JEREMOABO AGORA

NOTICIAS DE JEREMOABO E REGIÃO, SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Projeto ‘Viva o Centro com Música’ é selecionado em novo edital e renova integração entre música, patrimônio e turismo

O projeto ‘Viva o Centro com Música’ foi selecionado em novo edital que busca, através da arte, estimular a economia criativa e o turismo sustentável no Centro Histórico de João Pessoa. O resultado foi divulgado, nesta terça-feira (28), pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP), parceiras nessa iniciativa.  

O edital nº 013/2025 – Corredor Turístico: Viva o Centro a Pé, realizado em conjunto com a Secretaria de Turismo (Setur), teve o objetivo de selecionar propostas voltadas à gestão e apresentação de atividades musicais integradas às ações de turismo receptivo no Centro Histórico da Capital, especialmente no Centro Cultural São Francisco e em igrejas circunvizinhas.

O secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, destacou que o edital reforça o compromisso da gestão municipal em integrar cultura, tecnologia e inovação de forma estratégica. “A música tem um papel essencial na construção da identidade urbana. Quando ela se une ao turismo e à educação patrimonial, cria-se um olhar sobre o Centro Histórico mais vivo, participativo e conectado às pessoas”, ressaltou.

O ‘Viva o Centro com Música’ concorreu com três fortes projetos. Nesta etapa, ele terá um investimento de R$420 mil para realizar atividades durante seis meses consecutivos, com ações previstas pelo edital, consolidando-se como uma importante estratégia de valorização do patrimônio histórico e de fortalecimento do turismo cultural em João Pessoa.

Jamile Paiva, coordenadora do projeto selecionado, comentou que o objetivo nesta nova fase é aproximar ainda mais a música do patrimônio histórico, valorizando o Centro de João Pessoa como um espaço de encontro, arte e memória. “A cada apresentação buscaremos inspirar novos olhares sobre o Centro Histórico, reconhecendo-o como um território vivo. Vamos enriquecer a experiência de quem visita o Centro, apoiando o turismo cultural e fortalecendo o sentimento de pertencimento em quem vive a cidade todos os dias”, acrescentou.

Projeto – A proposta busca unir arte, memória e inovação, oferecendo ao público apresentações musicais com diferentes formações, que vão desde o canto lírico e grupos de câmara até orquestras e performances integradas ao circuito turístico da cidade. As apresentações serão sempre as quartas, quintas e sextas-feiras, das 17h30 às 19h30, no Centro Cultural São Francisco e espaços históricos.

O objetivo é enriquecer a experiência dos visitantes e fortalecer o sentimento de pertencimento da população ao Centro Histórico, promovendo o uso criativo de seus espaços e estimulando a economia criativa e o turismo sustentável.