JEREMOABO AGORA

NOTICIAS DE JEREMOABO E REGIÃO, SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Programação do 72º Fórum Nacional de Habitação enaltece a cultura através da dança, música e teatro

A comissão organizadora do 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social preparou uma vasta programação cultural para recepcionar os participantes, valorizando o regionalismo e a cultural local, com espetáculos de dança, música e teatro, além de disponibilizar toda uma estrutura de apoio aos congressistas. O evento, com apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), vai acontecer no período de 17 a 19 de setembro, no Intermares Hall, na BR-230, em Cabedelo.

O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Cohab’s e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Em 2025, a Paraíba vai ser o estado anfitrião, numa organização conjunta entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). O objetivo do fórum é discutir políticas habitacionais de interesse social e, em particular, a regularização fundiária.

O evento vai acontecer de forma presencial e também será transmitido pela internet. A secretária de Habitação Social de João Pessoa, Socorro Gadelha, lembrou que o evento é o ambiente mais importante do Brasil para discutir políticas habitacionais com representantes de todo o País, por isso, foi elaborada uma programação paralela de entretenimento para valorizar a cultura paraibana.

Uma das apresentações será do grupo de Ballet Jovem da Paraíba, que já tem 25 anos de contribuição na cultura através da dança. O espetáculo ‘As Marias Bonitas’, uma coreografia assinada e dirigida pela professora Denilce Regina, é um trabalho que une o requinte do ballet clássico à força vibrante do xaxado estilizado, criando uma fusão única entre o erudito e o popular. Na encenação, as bailarinas usam figurinos que transitam harmonia entre o clássico e o regional, dançando ao som de músicas de Sivuca e Quinteto Uirapuru, e o destaque vai para a icônica música Feira de Mangaio, numa clara homenagem à mulher nordestina e sua luta cotidiana, tudo feito com poesia, ritmo e muita brasilidade.

“O grupo tem um histórico enorme, tendo em sua bagagem trabalhos como ‘Gatos no Beco’ e ‘Por Lis’, coreografias clássicas, contemporâneas e regionais. O Ballet Jovem da Paraíba representou a cidade de João Pessoa em dois concursos: no II Passo de Arte Norte-Nordeste em Fortaleza (CE) e no Passo de Arte de Indaiatuba (SP). Durante o fórum, vai ser apresentado o espetáculo ‘As Marias Bonitas’, com as bailarinas Allana Cavalcante, Cecília Miranda, Maria Eduarda, Teresa Cristina e Nara Riana”, afirmou Socorro Gadelha.

‘A Cigarra e a Formiga’ – Outra atração confirmada durante o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social será o grupo de teatro formado por crianças e jovens moradores dos Residenciais Vista Alegre e Vista do Verde e alunos da Escola Municipal Anayde Beiriz. O grupo faz parte do trabalho social desenvolvido pela Prefeitura, através da Semhab, que atualmente está encenando a peça ‘A Cigarra e a Formiga’.

“O espetáculo é uma adaptação da clássica fábula ‘A cigarra e a formiga’, trazendo uma mensagem sobre a importância do trabalho, da solidariedade e da convivência em comunidade, provocando reflexões ligadas ao tema do Fórum: habitação, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Os atores são crianças moradoras de dois residenciais do programa habitacional do Município, financiados pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, onde as famílias são acompanhadas através do trabalho social da Prefeitura”, explicou.

“A Secretaria Municipal de Habitação tem usado o teatro como forma de valorizar talentos artísticos das comunidades atendidas por programas habitacionais e a mensagem da fábula tem o objetivo de promover o espírito de cooperação e construção coletiva dentro do residencial, que é uma das propostas do fórum: oferecer ao público um momento lúdico e reflexivo dentro da programação oficial”, acrescentou Gadelha.

Prima – Outra apresentação programada para o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social é do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), administrado pelo Governo do Estado. O grupo tem como objetivo promover a inclusão social e cidadania por meio do ensino da música para jovens estudantes da rede pública.

A proposta é promover aulas práticas e teóricas de música (cordas, sopros, metais, coral e percussão), com a formação de orquestras com estrutura profissional. O resultado tem sido satisfatório, com participação de destaque em nível nacional pela qualidade técnica das apresentações.

Estrutura de apoio – Para oferecer mais conforto aos participantes do fórum, também vai ser montada uma estrutura de apoio para lanches e refeições rápidas e também barracas com exposição do artesanato produzido na Paraíba, cujo objetivo é garantir uma boa recepção e ao mesmo tempo mostrar um pouco da cultura paraibana.