25 de setembro de 2025
17:20
Por: Marcelo Andrade (PTS), Rose Campos
Fotos: Divulgação/PTS
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Sorocaba ficou entre as melhores do País e obteve o Selo Ouro de Cidade Inteligente. O anúncio ocorreu no início da noite desta quarta-feira (24), durante o Connected Smart Cities, evento que segue até esta quinta-feira (25) e reúne líderes, gestores públicos, empreendedores e especialistas em inovação e cidades inteligentes de todo o Brasil. No mesmo evento, Sorocaba ainda recebeu o Selo Ecossistema de Inovação, também na categoria Ouro, este em sua primeira edição, destinado a avaliar e reconhecer boas práticas municipais de governança em ecossistemas de inovação.
A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes e também com a Exxas – Governança de Inovação, para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, esteve presente para receber as premiações e representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião.
O Selo Connected Smart Cities, tem como criterios avaliação em seis dimensões, sendo que a categoria Ouro, segundo a organização, é atingida por cidades que estão em estágio avançado ou concluído em projetos de planejamento inteligente, governança, infraestrutura e ecossistema de inovação.
Já o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação, distingue as boas práticas municipais em governança de ecossistemas de inovação. A avaliação do selo abrange cinco dimensões, nas quais o município deve apresentar evidências de atuação e desempenho.
Entre as ações avaliadas estão: Políticas e estratégias de inovação – capacidade do município em formular e executar planos, programas ou diretrizes voltadas para inovação; participação e colaboração das hélices – articulação entre poder público, setor privado, academia e sociedade civil (modelo da tríplice hélice); transparência e acesso à informação – mecanismos de divulgação de dados, transparência institucional e acesso público às informações que embasam as políticas de inovação. Também é avaliada a cultura de inovação – estímulo à mentalidade inovadora, apoio a iniciativas empreendedoras, cultura de experimentação e tolerância ao erro, além de ambientes e resultados de inovação – existência de espaços, infraestrutura, iniciativas concretas (hub, incubadoras, laboratórios, startups) e evidências de resultados mensuráveis.
A conquista do Selo Ouro, tanto na categoria CSC: Cidades Inteligentes e CSC: Ecossistemas de Inovação, além de fazer a cidade subir 13 posições e estar na 12ª posição no ranking de cidades inteligentes, na avaliação do prefeito Rodrigo Manga, marca um passo histórico para o Município, reafirmando o compromisso de Sorocaba com a inovação, como motor de desenvolvimento tecnológico, econômico e social. “Essa conquista reflete os esforços da nossa gestão em levar Sorocaba rumo a um futuro, cada vez mais, tecnológico e inteligente. A obtenção do selo nos motiva a continuar buscando soluções eficazes e sustentáveis para os desafios urbanos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Com a certificação, segundo o presidente do PTS, Nelson Cancellara, Sorocaba e o Parque Tecnológico ganham, cada vez mais, visibilidade nacional, atraindo novas oportunidades de parcerias, investimentos e projetos. “Este reconhecimento é um incentivo para seguirmos em frente, fortalecendo as conexões entre universidade, empresas, governo e comunidade. Ao conquistar o Selo Ouro, Sorocaba se posiciona entre os municípios que apresentam maior maturidade e integração na área de inovação, alcançando um patamar de destaque no cenário brasileiro e o PTS tem um papel extremamente importante nesse cenário”, completou.
Também durante o evento em São Paulo, o presidente do PTS participou de painel de debates, sob o tema “Tomada de decisão com dados: como a Inteligência Artificial apoia políticas públicas baseadas em evidências”.