JEREMOABO AGORA

SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

II Seminário de Boas Práticas Educacionais é celebrado em Guaratinguetá – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Na última quinta-feira (14), ocorreu o II Seminário de Boas Práticas Educacionais Tecnológicas e Pedagógicas, reunindo professores, gestores e parceiros para celebrar e compartilhar iniciativas inovadoras na área da educação.

Realizado em parceria com a Secretaria da Cultura, o evento reuniu centenas de professores e destacou o compromisso com uma educação pública de qualidade, democrática, tecnológica e inovadora. Com o lema “Quem compartilha, dissemina”, o seminário teve como objetivo inspirar, valorizar e disseminar as práticas que vêm transformando o ensino no município.

Reconhecendo Excelência Educacional
Dentre as 47 projetos inscritos, duas escolas foram especialmente reconhecidas pelo número de projetos apresentados. A Escola Dr. Guilherme Eugênio Filippo Fernandes e a Escola Professora Heloísa Helena Rodrigues Alves Sanches inscreveram cinco projetos cada e se destacaram como exemplos de comprometimento e engajamento com a inovação educacional.

Premiações Inspiradoras
A premiação foi dividida em duas categorias: Práticas Pedagógicas e Práticas Tecnológicas, além de menções honrosas especiais para projetos que se destacaram pela aplicação da BNCC Computação e Educação Midiática. Confira os premiados:

Categoria Pedagógicas
– 1º lugar: Professora Mariana Moreira da Veiga Milesi, EMEIEF Prof. João Mendes Filho, com a prática “Caminhando com a raposa: projeto de leitura e gamificação para o desenvolvimento humano integral.”
– 2º lugar: Professora Kelly Aquino, EMEIEF Prof. José Benedito Averaldo Galhardo, com a prática “Cidadania e inclusão social por meio da alfabetização em Braille”
– 3º lugar: Juliana Meissner Moraes, EMEF Prof. Virgílio Rosas, com a prática “Cientistas extraordinárias – um bingo rumo à desigualdade de gênero”.

Menção honrosa:
Professora Mércia Severina Vasques da Silva, da Escola Professor Virgílio Rosas, com a prática “Identidade e Memória”.

Categoria Tecnológica
– 1º lugar: Professora Viviane Cândido Pinto dos Santos, EMEF Profª. Luzia de Castro Mittidieri, com a prática “A utilização de tecnologia nas propostas educacionais como recurso permanente no desenvolvimento integral de alunos do 4º ano do ensino fundamental.”
– 2º lugar: Jozeli Mara da Silva Gonçalves, EMEIEF Prof. José Benedito Averaldo Galhardo, com a prática “O bom uso da tecnologia junto aos nativos digitais com foco na potencialização do ensino-aprendizagem”.
– 3º lugar: Micheli Soares dos Santos de Paula, EMEF Profª Heloísa Helena Rodrigues Alvez Sanches, com a prática “Podkids: libertando a leitura, conquistando a escrita.”

Menção honrosa:
Professora Rosângela Santiago Viana, da Escola Professora Alcina Soares Novaes, com a prática “Tecnologias Digitais como Ferramentas de Transformação na Educação de Jovens e Adultos”.

Menção Honrosa BNCC Computação
Professora Viviane Cândido Pinto dos Santos, EMEF Profª. Luzia de Castro Mittidieri, com a prática “A utilização de tecnologia nas propostas educacionais como recurso permanente no desenvolvimento integral de alunos do 4º ano do ensino fundamental.”

Menção Honrosa Educação Midiática
Prof. Mauri Fernando Silva, EMEF Ramão Gomes Portão, com a prática “Educação Midiática: Conhecer para Engajar”.

Educação que Transforma
Além dos professores, o protagonismo dos alunos também ganhou espaço. O aluno Gabriel Gonçalves, da Escola Aliete Ferreira Gonçalves, apresentou um projeto social representando os 18 alunos tutores de tecnologia que concluíram o curso oferecido em parceria com a empresa Calriz.
“O seminário é uma celebração do que fazemos de melhor: construir uma educação que transforma vidas e forma cidadãos conscientes e preparados para o futuro”,

O evento terminou com sorteios, com brindes especiais oferecidos pelos parceiros da Secretaria Municipal da Educação e um momento de confraternização, celebrando não apenas os vencedores, mas todos os profissionais que se dedicam diariamente à construção de uma educação pública de referência.