Jeremoabo: Fórum das guardas municipais supera expectativas

Postado por Adalberto Moreno em 27 de janeiro de 2012

O próximo fórum deverá acontecer na cidade de Coronel João Sá em 2013 (Áudio com entrevistas + Fotos)

Por Adalberto Moreno

Aconteceu nesta sexta-feira, 27,  o I Fórum Regional das Guarda Municipais de Jeremoabo. O evento contou com a participação de representantes das guardas de cidades da Bahia, Alagoas e Pernambuco. De acordo com comissão organizadora, o Fórum superou todas as expectativas, com uma participação maciça dos Guardas Municipais (GM) locais e de várias cidades da região e da Bahia como: Salvador, Feira de Santana, Jequié, Jacobina, Serrinha, Maragogipe, Retirolândia, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Uauá, Sítio do Quinto e Jeremoabo; além de Delmiro Gouveia-AL e Petrolândia-PE.
A abertura do evento contou com a participação do Prefeito da cidade, João Batista Melo de Carvalho; do Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Chaves; do Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar da Bahia, de Jeremoabo, Capitão Jorge Junior; do Comandante da Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, Coronel Calaça; Nelson Quirino, Presidente da Federação das Guardas Municipais da Bahia (FEBAGUAM) e Francisco Borges, Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública da Bahia (FCCSBP).
Também estiveram presentes, os secretários de Administração, Elson Bispo; da Educação, Pedro Son; do Meio Ambiente, Carlos Garboggini; vários vereadores, entre outras pessoas da comunidade. Mas o colorido predominante ficou por conta das fardas azuis dos GMs que superlotaram o auditório da Casa Legislativa jeremoabense.
As ações evidenciaram as mutações no contexto da Segurança Pública, e tiveram como objetivo formular um conceito junto aos participantes do papel da guarda municipal perante a sociedade, visto que um profissional conhecedor dos seus direitos e deveres vai atuar melhor junto à comunidade.
Para Nelson Quirino, Presidente da FEBAGUAM, o Fórum foi uma oportunidade para se transferir mais conhecimento. “Está se discutindo a questão de guarda municipal, que é uma coisa que ficou muito restrita ao se falar na segurança pública para os municípios. Nesses congressos, quando a gente se reúne traz novidades. O Ministério da Justiça criou um  marco regulatório, que na verdade será uma lei para os guardas municipais. O objetivo maior desses seminários é passar essas informações, discutir; fazer o guarda entender que as ações precisam ser articuladas”.
As palestras foram proferidas pelo GM, Alan Braga de Salvador; Nelson Quirino (FEBAGUAM); GM Marcos Adriano de Jacobina; e Francisco Borges Presidente da (FCCSBP). Entre as palestras aconteceram debates extremamente proveitosos para o engrandecimento das ações dos GMs no dia a dia.
Para o Coronel Calaça, Comandante da Guarda de Delmiro Gouveia, o Fórum teve uma importância muito grande. “Representa conhecimento, aperfeiçoamento e capacitação da nossa guarda. Nós entendemos que só podemos desenvolver bem uma atividade, quando nós temos um conhecimento profundo dessa atividade. Não é diferente, a Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, como as demais guardas dos outros municípios precisam ter essa sensação de conhecimento para fazer com que na prática isso seja revertido em serviço para a segurança do município”.
O encerramento do I Fórum Regional das Guardas Municipais em Jeremoabo, aconteceu às 17h30, com desfile pelas ruas do centro, com todos os guardas que participaram do evento.
O próximo fórum deverá acontecer em 2013, em Coronel João Sá, que será organizado em conjunto com o município de Pedro Alexandre.
A Associação dos Guardas Municipais de Jeremoabo foi a responsável pela organização do evento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, da Guarda Municipal do município e de alguns comerciantes locais.
Parabéns! O evento foi um sucesso.

Ouça o áudio das entrevistas

Entrevista Coronel Calaça Comandante da Gurda de  Delmiro

Entrevista Nelson Quirino Presidente da FEBAGUAM

Entrevista GM Gleide Delmiro Goveia

Sargento Pio Comandante da Guarda M de Jeremoabo

6 Comentário

  1. MANUELA disse:

    É com muito prazer que agradeço a participação de todos os Guardas Municipais, as diversas autoridades e comunidade que abrilhantaram nosso evento. Obrigada!! Rádio Jeremoabo FM pela cobertura, por nos acompanhar de pertinho.

    • Gleide ferreira disse:

      GM Manuela nós que agradecemos a vocês, pelo carinho e a exelente recepção,foi muito gratificante pra nós GMs de Delmiro Gouveia, ter participado desse forun que pra nós foi de tamanha importancia.

  2. milton rodrigues disse:

    PARABÉNS JEREMOABO…O EVENTO FOI MUITO BEM ORGANIZADO, ACREDITO QUE TENHA SUPERADO AS EXPECTATIVAS, AGREDEÇO A TODOS ATRAVÉS DA GM EMANUELA PELA BOA RECEPÇÃO…
    MILTON RODRIGUES -AGMUB-UAUÁ-BAHIA
    ABRAÇO EM AZUL MARINHO

  3. Moisés disse:

    Retirolândia: Guardas Municipais ameaçam entrar em greve as vésperas da festa de São Pedro
    http://retironoticias.com.br/retirolandia-guardas-municipais-ameacam-entrar-em-greve-as-vesperas-da-festa-de-sao-pedro/

  4. GM Notícias disse:

    Saiu concurso guarda de Petrolândia.
    https://ap.imagensbrasil.org/image/iH1ym


Publicidade