Montagem da Festa do Mineiro movimenta Parque da Cidade
João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O cheiro de café e o som da viola irão invadir o Parque da Cidade neste fim de semana. Mas, até lá, a trilha sonora que impera vem dos caminhões, das marteladas e das serras em contato com a madeira. Trabalhadores se revezam em turnos para deixar tudo pronto para a 23ª Festa do Mineiro, que acontece neste sábado (26) e domingo (27) em São José dos Campos.
Os preparativos para o evento seguem a todo vapor. A estrutura da festa começa a ganhar forma definitiva, incluindo o palco principal, os estandes e até uma praça cenográfica, montada pela equipe de jardinagem da Prefeitura de São José.
Esse espaço, que faz referência a uma típica praça do interior de Minas Gerais, cheia de flores e bancos, será um cenário instagramável para os visitantes.
Praça cenográfica será um cenário instagramável. | Foto: Paullo Amarall / FCCR
A conclusão da montagem de toda a estrutura acontece nesta sexta-feira (25), véspera da abertura oficial do evento, marcada para o sábado, às 8h.
“Estou desde a primeira edição e, todo ano, eu é que monto o meu rancho. É uma festa consolidada”, afirmou Edson Carlos de Carvalho, o Taioba, responsável pelo Rancho do Tropeiro.
Tradição
A Festa do Mineiro vai celebrar a rica e diversificada cultura de Minas Gerais em dois dias de shows, barracas de artesanatos, brincadeiras para a criançada e muita culinária típica.
A programação deste ano inclui um show em homenagem a Inezita Barroso (1925-2015), ícone da música caipira e da cultura popular. A cantora e violeira Adriana Farias promete emocionar o público neste sábado, às 19h30, no palco montado no Galpão Gaivota.
O encerramento da festa será com o show de Lô Borges, que foi projetado com o álbum “Clube da Esquina” (1972), dividido com Milton Nascimento e grande elenco instrumental. A apresentação acontece no domingo, às 19h.
Lô é autor dos sucessos “Paisagem da Janela” (com Fernando Brant), “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” (com Márcio Borges), “Para Lennon e McCartney” (com Márcio Borges e Fernando Brant), “Clube da Esquina Nº 2” (com Milton Nascimento e Márcio Borges) e “O Trem Azul” (com Ronaldo Bastos).
O artista apresenta o show “50 Anos de Música”. No palco, ele presenteia o público com uma viagem musical emocionante, revisitando os grandes sucessos do álbum que marcou a história da música brasileira, o “Clube da Esquina”.
Além disso, o artista relembra canções do lendário “Disco do Tênis”, um projeto colaborativo que reuniu diversos músicos mineiros e que se tornou um clássico cult.
A estrutura da festa começa a ganhar forma definitiva. | Foto: Paullo Amarall
Público
O evento, que atrai milhares de pessoas no fim de semana, valoriza e preserva a cultura de Minas Gerais, trazida pelos migrantes mineiros que se estabeleceram em Santana, na região norte da cidade.
A abertura oficial, no sábado, acontece às 8h. Em seguida, haverá a celebração da missa, às 10h.
O evento tem entrada gratuita. Pelo segundo ano, as comemorações do Dia do Sertanejo, celebrado em 3 de maio, serão realizadas junto com a Festa do Mineiro.
O Modão Sertanejo vai animar o palco principal a partir das 13h.
A 23ª Festa do Mineiro é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O evento tem patrocínio da Oscar e da Raposo Engenharia.
Rancho de culinária mineira montado no Parque da Cidade. | Foto: Paullo Amarall / FCCR
Programação
Sábado (26)
8h – Abertura
10h – Missa
11h – Distribuição do tradicional café com biscoito de polvilho
12h – Moçambique (Pavilhão)
13h – Homenagem ao Dia do Sertanejo
13h – Gilberto Alvez, Beto Junior e Rodolfo
13h40 – Duo Martins
14h20 – Josué Barbosa e Roberley Turibio
15h – Lucas, Marcelo e Banda
15h40 – Ruan Walley e Julinho
16h20 – Neno do Barsil e Rick Santos
15h – Andanças Passarinheiras (Tenda infantil)
19h30 – Adriana Farias – Homenagem ao centenário de Inezita Barroso (Palco Principal)
21h – Encerramento
Domingo (27)
9h – Jongo Mistura da Raça (Pavilão)
10h – Caravana Zé da Viola (Palco)
10h – Rodas e Brincadeiras (Tenda infantil)
12h – Congada Filhos de N’Zambi (Pavilhão)
13h – Grupo Tapera (Palco)
13h40 – Cordas da Mantiqueira – Viola, Nossa Viola (Palco)
15h – Parapá (Tenda infantil)
16h – Danilo e João Ricardo (Palco Principal)
18h – Lô Borges (Palco Principal)
21h – Encerramento
Serviço
Galpão Gaivotas
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade, Santana
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo