JEREMOABO AGORA

NOTICIAS DE JEREMOABO E REGIÃO, SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Secretaria da Mulher realiza curso de bartender sem álcool exclusivo para mulheres – Agência de Notícias



15 de novembro de 2025

10:08

Por: Rose Campos

Fotos: Rose Campos/Secom

Em festas e outros tipos de eventos, há um público crescente de pessoas que preferem não consumir ou têm restrições ao álcool, tais como gestantes, motoristas, pessoas com dietas específicas ou aquelas que optam por um estilo de vida mais saudável. Foi pensando nesse público como nicho de trabalho e também de empreendedorismo, que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul), ofereceu um curso, totalmente gratuito, para a capacitação de mulheres interessadas em atuar como bartender.

O objetivo foi instrumentalizá-las para a elaboração de bebidas criativas e saborosas, mas sem a utilização de álcool. Realizado em parceria com a empresa Engenharia dos Drinks, por meio de termo de doação, o curso foi oferecido na tarde desta quinta-feira (13), com a oferta de certificado às participantes.

Sabemos que as mulheres têm um grande potencial, em um segmento que tem crescido muito. O que estamos proporcionando, com o suporte desta parceria, é uma ferramenta fundamental para elas atuarem e poderem crescer nesta área, que é o conhecimento”, disse a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.

O consumo de bebidas sem álcool está bem na moda agora, é uma tendência muito grande e tem vários empreendimentos, vários bares que hoje já estão adotando essa nova modalidade. Além disso, é uma forma de inclusão. A gente consegue atender a todos, no caso da realização de evento, de uma festa, desde crianças até idosos”, observa o instrutor do curso, Gilberto Dimas Silva Dias. Ele explica que o foco do curso é ensinar às participantes as principais técnicas, para misturas de sucesso. “A técnica em si é bem fácil de fazer, realmente é aprender a fazer as misturas para obter um coquetel bem equilibrado. Embora não tenha álcool, não estamos servindo só um suco. É um coquetel mais elaborado. Buscamos que a pessoa adquira uma noção do que combina com o que, como fazer misturas que sejam interessantes, utilizando as bases, que são os sabores doce, o amargo e o azedo. Então, tem que entender um pouco dessas texturas para a gente poder elaborar um bom coquetel. Além de entender também do que o nosso cliente, o nosso convidado gosta”, ele revela.

Entre as alunas, estava Ruth Metzucki, que se interessou pelo curso com o propósito de ampliar o conhecimento em uma área na qual ela já trabalha. “Acho que o mais legal é a mixologia. Tipo, você pegar um ingrediente que parece que não tem nada a ver com outro, misturar e ficar bom. Eu já trabalho com isso, mas tem sempre muita coisa para aprender mais e aperfeiçoar. E a possibilidade de fazer drinks sem álcool para mim foi um atrativo, porque precisamos aprender a atender esse público também”, ela contou.

Outra participante foi Graciela Ávila Pereira. Com o propósito de empreender nessa área, ela está no momento de planejar e aprender tudo que pode neste segmento. Acaba de fazer um curso relacionado ao tema, mas na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Por isso, quando viu a chance de fazer um curso presencial e prático, não pensou duas vezes. “Eu fiz a inscrição e deu certo. E fiquei muito empolgada. Por ser um curso presencial, que não traz só a parte teórica, mas a parte prática também. Isso faz muita diferença quando a gente está falando de bebida. E todo o conteúdo que foi passado, o material abordado, vi que é muito bem elaborado, muito bacana. Vejo essa área como uma oportunidade de negócio, mas a gente precisa entender, para poder fazer acontecer”, ressalta Graciela.