Jeremoabo incluído em programa de prevenção e controle de Diabetes

Postado por Adalberto Moreno em 24 de março de 2017

O programa envolve 16 cidades da região e pretende atender 7 mil pacientes

SONY DSC

SONY DSC

O Secretário de Saúde de Jeremoabo, Alexei Vinicius da Silva, esteve ontem (22) em Salvador (BA) onde participou de importante reunião com a presença do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, da diretora geral do Cedeba, Reine Chaves e representantes de dezesseis municípios do Estado, pioneiros na implantação de programa de prevenção e controle de Diabetes.

O programa terá investimentos de R$ 1,5 milhão e pretende atender mais de 7 mil pacientes diabéticos. O programa foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a World Diabetes Fundation (WDF). A iniciativa visa desenvolver ações de prevenção primária e evitar complicações macro vasculares até 2019, bem como qualificar mais de 800 profissionais de saúde.

Na região foram selecionados, além de Jeremoabo, Pedro Alexandre e Santa Brígida. Entre os critérios de seleção dos municípios, destacam-se a necessidade de cobertura maior que 50% do Programa de Saúde da Família, cobertura de 100% do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, população com grande vulnerabilidade social concentrada em áreas urbanas e a existência de uma rede de saúde que fortaleça a política de atenção ao diabetes.

Foram ainda selecionados os municípios de Rodelas, Abaré, Macururé, Chorrochó, Paulo Afonso, Glória, Cícero Dantas, Dias D’Ávila, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas e Ribeira do Pombal.

O treinamento dos profissionais começa em maio, em Salvador, e em julho na regional de Paulo Afonso. É uma capacitação de cinco dias. Além da capacitação, uma equipe do Cedeba irá monitorar os profissionais para avaliar os resultados alcançados pelo projeto. Ao longo do tempo, a ideia é que haja expansão para outros municípios.


Publicidade