​Confirmados os cinco paulistas na Copa do Brasil 2024


​Confirmados os cinco paulistas na Copa do Brasil 2024

A última vaga da FPF sairá da Copa Paulista

O Placar Ao Vivo do Futebol Interior irá acompanha todos os jogos da competição

Categorias: Grandes clubes de São Paulo

Por: Agência Futebol Interior, 14/03/2023

O jogador Rony, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do São Paulo FC, durante partida válida pela quarta rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio do Morumbi. (Foto: Cesar Greco)

Campinas, SP, 14 (AFI) – Com a eliminação do São Paulo para o Água Santa, foram confirmados todos os representantes de São Paulo, via Campeonato Paulista, na Copa do Brasil de 2024. Além do Netuno, disputarão o torneio: Palmeiras, Ituano, Red Bull Bragantino e São Bernardo.

Assim como Corinthians e Santos, o São Paulo ficou fora do torneio neste primeiro momento, mas pode conseguir a vaga de várias outras maneiras. Situação essa que já não é tão confortável para Timão e Peixe. O Tricolor vai jogar o torneio nacional mesmo se não bater nenhum de seus objetivos. Precisa, pelo menos, que o Palmeiras esteja na Libertadores de 2024.

Isso porque o São Paulo ficou na sexta posição no Campeonato Paulista. Ou seja, a vaga do Palmeiras passaria para ele, caso o Verdão vença a Copa do Brasil, a Libertadores ou fique no G-6 do Brasileirão.

ENTENDA!

A mudança de regulamento na distribuição de vagas para a Copa do Brasil pode acabar prejudicando alguns grandes clubes do Brasil. Como agora a vaga pelo ranking da CBF não existe mais, os times precisam ter um ótimo desempenho do campeonato estadual ou poderão correr o risco de não participar da competição.

Três exemplos são o Santos, São Paulo e o Corinthians, que foram eliminados precocemente no Campeonato Paulista e não conseguiram garantir a vaga na Copa do Brasil. Agora, para poder se garantirem novamente na competição, precisarão atingir uma de três metas possíveis.

Palmeiras está na Copa do Brasil de 2024 (Foto: Cesar Greco)

Cinco vagas são garantidas pelo Paulistão e já estão definidas: Palmeiras, Ituano, Red Bull Bragantino e Ituano, que estão nas semifinais, mais o São Bernardo, que somou 26 pontos. Depois aparece o São Paulo, em sexto, com 24 pontos, e o Corinthians, sétimo, com 23 pontos. O Santos terminou o Paulistão com apenas 14 pontos, em 11.º lugar.

OS CAMINHOS RESTANTES

Os caminhos são: terminar na zona de classificação para a Libertadores no Campeonato Brasileiro, ser campeão da Copa do Brasil desse ano ou vencer a Copa Paulista.

Para o Corinthians o caminho para a Copa do Brasil está mais fácil, pois caso o Palmeiras ou o São Paulo se classifiquem para a Libertadores, o Timão herdará a vaga de um dos rivais conquistadas pelo Paulistão.

Dois outros clubes tradicionais de São Paulo vão ficar de fora: o Guarani e a Ponte Preta, ambos de Campinas. Também vão ficar de fora o Botafogo, de Ribeirão Preto, também de muita tradição no interior, e o Mirassol, força ascendente do futebol paulista.

OUTROS TIMES DE FORA

Além dos grandes clubes paulistas, outros grandes dos seus estados também correm o risco de ficar de fora da competição. Veja quais:

BAHIA

SÃO PAULO

RIO DE JANEIRO

GOIÁS

MINAS GERAIS

PARANÁ

MARANHÃO

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *