JEREMOABO AGORA

NOTICIAS DE JEREMOABO E REGIÃO, SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Prefeitura apresenta o Planejamento Operacional para o Réveillon 2026 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, nesta sexta-feira (26/12), no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), na Cidade Nova, o Planejamento Operacional para o Réveillon Rio 2026 – A Maior Virada do Mundo. Cerca de 7.500 agentes municipais de 11 órgãos vão trabalhar para garantir a festa de cariocas e turistas, com ordem pública, operação de transportes, fiscalização de trânsito, limpeza, assistência social, atendimento de emergência, acolhimento e prevenção de violência contra a mulher. Além disso, 700 câmeras farão o monitoramento do público nos eventos, sendo 307 delas só em Copacabana, onde são esperadas mais de 2,5 milhões de pessoas, incluindo 14 novos equipamentos com superzoom para ajudar na segurança.

– Tudo aponta que teremos um espetáculo ainda maior este ano, especialmente em Copacabana. O recado, a nossa mensagem é: continuem aproveitando, se divertindo e desfrutando da mais incrível das cidades, mas façam isso respeitando algumas regras básicas. São regras que não cerceiam o direito de celebrar, de comemorar, de amar, de viver a cidade, tomar sua cerveja, de fazer sua oração, de curtir o seu ritmo. Mas são regras importantes, especialmente no dia 31 de dezembro, para que tenhamos a celebração da passagem de ano sendo feita de maneira civilizada e segura. Saiam nas ruas, celebrem a passagem de ano e quem deseja visitar o Rio pode vir – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A movimentação econômica estimada para a virada 2025/2026 é de R$ 3,34 bilhões, de acordo com a publicação “Réveillon em Dados”, elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Fundação João Goulart e Riotur. Além disso, o público esperado para Copacabana – 2,5 milhões de pessoas – é maior do que a população de 22 capitais do país, além de ser superior ao de 99,9% dos municípios brasileiros.

Mobilidade

A principal forma de acesso a Copacabana será por meio do transporte público, incluindo metrô, trens e ônibus, que terão esquemas especiais para atender os passageiros. Vale ressaltar que várias ruas também terão esquema operacional especial de trânsito da CET-Rio com a implantação de pontos de bloqueios e sinalização para garantir a segurança viária do público nos bairros de Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo, Ipanema e Leblon, na Zona Sul.

Segurança

Uma base avançada do COR-Rio fará o monitoramento 24 horas em Copacabana. Serão 200 operadores de vários órgãos integrados na Sala de Situação. Seis drones estão incluídos no esquema especial. Além disso, haverá atualização, em tempo real, das informações sobre previsão do tempo, trânsito e transportes nos canais oficiais do COR-Rio. No total, 78 torres da Polícia Militar ajudarão no monitoramento do público. O acesso de pedestres terá pontos de revistas. Está proibida a comercialização de garrafas de vidro pelos ambulantes, o cercamento de áreas públicas por barraqueiros, o estacionamento nas ruas vetadas pela CET-Rio, a carga e recarga de mercadorias após o horário determinado e a utilização de área maior do que a já concedida por quiosques.

Gilberto Gil e João Gomes farão shows

Na programação da festa organizada pela Riotur, muita música, arte e cultura em 13 palcos espalhados por toda a cidade. São diversas atrações, com shows de grandes artistas brasileiros como Gilberto Gil, que terá a participação de Ney Matogrosso, no Palco Rio, em frente ao Copacabana Palace. No mesmo local, a noite contará com a apresentação do cantor Belo, que receberá Alcione. João Gomes, ao lado de Iza, cantará seus sucessos No Palco Samba Amstel, na altura da Rua República do Peru, em frente ao Posto 6, o espaço será para quem gosta de samba no pé. Já o Palco Banco do Brasil Leme é dedicado à música gospel na programação do Réveillon 2026 em uma noite especial de celebração, fé e louvor à beira-mar.

Pela primeira vez, o Réveillon de Copacabana, por exemplo, terá em suas estruturas novas dimensões visuais, combinando mais tecnologia e desenhos inéditos. A queima de fogos, por sua vez, promete ser histórica: serão 19 balsas distribuídas ao longo da orla, quase o dobro do número utilizado em 2024, e 12 minutos de espetáculo pirotécnico no céu, o maior já realizado no Rio. Um show com 1.200 drones, em homenagem à cidade, fará parte do espetáculo, com imagens sincronizadas aos fogos de artifício e acompanhada de uma trilha sonora especial, assinada pelo DJ Alok.

Além de Copacabana, a tradicional queima de fogos será realizada em outros pontos do Rio de Janeiro para quem quiser curtir o Réveillon em alto astral: no Flamengo (em três balsas, com 10 minutos de duração), na Igreja da Penha (com 8 minutos), no Parque Oeste (com 6 minutos) e no Parque Realengo (com 6 minutos). E não é só isso. A festa contará ainda com outros 10 palcos: Parque Realengo, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Parque Oeste, Penha, Madureira, Piscinão de Ramos, Flamengo, Ilha do Governador e Paquetá. Todos eles com shows e apresentações de escolas de samba.

 

Confira as operações especiais:

 

METRÔ

O MetrôRio montou uma operação especial para o Réveillon 2026 em Copacabana, que será realizada das 19h do dia 31 até 5h de 1º de janeiro. Nesse período, o cliente só consegue embarcar no sistema metroviário usando o passaporte de embarque para o réveillon 2026 (QR Code e pulseira de retorno). A venda dos bilhetes especiais do metrô é feita exclusivamente pelo aplicativo ou site da concessionária.

A novidade este ano é a pulseira de retorno, que será entregue assim que o cliente validar o bilhete especial nas catracas na ida ao evento, e que tem como objetivo agilizar e melhorar o fluxo de embarque da volta. O preço do passaporte do metrô para o Réveillon de Copacabana é de R$ 15, que dá direito a ida e volta do evento.

A venda digital será encerrada às 18h do dia 31 ou antes, caso os passaportes se esgotem. O MetrôRio orienta que os clientes se planejem para comprar os passaportes de embarque (QR Codes e pulseira de retorno) com antecedência.

Para a ida ao evento na Praia de Copacabana, os clientes poderão escolher, no ato da compra do passaporte, cinco faixas de horário: 19h; 20h; 21h; 22h; e 23. Os clientes receberão um QR Code que deve ser apresentado para embarque nas estações no horário escolhido.

A compra dos bilhetes digitais pode ser efetuada via crédito ou pix no aplicativo ou site do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até 10 unidades por transação. O passaporte de embarque no metrô será válido apenas durante a noite de Réveillon, sem a possibilidade de reembolso ou uso posterior.

Embarque com o passaporte de Réveillon

Após a validação do passaporte do MetrôRio na catraca, na ida à Copacabana, será entregue ao cliente a pulseira de retorno que, obrigatoriamente, terá que ser apresentada na volta. O embarque pós-evento acontece sem horário fixo, somente com a utilização da pulseira especial, válida da meia-noite até as 5h do dia 1º.

Na ida, os passaportes de embarque serão aceitos em todas as estações, exceto Cardeal Arcoverde, que terá somente desembarque até meia-noite. A partir de meia-noite, as pulseiras de retorno só serão aceitas nas estações abertas para embarque. São elas: Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Mesmo quem não utilizar o QR Code na ida e for embarcar no metrô, após meia-noite, tem que retirar a pulseira de retorno, que deverá ser feito somente nas estações Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema, Jardim Oceânico/Barra da Tijuca e Maracanã, das 14h às 22h do dia 31.

Para ida e volta do evento, a concessionária recomenda que os passageiros deem preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana.

No dia 31, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais e Jaé (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até as 18h59 e voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, juntamente com a reabertura para embarques no sistema metroviário, que neste dia funcionarão em horário de feriado (das 7h às 23h).

Mais detalhes sobre o funcionamento do metrô

Para a operação especial de Réveillon do MetrôRio, que chega à sua 26ª edição, a concessionária reforçará o quadro de colaboradores do sistema metroviário e contará com orientadores de fluxo, para prestarem informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente.

A partir de meia-noite até as 5h de 1º de janeiro, somente as estações Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca permanecerão abertas para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.

Já no feriado de 1º de janeiro, o funcionamento das estações será das 7h às 23h, com exceção de Praça Onze, Saara/Presidente Vargas e Uruguaiana/Centro, que permanecerão fechadas. Essas três estações vão reabrir às 5h do dia 2 de janeiro.

Nos dias 31 e 1º, os trens da Linha 2 vão circular entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A concessionária reforça que, para a segurança de todos, não será permitido o transporte de grandes volumes, acima de 25 litros. Também não podem ser transportados no metrô fogos de artifício, vasilhames, garrafas, pranchas ou bicicletas durante a operação especial de Réveillon.

Gratuidades

Pessoas com deficiência (PCD), crianças até 6 anos e 11 meses acompanhados de um adulto com cartão válido de gratuidade ou bilhete digital, e maiores de 65 anos devem apresentar um documento oficial comprobatório nas catracas para embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.

Para mais informações sobre a venda do passaporte de embarque no metrô para o réveillon de Copacabana, gratuidades, e os horários de funcionamento do metrô durante a festa da virada, acesse o site ou procure o SAC do MetrôRio (0800 595 1111).

 

SUPERVIA

Estação Central do Brasil
– Fecha no dia 31/12 às 21h15
– Reabre no dia 1/1 às 00h20

Intervalos de atendimento
– Da reabertura até 2h: 17 min
– A partir de 2h: a cada hora

ÔNIBUS

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) montou um esquema especial para a operação dos ônibus no Réveillon de Copacabana para atender à população na virada do ano. Toda a operação será concentrada na região de Botafogo, que abrigará linhas de ônibus municipais e intermunicipais com a ativação do Terminal Enseada de Botafogo e pontos intermediários na Praia de Botafogo.

A partir das 19h, haverá fechamento do tráfego para veículos particulares em Copacabana, sendo permitido apenas o acesso de ônibus de linhas regulares e táxis.

Entre 18h e 21h, 24 linhas municipais e 11 linhas intermunicipais passarão a circular de forma especial em Copacabana para levar os passageiros até os palcos do Réveillon. As linhas circularão pela Avenida Prado Júnior, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, com o desembarque na Avenida Princesa Isabel. Os ônibus estarão sinalizados com a identificação “Réveillon Copacabana”.

Às 21h, tem início a operação especial do Terminal Enseada de Botafogo, com fechamento total das vias da região, inclusive para ônibus e táxis. A previsão é de que a operação do terminal seja encerrada às 5h, com reabertura gradual das vias interditadas, exceto na área de lazer da Avenida Atlântica.

Entre 21h e 5h, os embarques ocorrerão exclusivamente no Terminal Enseada de Botafogo, com organização por grupos de linhas, facilitando a orientação dos passageiros. As partidas contemplam linhas com destino à Zona Norte, Ilha do Governador, Centro e Grande Tijuca, Zona Oeste e Zona Sudoeste. Também haverá operação especial de linhas intermunicipais, com destinos para a Baixada Fluminense, Leste Fluminense e Região Serrana, incluindo municípios como Niterói, São Gonçalo, Maricá, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Petrópolis, com horários programados ao longo da madrugada.

A concentração da operação no Terminal Enseada de Botafogo proporciona maior fluidez na saída dos ônibus, melhor organização dos embarques, separação dos fluxos de pedestres e veículos e aumento da capacidade de atendimento ao público. As linhas que contam com operação especial estarão distribuídas ao longo do terminal.

Linhas municipais com partidas do Terminal Enseada de Botafogo

Zona norte
232 Lins de Vasconcelos
238 Água Santa
265 Marechal Hermes
298 Acari
312 Penha (via Olaria)
355 Madureira
399 Metrô Pavuna
457 Abolição
474 Méier (via Jacaré)
483 Penha

Ilha do Governador
324 Ribeira
328 Bananal

Centro e Grande Tijuca
169 Terminal Gentileza (via Central)
410 Saens Peña

Zona Oeste e Zona Sudoeste
363 Vila Valqueire
368 Riocentro
383 Realengo
388 Cesarão (via Santa Cruz)
393 Bangu
397 Terminal Campo Grande

Zona Oeste e Zona Sudoeste (Praia de Botafogo)
550 Cidade de Deus
553 Recreio dos Bandeirantes
554 Vargem Grande
2338 Campo Grande (via Magarça)

Linhas intermunicipais com partidas do Terminal Enseada de Botafogo

Leste Fluminense
740D – Charitas (Niterói): partidas 00h15, 1h30, 2h30 e 3h
775D – Charitas (Niterói): partidas 5h
2740D – Charitas (Niterói): partidas 1h, 2h, 3h30 e 4h30
9721D – Santa Izabel (São Gonçalo): 1h, 2h, 3h, 4h e 5h
4110D – São Gonçalo: 00h30, 1h30, 2h30 e 3h30
2146D – Maricá: partidas: 00h, 2h e 4h

Baixada Fluminense
2125C – Magé: partidas 1h, 2h40 e 5h
2951C – Duque de Caxias: 1h às 5h (intervalo de 30 minutos)
1955B – Nova Iguaçu: partidas 1h às 2h (intervalo de 30 minutos) e 2h às 5h (intervalo de 90 minutos)
1512B – Coelho da Rocha (São João de Meriti): partidas 1h às 2h (intervalo de 30 minutos) e 2h às 5h (intervalo de 90 minutos)

Região Serrana
Petrópolis: partidas: 1h, 1h30, 2h30 e 5h

 

TRÂNSITO

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará uma operação especial de trânsito para o Réveillon 2026, com a implantação de pontos de bloqueios e sinalização para garantir a segurança viária do público nos bairros de Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo, Ipanema e Leblon, na Zona Sul. O esquema operacional começará às 6h de terça-feira (30/12), com a proibição de estacionamento em diversas vias, para reduzir a possibilidade de conflito entre veículos e pedestres.

As interdições ao tráfego em Copacabana começam a 0h de quarta-feira (31/12), com o bloqueio do acesso de veículos de fretamento, como ônibus, micro-ônibus e vans, e a montagem de estruturas na Avenida Atlântica. A interdição total da Avenida Atlântica será às 7h, em toda a sua extensão até o Leme, incluindo a pista junto às edificações, além das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto. A partir das 19h começam os bloqueios de acesso a Copacabana, permitindo apenas ônibus e táxi. O bloqueio total de todos os acessos a Copacabana será a partir das 21h.

A Avenida Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo) e a Avenida das Nações Unidas (Enseada de Botafogo) serão interditadas às 19h, em ambos os sentidos, nos mesmos moldes do fechamento para a área de lazer. Os ônibus e os táxis terão acesso à Enseada até 21h.

A liberação dos acessos a Copacabana está prevista para as 5h de quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2026, mas a Avenida Atlântica permanecerá interditada, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel, em ambas as pistas. A partir das 10h, a pista das edificações da Avenida Atlântica será aberta e funcionará com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.

A pista junto à orla das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica, o Aterro do Flamengo e a Enseada de Botafogo, também permanecerão interditados até 18h, quando se encerram as áreas de lazer.

Ao todo, 180 agentes, entre operadores e apoiadores de tráfego, vão atuar nos eventos com apoio de 70 viaturas, entre carros, motocicletas e reboques. As equipes estarão empenhadas na implantação dos pontos de bloqueios para garantir a segurança viária ao público, e na orientação do trânsito a motoristas e pedestres.

A operação contará com 1.800 cones e bombonas e sinalização especial, como a instalação de galhardetes, placas de proibido estacionar, faixas de orientação e painéis de mensagens variáveis, que informarão sobre as alterações no trânsito, restrições de estacionamento, condições do tráfego e rotas alternativas.

O trânsito será monitorado em tempo real por técnicos da CET-Rio no COR-Rio), que poderão fazer ajustes na programação semafórica e acionar o apoio de reboques posicionados em pontos estratégicos para a desobstrução das vias.

Recomendações importantes

– Respeitar os locais de proibição de estacionamento, observando toda a sinalização implantada na região
– Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios viários procurando rotas alternativas para seus trajetos
– Observar e seguir as orientações dos agentes de trânsito

Interdições

A partir da 0h do dia 31/12
– Proibido o acesso e estacionamento de veículos de fretamento (ônibus, micro-ônibus e vans) nos bairros de Copacabana e Leme

A partir das 7h do dia 31/12
– Interdição total da Av. Atlântica, em toda a extensão (inclusive no trecho do Leme), incluindo a pista junto às edificações e todos os seus acessos
– Bloqueio da pista da Av. Delfim Moreira junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados
– Bloqueio da pista da Av. Vieira Souto junto à orla, como ocorre aos domingos e feriados

A partir das 19h do dia 31/12
– Bloqueio dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo
– Bloqueio da Enseada de Botafogo e do Aterro do Flamengo
– Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até às 21h

A partir das 19h30 do dia 31/12
– Bloqueio da Rua Barata Ribeiro, altura da estação do Metrô Cardeal Arcoverde, entre a Rua Rodolfo Dantas e a Rua General Azevedo Pimentel. O desvio será feito para a Rua Tonelero

A partir das 21h do dia 31/12
– Bloqueio total dos acessos a Copacabana para todos os tipos de veículos

Liberação das vias

A partir das 5h do dia 1/1
– Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Princesa Isabel, em ambas as pistas
– A pista junto à orla das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto permanecerão interditadas, até o fim da área de lazer, o Aterro do Flamengo e a Enseada de Botafogo, em ambos os sentidos

A partir das 10h do dia 1/1
– Será aberta a pista das edificações da Av. Atlântica, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados

Proibição de estacionamento

Para reduzir a possibilidade de conflito entre veículos e pedestres que circularão pelas vias de Copacabana, bem como para desestimular a utilização de veículos de passeio para chegar ao bairro, o estacionamento estará proibido em toda a extensão da Av. Atlântica e nas suas vias de acesso a partir das 6h do dia 30/12.

Das 6h do dia 30/12/2025 às 21h do dia 2/1/2026
– Av. Nossa Senhora de Copacabana: ambos os lados, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e Av. Princesa Isabel
– Rua Barata Ribeiro: ambos os lados, toda a extensão.
– Av. Rainha Elizabeth da Bélgica: trecho entre a Av. Atlântica e a Rua Tereza Aragão: ambos os lados, exceto nas baias existentes
– Rua Raul Pompéia: ambos os lados, toda extensão
– Rua Francisco Sá: ambos os lados, trecho entre a Rua Gomes Carneiro e a Av. Nossa Senhora de Copacabana
– Rua Teresa Aragão, ambos os lados
– Rua Prudente de Moraes: ambos os lados, toda a extensão

Das 18h do dia 30/12/2025 às 10h do dia 1/1/2026
– Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em ambos os lados, no trecho compreendido entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Antônio Vieira, exceto nas baias existentes
– Rua Gustavo Sampaio, ambos os lados, toda a extensão
– Rua Antônio Vieira, ambos os lados, inclusive nas baias existentes;
– Rua Fernando Mendes, ambos os lados
– Rua Aurelino Leal, ambos os lados, no trecho entre a Rua Gustavo Sampaio e a Av. Atlântica
– Rua Anchieta, ambos os lados, no trecho entre a Rua Gustavo Sampaio e a Avenida Atlântica
– Rua Martim Afonso, ambos os lados, no trecho entre a Rua Gustavo Sampaio e a Avenida Atlântica
– Av. Pasteur, ambos os sentidos, em ambos os lados, entre a Av. Portugal e a Rua Venceslau Brás, exceto para ônibus e micro-ônibus de turismo, pelo período máximo de 4h, na pista sentido Botafogo, na baia existente junto ao canteiro central, no trecho entre o acesso à Rua Xavier Sigaud e a Av. Venceslau Brás
– Av. Lauro Sodré, ambos os sentidos, em ambos os lados

Das 23h do dia 30/12/2025 às 6h do dia 1/1/2026
– Rua Tonelero, ambos os lados, toda extensão
– Av. Princesa Isabel, ambos os sentidos, ambos os lados
– Av. Prado Júnior, ambos os lados, inclusive nas baias existentes
– Rua Belford Roxo, no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados
– Rua Ronald de Carvalho: no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados
– Rua Ministro Viveiro de Castro, ambos os lados, no trecho entre a Ronald de Carvalho e a Rua Duvivier
– Rua Duvivier, ambos os lados, toda extensão
– Rua Rodolfo Dantas, ambos os lados (inclusive nas baias)
– Praça Cardeal Arcoverde
– Rua República do Peru, ambos os lados (inclusive nas baias), no trecho entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana
– Rua Paula Freitas, ambos os lados, no trecho entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana
– Rua Hilário de Gouveia, ambos os lados, no trecho entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Nossa Senhora de Copacabana
– Rua Siqueira Campos, ambos os lados, em toda a extensão
– Rua Figueiredo de Magalhães, ambos os lados, entre a Av. Atlântica e a Rua Joseph Bloch (inclusive nas baias)
– Rua Santa Clara, ambos os lados, toda a extensão
– Rua Constante Ramos, ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica
– Rua Bolívar, toda a extensão, ambos os lados
– Rua Xavier da Silveira, ambos os lados, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica (inclusive nas baias)
– R. Miguel Lemos, ambos os lados (inclusive nas baias), toda a extensão
– Av. Henrique Dodsworth, ambos os lados
– Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, toda extensão
– Rua Bulhões de Carvalho, entre a Rua Gomes Carneiro e a Av. Rainha Elizabeth da Bélgica
– Av. Beira Mar, em ambos os lados, em ambas as pistas de rolamento, no trecho compreendido entre a Av. Rio Branco e o Largo da Glória
– Praia do Flamengo, em ambos os lados, em ambos os sentidos
– Rua Real Grandeza, ambos os lados, no trecho entre a Rua Mena Barreto e o Túnel Alaor Prata (Túnel Velho)
– Rua da Passagem, Exceto nas baias
– Praia de Botafogo, entre a Rua Voluntários da Pátria e a R. São Clemente
– Praça Pimentel Duarte, em ambos os lados, junto ao Clube Guanabara
– Av. das Nações Unidas, junto ao canteiro central, em ambos os lados, e/f a Praça Pimentel Duarte
– Av. Epitácio Pessoa, pista junto às edificações, lado esquerdo do sentido de circulação, ao longo do bordo junto à alça de subida do Viaduto Augusto Frederico Schmidt, lado oposto ao trecho compreendido entre às edificações de números 2.142 e 2.256
– Rua Teixeira de Melo, em ambos os lados, no trecho entre a Av. Viera Souto e a Rua Visconde de Pirajá, inclusive nas baias
– Rua Jangadeiros, no trecho entre a Rua Visconde de Pirajá e a Rua Prudente de Morais, inclusive na baia junto à Praça General Osório
– Rua Barão da Torre, ambos os lados, entre a Rua Teixeira de Melo e a Rua Vinícius de Moraes
– Rua Joana Angélica, ambos os lados, entre Rua Prudente de Moraes e Av. Epitácio Pessoa
– Rua Farme de Amoedo, entre a Av. Vieira Souto e a Rua Prudente de Morais, ambos os lados
– Praça Eugênio Jardim
– Praça Serzedelo Corrêa, no trecho compreendido entre a Rua Hilário de Gouveia e Rua Siqueira Campos, ambos os lados
– Av. Vieira Souto, em ambos os lados, em ambos os sentidos, inclusive nas baias do canteiro central (exceto para ônibus linhas regulares, das 22h do dia 31/12 às 05h do dia 01/01)

Das 23h do dia 30/12/2025 às 10h do dia 1/1/2026
– Avenida Atlântica, em ambas as pistas, em toda a extensão, inclusive nas baias existentes
– Av. Atlântica, nas baias do canteiro central, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme)

Das 7h do dia 31/12/2025 às 6h do dia 1/1/2026
– Rua Marechal Mascarenhas de Morais, lado direito do tráfego, entre as ruas Tonelero e Barata Ribeiro (Operação Metrô – saída do público)

 

ORDEM PÚBLICA

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) montaram um esquema especial para celebrar o Réveillon de 2025/2026, em Copacabana, e contará com emprego de 1.370 agentes no bairro em ações de ordenamento urbano, de trânsito, além de promover a orientação dos cariocas e turistas que acompanharão a queima de fogos. O efetivo atuará em turnos, a partir das 6h do dia 30 de dezembro até o dia 1º de janeiro. Do total de agentes, 471 serão empregados exclusivamente no monitoramento e fiscalização do trânsito. Além disso, a operação vai contar com o apoio de 90 viaturas, entre carros e motos, além de dez reboques. As equipes também atuarão com foco na fiscalização de ambulantes, especialmente para coibir a venda de garrafas de vidro, quiosques e barracas de praia.

Agentes da Coordenadoria de Controle Urbano, Subsecretaria de Operações, Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas, Rio + Seguro e demais coordenadorias da Seop estarão envolvidas na operação. Como nas edições anteriores, o Centro de Comando e Controle Móvel da Guarda Municipal ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, com acesso ao Mapa Operacional da GM-Rio que monitora em tempo real a localização de cada agente, dando mais agilidade no flagrante e coerção de delitos. A operação contará ainda com agentes do Grupamento de Operações com Cães (GOC) atuando no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, em ação preventiva de patrulhamento e em apoio ao público. A operação envolverá todos os grupamentos especiais da GM-Rio, contando também equipes dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE) e Tático Móvel (GTM), além do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM).

As equipes do Grupamento Especial de Trânsito farão a implantação e o monitoramento dos pontos de bloqueio de acordo com o planejamento feito pela CET-Rio. Os guardas municipais também ficarão responsáveis pela implantação dos bloqueios na área de lazer, fiscalização da proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e a fiscalização e o monitoramento das estações do metrô. Os agentes vão monitorar também pontos estratégicos para fiscalizar o estacionamento de ônibus fretados.  Para realizar as ações de trânsito, as equipes terão o suporte de rádios transmissores e smartphones para o contato direto com o COR-Rio, permitindo a comunicação imediata em situações de emergência ou em relação a mudanças de sinalização, priorizando a fluidez e a escoação do público ao término do evento. Dois drones também serão utilizados nas ações preventivas da Seop e da Guarda Municipal.

A GM-Rio também realizará a distribuição de pulseiras de identificação para crianças que vão participar do evento. As pulseiras são feitas com material impermeável e bastante resistente permitindo seu uso na água do mar. A distribuição será feita pelos guardas municipais que estarão nas barreiras de acesso à Praia de Copacabana e também na orla. A ação, que já é tradicional nesse período, é mais uma ferramenta para auxiliar na rápida identificação de crianças caso se percam dos responsáveis.

 

CENTRO DE OPERAÇÕES – 700 CÂMERAS

Todos os pontos da cidade onde haverá palcos para o Réveillon 2026 contarão com monitoramento do COR-Rio. Serão cerca de 700 câmeras acompanhando a movimentação nas festas organizadas pela Prefeitura pela cidade. Somente em Copacabana serão 307 equipamentos no local da festa e nos principais acessos ao bairro para monitorar a chegada e a saída do público, os bloqueios de trânsito e apoiar as ações de vigilância da região. São 67 dispositivos a mais em relação aos utilizados na última festa da virada do ano.

Além da ampliação do parque de câmeras, o Réveillon 2026 em Copacabana terá a modernização do sistema de monitoramento da orla – pistas da Avenida Atlântica, calçadão e faixa de areia. Serão instalados mais seis equipamentos com superzoom, que permitem aproximar a imagem em até 15x, sem perda de qualidade. Com estes, o número de câmeras de longo alcance na Praia de Copacabana chega a 14. Os dispositivos visualizam até 300 metros a partir do ponto de posicionamento da câmera, e podem ser controlados remotamente por operadores do COR-Rio.

COR Avançado

Uma base avançada do COR-Rio será instalada na orla de Copacabana. Diretamente de um contêiner duplo, equipado com telões, uma equipe de 20 operadores fará o monitoramento exclusivo do bairro, executando o acionamento imediato de equipes operacionais em caso de emergências. Ao todo quatro drones serão utilizados para acompanhar a movimentação nos três palcos e nos acessos ao bairro.

Mais de 200 representantes de diversas secretarias e de órgãos operacionais da Prefeitura do Rio, órgãos estaduais de segurança e concessionárias de serviços públicos estarão de plantão na sede do COR-Rio, na Cidade Nova, com visão geral das festas que serão realizadas em toda a cidade. Os operadores terão contato direto com os organizadores das celebrações, o que facilita o deslocamento de equipes de emergência, em caso de necessidade.

Informação para o cidadão

Turistas e a população em geral podem baixar o aplicativo COR.Rio para se conectarem com as principais informações sobre a cidade: trânsito em tempo real, previsão do tempo, interdições, estágios operacionais, níveis de calor, entre outras. Além disso, são disponibilizadas as mais de cinco mil câmeras da Prefeitura do Rio. O app do COR-Rio é gratuito, está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais de aplicativos, e conta com versões em português, inglês, espanhol, francês e chinês.

O COR-Rio também conta com outros canais de comunicação para manter a população atualizada. Um painel digital de 120m² localizado na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, exibirá boletins com informações de utilidade pública relacionadas ao tempo na cidade, além dos esquemas especiais de trânsito e transporte para o Réveillon na cidade.

Outros 16 mil painéis, aproximadamente, também exibirão as mensagens de serviço em espaços públicos como ônibus, terminais rodoviários, aeroportos, estações de trem, metrô e VLT, abrigos de ônibus, relógios, totens e estações de aluguel de bicicleta; e locais privados, como shoppings e edifícios comerciais e residenciais.

Por meio do perfil @operaçõesrio nas redes sociais (X, Instagram, Facebook, Threads e Bluesky), do site e do canal de notícias do COR-Rio no WhatsApp, o Centro de Operações também fará uma cobertura especial do Réveillon na cidade, em tempo real, com equipes em esquema de plantão para a festa da virada do ano.

 

SAÚDE – Público terá estrutura com quatro postos médicos

Para dar suporte ao público que for passar o Réveillon na orla de Copacabana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contará com uma estrutura com quatro postos médicos equipados e preparados para o atendimento a casos de urgência e emergência. As unidades funcionarão a partir das 17h30 do dia 31 de dezembro até 5h do dia 1º de janeiro de 2026, para a assistência aos pacientes que apresentarem quadros de urgência, seja mal-estar, traumas, cortes, etc. Ao todo serão 230 trabalhadores da saúde envolvidos na operação da SMS na maior festa popular da virada de ano.

Os postos estarão localizados na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Princesa Isabel, da Praça do Lido, da Rua República do Peru e da Rua Siqueira Campos, e serão preparados com recursos assistenciais para eventos com múltiplas vítimas. Cada posto terá área física em torno de 200 metros quadrados, leitos clínicos e outros com suporte avançado (com respirador, monitor, etc) e poltronas de hidratação, além de equipamentos, instrumentos e medicamentos para o atendimento de emergência. Ao todo serão 48 leitos, sendo oito de suporte avançado, e 50 poltronas de hidratação.

A equipe assistencial contará com 37 médicos, 27 enfermeiros, 36 técnicos de enfermagem, além de funcionários operacionais. Equipe de maqueiros estará a postos para auxiliar as pessoas que precisarem se deslocar da pista/areia aos postos médicos. Para os casos mais graves, que necessitem de remoção para UPAs ou hospitais, haverá 30 ambulâncias com suporte de UTI móvel com equipes próprias (médicos, enfermeiros e motoristas). As transferências serão coordenadas pela Central Municipal de Regulação. Os hospitais receberão reforços nos plantões para atender a demanda do Réveillon.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) pôs em prática uma articulação integrada com todos os quiosques administrados pela Orla Rio, concessionária responsável pela operação e manutenção de 309 estabelecimentos nas praias da cidade do Rio, realizando sessões de alinhamento e esclarecimento sobre boas práticas sanitárias, coleta de amostras para análise laboratorial e inspeções. No dia da virada, equipes do IVISA-Rio estarão presentes inspecionando serviços, postos médicos e ambulâncias.

A Superintendência de Vigilância em Saúde realiza o monitoramento do cenário epidemiológico do município no período pré-evento. Durante o evento, as equipes técnicas monitoram, detectam e investigam os casos de notificação compulsória atendidos nos postos médicos instalados na orla, bem como possíveis emergências em saúde pública. No período pós-evento, mantém o acompanhamento do cenário epidemiológico com o objetivo de identificar eventuais alterações nos padrões das doenças. Além disso, também são desenvolvidas ações de prevenção e controle de agravos de interesse para a saúde pública, com ênfase nas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Como parte das ações de promoção da saúde e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Superintendência de Promoção da Saúde irá disponibilizar preservativos nos quiosques da orla de Copacabana durante o período do Réveillon.

A SMS reforça o alerta para que pais ou responsáveis fiquem atentos às crianças, que devem ter pulseira de identificação, além de cópias de identidade e número de telefone de contato para o caso de se perderem. Outras recomendações importantes para quem for ao evento são manter a medicação de uso contínuo, se hidratar bebendo bastante água, moderar na ingestão de bebidas alcoólicas, usar roupas leves, evitar andar descalço, atenção quanto à procedência ao consumir bebidas e alimentos, carregar documento de identificação e telefone para contato de emergência.

 

COMLURB – megaoperação de limpeza

A Comlurb preparou uma megaoperação especial de limpeza para o Réveillon 2026 da cidade. A Companhia contará com 5.260 garis, distribuídos em todos os pontos de festejo. A quantidade de contêineres será a maior de todos os tempos. A aposta é que o público faça o descarte correto dos resíduos, o que vai facilitar o trabalho dos garis e agilizar a limpeza e o tempo de entrega após o evento. A Comlurb também fará a maior operação de limpeza hidráulica das vias já realizada na cidade, com 26 pipas d´água e 26 motobombas com sistema de alta pressão. Serão usadas ainda as novas varredeiras de grande porte para dar um melhor acabamento e limpeza mais fina das ruas.

Serão seis mil contêineres de 240 litros e mais mil de grande porte, de 1.200 litros, totalizando sete mil. Os trabalhos serão realizados com o apoio de 440 veículos e equipamentos, entre caminhões compactadores e basculantes, varredeiras, pipas d ́água para lavagem das vias com água de reuso, pás mecânicas e tratores de praia.

Só para a tradicional festa em Copacabana serão 1.933 garis, atuando na pré-limpeza, de 31/12, no dia e no repasse pós-evento, na tarde/noite de 1/1/26. Os profissionais vão trabalhar com o apoio de 213 veículos e equipamentos. A Comlurb vai disponibilizar dois mil contêineres de 240 litros e outros 500 de grande porte (1.200 litros), distribuídos em toda a orla de Copacabana e pontos de acesso à festa. Cada um dos quatro postos médicos montados pela SMS contará com dois garis para a limpeza.

A operação especial de Réveillon tem início no dia 31, com a pré-limpeza, com ações em toda a extensão da Av. Atlântica, incluindo o calçadão dos prédios, as pistas e as vias de acesso, desde o período da manhã. Já a partir das 20h ocorre a manutenção do serviço. A limpeza pós-evento começa ainda na madrugada para que a Comlurb entregue o quanto antes as vias e as calçadas limpas no primeiro dia do ano de 2026, com tudo lavado e desodorizado para a liberação das pistas.

Além de Copacabana, haverá operação especial em diversos pontos da cidade, com 3.326 garis, que vão atuar com o apoio de 226 veículos e equipamentos. Os locais de festa incluem os novos parques da cidade. Locais que receberão operação especial: Praia do Flamengo, Praia de Botafogo, Praia da Urca e Praia Vermelha, Praia do Leblon, Praia de Ipanema e Praia do Diabo, São Conrado, Piscinão de Ramos, Penha, Parque Madureira, Barra da Tijuca, Reserva, Recreio, Prainha, Grumari, Joatinga, Praia de Sepetiba, Barra de Guaratiba, Praia da Bica, Pedra de Guaratiba, Ilha de Paquetá, Parque Oeste (Inhoaíba) e Parque Realengo.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL – pulseiras para as crianças

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) preparou um esquema especial de atendimento para a virada do ano. As ações serão realizadas nos 13 palcos do Réveillon distribuídos pela cidade.

Entre as medidas adotadas, a SMAS fará a identificação de crianças por meio de pulseiras com informações de contato de pais ou responsáveis. A iniciativa tem caráter preventivo e busca facilitar a localização rápida das famílias em casos de desencontro. As pulseiras serão distribuídas por equipes itinerantes de educadores sociais, nos pontos de atendimento e em circulação próxima aos palcos.

Além da identificação, os profissionais da SMAS estarão de prontidão para trabalhar na proteção de crianças e adolescentes, no atendimento a situações de violação de direitos e na busca ativa e acolhimento temporário de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A atuação da SMAS terá horários específicos. Em Copacabana, as equipes estarão no Palco Rio, Palco Samba e Palco Leme, das 15h do dia 31 de dezembro às 5h do dia 1º de janeiro. Nos demais palcos da cidade, a atuação ocorrerá das 18h do dia 31 às 3h do dia 1º. Todos os conselhos tutelares terão equipes de plantão.

 

SECRETARIA DA MULHER – atendimento às mulheres

A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e Cuidados terá profissionais identificadas e preparadas para oferecer suporte imediato em casos de assédio ou violência. Os banheiros femininos serão adesivados com a campanha do Rio+Seguro para Mulheres, contendo QR code para o site Mulher.Rio, que fornece orientação em casos situação de violência.

 

SECRETARIA DE CONSERVAÇÃO – Operação Abre Ralo

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos realiza manutenção preventiva nos ralos e bueiros das calçadas públicas da cidade, onde haverá os shows gratuitos para o Réveillon Rio 2026. O objetivo da Operação Abre Ralo é limpar as galerias pluviais e prevenir alagamentos caso chova na noite da virada.

No dia 31, equipes de emergência da Comlurb e da Conservação estarão de plantão em toda a cidade, com reforço nos locais onde estão montados os 13 palcos com atrações ao público. Na orla de Copacabana e Praia do Flamengo haverá duas gerências de plantão, com equipamentos para drenar a água da chuva caso necessário.

Também serão monitorados pontos na Praia de Ramos, Penha, Parque Madureira, Praia de Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Parque Oeste, Parque Realengo e Ilha do Governador.

 

CAPITANIA DOS PORTOS

A Marinha do Brasil fará, até o dia 30, as pré-inspeções de segurança. No dia 31 será realizada a inspeção final. São esperadas de 200 a 300 embarcações de esporte e recreio e transporte de passageiros no Réveillon. Os aprovados receberão um selo de passe livre, enquanto os condutores usarão uma pulseira zero-álcool.

Em Copacabana, a Marinha atuará com 10 lanchas rápidas, nove lanchas de apoio, um navio de patrulha oceânica, um aviso patrulha, num total de 400 marinheiros.

Na Baía de Guanabara e na Praia de Copacabana haverá interdição marítima nas proximidades das balsas de fogos entre 18h do dia 31 e 2h do dia 1º, exceto para os portadores do passe livre e da pulseira zero-álcool.

A Capitania dos Portos informa que poderá restringir ou proibir a navegação na Baía de Guanabara e na Praia de Copacabana em caso de mau tempo.

 

Shows do Réveillon Rio 2026: confira a programação da Maior Virada do Mundo  

PALCO RIO (Copacabana):

18h – DJ Cady (abertura e intervalos)
20h – Gilberto Gil + Ney Matogrosso
22h30 – Belo + Alcione
00h12 – João Gomes + Iza
1h40 – Alok
3h30 – G.R.E.S Beija-Flor

PALCO SAMBA AMSTEL (Copacabana):

18h – DJ Tamy (abertura e intervalos)
20h – Roberta Sá
22h – Mart’nália
00h12 – Diogo Nogueira
1h40 – Feyjão + Bloco da Preta
3h30 – G.R.E.S Grande Rio

PALCO BANCO DO BRASIL (Leme):

19h – DJ Marcelo Araújo (abertura e intervalos)
19h20 – Midian Lima
20h45 – Samuel Messias
22h15 – Thalles Roberto
00h12 – Grupo Marcados

PALCO PARQUE DE REALENGO

18h – DJ
19h – DJ Rafael Nazareth
20h30 – Nego Alvaro
22h – Nem da Tia Doca
23h45 – momento da virada
00h15 – Sambay
2h – Mocidade

PALCO SEPETIBA

18h – DJ
20h – Darlan
21h30 – Tília
22h30 – Juninho Thybau
23h45 – momento da virada
00h20 – Caju pra Baixo
2h – Unidos da Tijuca

PALCO PEDRA DE GUARATIBA

18h – DJ
19h30 – Alex Cohen
21h – Mc Bob Rum
22h30 – Marina Julia
23h45 – momento da virada
00h20 – Délcio Luiz
2h – Paraíso do Tuiuti

PALCO PARQUE OESTE

18h – DJ
19h30 – Pagodelas
21h – Fróes
22h30 – O Batuke 21
23h45 – momento da virada
00h20 – Leandro Sapucahy
2h – Mangueira

PALCO PENHA

18h – DJ
19h – Michael Sullivan
20h30 – Purabatucada
22h – Thais Macedo
23h45 – momento da virada
00h20 – Dudu Nobre
2h – Salgueiro

PALCO MADUREIRA

18h – DJ
18h30 – Império Serrano
19h30 – Velha Guarda da Portela
21h – DJ Michell + Black Elite
22h30 – Família Diniz
23h45 – momento da virada
00h20 – Sombrinha
2h – Portela

PALCO PISCINÃO DE RAMOS

18h – DJ
19h – Siri de Ramos
20h30 – Sylvinho Blau Blau
22h – Ana Petkovic
23h – MC Cacau
23h45 – momento da virada
00h20 – Balacobaco
2h – Imperatriz

PALCO FLAMENGO

18h – DJ
20h30 – Joanna
22h – Samba do Trabalhador
23h45 – momento da virada
00h12 – Tributo a Raul Seixas
2h30 – Vila Isabel

PALCO ILHA DO GOVERNADOR

18h – DJ
19h – Roda de Santa Rita
20h30 – Arlindinho
22h30 – União da Ilha
23h45 – momento da virada
00h20 – Mosquito
2h – Viradouro

PALCO PAQUETÁ

18h – DJ
19h – Ryon Sax
20h30 – Fogo e Paixão
22h – Afromix
23h45 – momento da virada
00h20 – Marcos Santos
2h – Acadêmicos de Niterói

Categoria:

  • 26 de dezembro de 2025
  • Marcações: Planejamento operacional Prefeitura do Rio réveillon 2026