JEREMOABO AGORA

NOTICIAS DE JEREMOABO E REGIÃO, SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Educação de Nova Iguaçu recebe Selo Petronilha em cerimônia nacional em Brasília

Educação de Nova Iguaçu recebe Selo Petronilha em cerimônia nacional em Brasília




A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu, nesta quinta-feira (6), em Brasília, o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O município havia sido premiado no início deste ano por promover práticas pedagógicas que valorizam as culturas afro-brasileira, quilombola e indígena.

O evento reuniu representantes das 20 redes de ensino premiadas em todo o país, entre elas a de Nova Iguaçu, uma das três contempladas no estado do Rio de Janeiro e entre as 436 certificadas nacionalmente, sendo 428 municipais e oito estaduais.

O prefeito Dudu Reina celebrou o reconhecimento e destacou a importância da educação como instrumento de transformação social.

“Nova Iguaçu tem trabalhado para construir uma rede pública cada vez mais inclusiva e representativa. Esse selo mostra que estamos no caminho certo, formando uma geração que respeita as diferenças e valoriza a diversidade. É um orgulho para a cidade e para toda a nossa equipe”, afirmou o prefeito.

Além do reconhecimento, Nova Iguaçu foi uma das 20 redes selecionadas para receber apoio financeiro de R$ 200 mil, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). O recurso será destinado à formação continuada de educadores e ao fortalecimento de práticas pedagógicas em toda rede municipal de educação.

A secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha, representou o município na cerimônia e destacou o significado da conquista.

“Receber este selo em nome de Nova Iguaçu é motivo de orgulho e de responsabilidade. Nossas escolas são espaços de aprendizado, mas também de acolhimento, respeito e valorização das diferenças. Continuaremos firmes no propósito de formar cidadãos conscientes, solidários e orgulhosos de sua história e identidade”, disse.

A cerimônia contou com a presença da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, referência nacional na luta pela igualdade racial e que dá nome à premiação, além do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo dos Santos; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; entre outras autoridades ligadas à educação e aos direitos humanos.

A conquista destaca o projeto permanente “Minha Escola Contra o Racismo”, desenvolvido pela rede municipal de Nova Iguaçu. Presente nas 151 escolas, a iniciativa valoriza as culturas afro-brasileira, indígena e quilombola, envolvendo toda a comunidade escolar. O projeto fortalece uma política contínua de educação para as relações étnico-raciais e consolida a escola como espaço de respeito e representatividade.