JEREMOABO AGORA

NOTICIAS DE JEREMOABO E REGIÃO, SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Prefeitura reabre a UPA Costa Barros após pausa nos atendimentos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde realizou uma série de melhorias na unidade – Cícero Sydronio/RioSaúde

A Prefeitura do Rio reabriu a UPA Costa Barros nesta segunda-feira (27), às 7h, após quase um mês de interrupção nos atendimentos por conta de episódios de violência na região. A unidade foi invadida por criminosos armados na madrugada de 30 de setembro, quando dois pacientes que estavam internados foram sequestrados, profissionais e usuários foram impactados pela falta de segurança na unidade. O CMS Portus e Quitanda, que estava fechado havia mais de três meses, também retomou os atendimentos nesta segunda-feira, em suas instalações originais.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cobrou das forças de segurança do Estado medidas para garantir o funcionamento seguro dos serviços de saúde da região. O secretário Daniel Soranz acompanhou a reabertura das unidades nesta segunda-feira.

– A UPA Costa Barros reabre hoje totalmente revitalizada, com climatização, mobiliário e equipamentos novos para atender ainda melhor a população de Costa Barros. Desde o primeiro momento, nós queríamos abrir a unidade, mas, infelizmente, por questões de segurança, se tornou inviável. Esperamos que as forças de segurança mantenham a ocupação da região para garantir a integridade dos pacientes e dos profissionais. É uma unidade essencial para o território, para a comunidade e não pode ser fechada novamente.

Nos últimos dias, a SMS realizou uma série de melhorias na unidade, incluindo a instalação de novas câmeras de monitoramento internas e externas, revisão de equipamentos, substituição de insumos com prazo de validade próximo e pequenos reparos estruturais.

A UPA Costa Barros é uma das unidades de saúde mais afetadas pela violência no Rio. Além da invasão em setembro, o veículo de uma médica chegou a ser atingido por tiros em frente à unidade, e uma ambulância já havia sido sequestrada com profissionais de saúde. A unidade atende em média 350 pessoas por dia, totalizando cerca de 10,5 mil por mês.

A Prefeitura tem reiterado pedidos ao Governo do Estado para reforço da segurança em unidades de saúde localizadas em áreas conflagradas. Somente em 2025, foram mais de 800 fechamentos de clínicas da família e centros municipais de saúde devido a confrontos armados.

CMS Portus e Quitanda volta para instalações próprias

As instalações do Centro Municipal de Saúde Portus e Quitanda, em Costa Barros, também foram reabertas nesta segunda-feira. Próximo à UPA Costa Barros, o imóvel da unidade, na Rua Jorge Nogueira, S/N, foi fechado em 25 de julho, devido à insegurança. A equipe do CMS vinha desde então realizando os atendimentos nas dependências da UPA Costa Barros, mas o episódio de violência de 30 de setembro acabou interrompendo o funcionamento de ambas as unidades.

Nesta segunda-feira, o CMS Portus e Quitanda voltou a funcionar no seu imóvel original, depois que as forças policiais presentes na comunidade se comprometeram a retirar as barricadas que impediam a passagem de ambulância, pacientes e profissionais à unidade. A unidade conta com três equipes de saúde da família e atende uma região de pouco mais de 14 mil habitantes.

– Esperamos que essa unidade seja respeitada e não haja mais necessidade de fechamento ou de interrupção dos serviços na região. Com o compromisso firmado pelas forças de segurança para prover a segurança da população, a expectativa é que os pacientes e profissionais consigam finalmente acessar a unidade sem riscos – afirmou Soranz.

Categoria:

  • 27 de outubro de 2025
  • Marcações: atendimentos CMS Portus e Quitanda Prefeitura do Rio reabertura UPA Costa Barros