Secretaria de Saúde realiza atividades de conscientização sobre gravidez na adolescência
A Prefeitura de João Pessoa desenvolve, nas áreas da Saúde e Educação, diversas ações de conscientização e prevenção sobre gravidez na adolescência, com um olhar sobre os riscos que vão além de uma gestação não planejada. Há também outros fatores que podem causar sérios prejuízos, a exemplo da evasão escolar, rejeição familiar, não acompanhamento clínico do pré-natal, abortos, mortalidade materna, prematuridade do bebê, entre outras consequências.
Na tarde desta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu sequência às atividades de conscientização, trazendo à tona um alerta sobre as medidas preventivas que venham contribuir para a redução da incidência de gravidez na adolescência. A equipe multiprofissional Pedra Branca, da unidade de saúde da família Vila Saúde, realizou uma ação educativa na Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega, no bairro do Cristo Redentor.
A atividade de educação em saúde atendeu as turmas do 8° e 9° ano, seguindo o critério de idade dos estudantes, sendo dividida em dois momentos: palestra e discussão sobre a temática da gravidez na adolescência. A equipe multiprofissional da USF, responsável pelos trabalhos de desenvolvimento e apresentação do tema para os alunos, é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontoligistas, auxiliares de saúde bucal, entre outros profissionais envolvidos na ação.
“Gravidez na adolescência é um tema que buscamos discutir sem tabus. Nossas ações de conscientização envolvem, além dos adolescentes, escola, família, comunidade e os serviços de saúde, procurando obter uma rede de apoio consistente e sólida”, relatou Juliana Neiva, diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa.
Gravidez na adolescência – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência é compreendida entre 10 e 19 anos e os riscos de gestação nessa fase podem ser de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, extraídos do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), no ano de 2019 foram notificadas 1.508 grávidas menores de 19 anos que tiveram filhos nas maternidades públicas e privadas de João Pessoa. Já em 2020, foram 1.370; em 2021, 1.319; em 2022, foram 1.113; em 2023, 1.147; e em 2024 os registros apresentam 882 gestações.
Cuidado integral – A Prefeitura de João Pessoa realiza nos diversos serviços da rede orientação e aconselhamento na assistência para adolescentes e jovens sobre a prevenção de ISTs, aconselhamento sobre práticas sexuais e identificação de práticas de risco, e distribuição de preservativos masculino e feminino.
A transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis ocorre, sobretudo, pelo contato sexual sem proteção. Dessa forma, o preservativo é a forma mais segura e eficaz de evitar a contaminação. Algumas ISTs, no entanto, também podem ser prevenidas por meio de vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso do papilomavírus humano (HPV) e da hepatite B.