1ª Companhia de Infantaria completa 58 anos de criação em Paulo Afonso

Postado por Adalberto Moreno em 25 de abril de 2012

Na próxima sexta-feira, às 19:00 hs, será realizada a formatura em comemoração ao Aniversário de criação da 1ª Companhia de Infantaria. Na ocasião, serão realizadas a entrega de diplomas de amigo da Companhia e a entrega da boina aos soldados incorporados no ano de 2012. O Major Roberto Pereira Angrizani tem a honra de convidar a sociedade pauloafonsina para prestigiar o evento.

 

 

 

BREVE HISTÓRICO

 

Na década de 40 foi implantada em solo pauloafonsino a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), com o objetivo de proporcionar a redenção econômica do Nordeste.

Assim, com a necessidade de proteção das instalações geradoras de energia, foi criada em 29 de abril de 1954, a 1ª Companhia Independente de Fuzileiros, então adida ao 19º Batalhão de Caçadores, em Salvador.

 

Em 21 de março de 1955, foi designado o primeiro Comandante efetivo da nova Organização Militar, o Capitão Amadeu de Paulo Castro Filho.   No entanto, somente em 25 de fevereiro de 1957 partiu de Salvador o primeiro destacamento da Subunidade para ocupar as atuais instalações em Paulo Afonso, incorporando os primeiros 111 conscritos no dia 07 de junho do mesmo ano.

 

Já em 1º de julho de 1960, sob o comando do Capitão Hélio Pereira Vilar, finalmente a Companhia foi deslocada com todo o seu efetivo para Paulo Afonso.

Por meio de decreto Presidencial, em 1º de janeiro de 1969, passou a ter a atual denominação de 1ª Companhia de Infantaria.

Fonte www.ozildoalves.com.br


Publicidade