mobilização social em Saneamento (PEAMSS) promovido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento urbano (SEDUR), em parceria com o Instituto Thaba e com a interveniência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na presença da sociedade e diversas autoridades municipais.

Na formação da mesa encontravam-se o Prefeito Municipal, João Batista Melo de Carvalho, o Presidente da Câmara, Antonio Chaves, os Secretários Municipais de Educação, Pedro Pereira da Silva Filho, de Administração, José Elson e de Meio-Ambiente, Carlos Augusto Garboggini, além de Terezinha Loiola, Coordenadora do projeto.

O PEAMSS é uma política pública do Governo do Estado, que tem por objetivo propiciar a população um maior entendimento dos problemas socioambientais do seu município, mediante a Mobilização social e a promoção da Educação Ambiental com foco no Saneamento, estimulando o exercício da cidadania e a participação construtiva das comunidades na gestão das demandas diagnosticadas no município. É desenvolvido com a realização de diagnóstico, oficinas, cursos, atividades lúdicas e outras demandas da comunidade, sob a supervisão e orientação da UNEB, a exemplo de formações em Educação Ambiental, Educomunicação, Legislação e Plano Municipal de Saneamento; Oficinas de Teatro, Jornal e fotografia, cujas ações podem ser acompanhadas pelo blog www.jeremoabo-peamss.blogspot.com.

A cada ano, o PEAMSS/BA acontece em um conjunto de municípios atendidos pelos serviços da Embasa.  Para o ano de 2011, as localidades selecionadas possuem sistemas de saneamento pertencentes às Superintendências Regionais Norte e Sul da Diretoria de Operação, de acordo com a listagem a seguir: Entre Rios, Wanderley, Conceição do Coité, Palmeiras, Mulungu do Morro, Jeremoabo e Jacobina. Em Jeremoabo a Coordenação é de Monalisa do Nascimento Paiva, com apoio de Glauber, monitor contrato e mais alguns voluntários.

No final, os presentes, pessoas da comunidade, Diretores, professores, organizações e interessados, foram brindados com apresentação cultural de Samba de coco do grupo de Quilombolas da Viração e foi servido coquetel com sucos e salgadinhos a todos. Na quinta-feira, 29, o Seminário prosseguiu com a primeira oficina de Educação Ambiental realizada no Auditório do Posto Médico, de 8 às 17 horas.

 

 

 

 

 

 

Fonte www.jeremoabo.com.br


Publicidade