Centro de Videomonitoramento da Guarda Civil completa dois anos e consolida novo padrão de segurança urbana
A Prefeitura de João Pessoa celebra dois anos de funcionamento do Centro de Videomonitoramento da Guarda Civil Metropolitana (GCM-JP), que tem o objetivo de garantir vigilância remota e preventiva dos prédios municipais, com atenção especial a escolas e unidades de saúde. Desde a sua inauguração em agosto de 2023, a cidade passou a operar um modelo mais inteligente de proteção do patrimônio público e de cuidado com as pessoas, com monitoramento 24 horas e respostas mais rápidas às ocorrências.
“Ao longo destes dois anos a estrutura foi ampliada, hoje temos mais de cinco mil câmeras instaladas em 390 prédios, tal feito do monitoramento reforçou a vigilância patrimonial, reduziu danos e coibiu furtos e atos de vandalismo, com impacto direto em escolas, Unidades Básicas de Saúde e demais serviços da Prefeitura, e nós sentimos a melhoria do serviço diariamente, ao passo em que os crimes de vandalismos nos nossos prédios monitorados foram praticamente zerados” disse Dudu Soares, secretário de Segurança Urbana e Cidadania do Município.
Lançado com a proposta de integrar tecnologia e ação preventiva, o Centro de Videomonitoramento foi instalado para operar com câmeras de alta resolução, analíticos de vídeo com inteligência artificial (IA), botão de pânico e mais de 6 mil sensores de intrusão. O sistema identifica automaticamente situações de risco, emite alertas para os operadores que trabalham 24 horas e aciona o envio imediato das equipes da Guarda Civil Metropolitana quando é necessário.
“O Centro de Videomonitoramento é realmente um projeto planejado genuinamente pela Secretaria de Segurança do Município que veio pra modificar a forma de trabalho do policiamento preventivo em relação aos prédios públicos, nós retiramos os guardas dos prédios com planejamento e tecnologia, eles foram capacitados e fazem os trabalhos de rondas e também de monitoramento, entre outros” disse Halley Lucena, Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania.
Os benefícios para a população e para o patrimônio público são concretos. O monitoramento contínuo diminui a necessidade de deslocamentos desnecessários de equipes, qualifica o trabalho preventivo e gera economia aos cofres públicos, ao mesmo tempo em que protege servidores, estudantes, pacientes e usuários dos serviços municipais.
“O setor do videomonitoramento é uma ferramenta imprescindível, quando o operador se depara com um alarme, verifica se houve uma tentativa de invasão, no mesmo instante uma equipe é enviada pelo CICC e, essa equipe que vai tratar essa ocorrência, vai sendo alimentada com informações que o próprio operador no sistema de vídeomonitoramento vai acompanhando as imagens em tempo real. É um trabalho muito mais eficaz e quem ganha com isso é a população”, explicou Marina Ribeiro, guarda que trabalha como operadora de imagens no Centro de Videomonitoramento.
Em situações suspeitas, a população pode acionar a GCM-JP pelo Disque 153, que funciona 24 horas por dia e está integrado ao Centro de Videomonitoramento.
“A Prefeitura através da Guarda Civil Metropolitana permanecem comprometidas com a expansão responsável do sistema, com padrões técnicos alinhados às melhores práticas e respeito à legislação, garantindo mais eficiência, transparência e cuidado com a cidade” disse Marciano Silva, Diretor de Videomonitoramento.