JEREMOABO AGORA

NOTICIAS DE JEREMOABO E REGIÃO, SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Visitantes e comerciantes elogiam ‘Cidade do Forró’, mais um atrativo do Festival Forró Verão em João Pessoa

Passeando em um fim de tarde pela Orla de João Pessoa, entre Cabo Branco e Tambaú, Maria Raquel e duas amigas se deparam com uma cidade interiorana erguida sobre as areias da praia, bem ao lado do palco do Festival Forró Verão. Elas observam com curiosidade e resolvem conhecer o lugar. Após atravessaram um ‘portal’, seguiram por um longo tapete amarelo-azulado, rodeado por um cercadinho de madeira. Ao final, chegam a uma segunda portaria e entraram na cidadezinha.

O que era apenas um despretensioso passeio pela Orla da Capital, se transforma em uma experiência única. As amigas puderam contemplar o entrelaçar de dois universos que lhes pareciam opostos até então: o litoral e o clima acolhedor interiorano das festas juninas nordestinas.

“Sou do Sertão da Paraíba, Tavares, mas moro aqui na Capital há três anos. Sinto falta das festinhas de interior e encontrei no Festival Forró Verão uma forma de atenuar as saudades. Não esperava que o festejo de início do ano viesse a se aproximar com tanta criatividade e maestria das festas juninas da minha infância. Com a inauguração da Cidade do Forró, o Festival, finalmente, ficou completo”, afirmou Maria Raquel.

Em sua terceira edição, o Festival Forró Verão ganhou esse espaço atrativo, a Cidade do Forró, um ambiente aconchegante que promete impulsionar ainda mais a economia criativa, a geração de renda e o turismo em João Pessoa. A área reúne o comércio de comidas típicas, barracas de artesanato, forró pé-de-serra, além de um espaço cenográfico que busca referenciar a cultura popular nordestina. Com funcionamento diário, nas proximidades do Busto de Tamandaré, a Cidade do Forró, construída em uma parceria público-privado, se torna um convite irrecusável para moradores e turistas experimentarem o que há de melhor na culinária, na música e na cultura do verão pessoense.

“A iniciativa da Prefeitura em promover este espaço cultural, artístico e comercial traz um impacto significativo para o município, seja em relação ao cotidiano dos moradores, assim como com a dinâmica do turismo e da geração de renda. Atrativos como este fazem a diferença”, ressalta o secretário-executivo de Turismo, Daniel Rodrigues.

Conhecendo a Cidade do Forró – Os visitantes, logo ao entrarem na charmosa cidadezinha cênica – com vista para o mar – , são recepcionadas pela beleza de uma enorme fogueira cenográfica, tendo um coreto à sua frente (usado como palco pelos trios de forró). Do lado esquerdo é possível visualizar a Vila dos Artesãos, com uma diversidade de produtos confeccionados por artesãs locais do Grupo Belas Artes. Seguindo um pouco mais à frente encontramos a Vila Paraíba, um espaço que se propõe a apresentar a multiplicidade dos festejos paraibanos, tendo por mote forró como gênero musical.

Bem em frente à Vila Paraíba, está a Casa do Forró, um memorial de cenografia inédita, constituído por diferentes espaços que homenageiam personalidades nordestinas de gerações variadas, com destaque para as paraibanas. Por fim, a Vila Gastronômica, com seu diversificado cardápio de comidas típicas, complementa o cenário que compõe a Cidade do Forró.

Marcus Alves, diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), destaca que a Capital da Paraíba inova e traz o forró para a alta estação. “A Cidade do Forró é ambientada nesse contexto de trazer mais elementos para a vivência e para a experiência do morador de João Pessoa e do turista que está nos visitando em torno da cultura do forró, que nós antecipamos pelo menos em seis meses, uma vez que o forró só ganha visibilidade no mês de junho. João Pessoa inova, se antecipa e traz o forró para a alta estação, dando condições para que o morador e o turista possam se divertir nas noites de sábado e agora todas as noites com a Cidade do Forró”, frisou.

Nas palavras de Jomário Souto, diretor da Medow Entretenimento e idealizador cenográfico da Cidade do Forró, este projeto veio para somar com o histórico de sucesso do Festival Forró Verão. “São dois projetos promovidos pela Prefeitura da Capital que se somam, contribuindo, ainda mais, para a geração de renda e para tornar João Pessoa um berço do turismo. E essa mistura de verão com o forró é uma coisa maravilhosa! A gente está aqui fazendo o nosso forró, independente da época. Até porque forró não tem época”, declara.

A artesã Maria José concorda com Jomário Souto. Para ela, esse espaço criativo veio como um “divisor de águas”, não só para o empreendedor local, como também para alavancar o turismo. “Eu creio que este seja o primeiro de muitos. A movimentação está maravilhosa e as vendas também. O turista chega aqui e fica admirado”, relata.

Ela explica, ainda, que além do “apurado” durante o evento, essa visibilidade proporcionada pela Cidade do Forró auxilia o empreendedorismo do pós venda. “Os visitantes vêm, compram, levam o nosso cartão e depois ligam pra fazer novos pedidos. Além disso, acabam divulgando o nosso trabalho. A gente se sente valorizada”, conclui.

Já Fernando Macedo, que comercializa pratos da culinária nordestina (carnes de bode, cabra e cordeiro), diz que os turistas se encantam com a nossa cozinha regional. “E nesses poucos dias de funcionamento, a gente já percebeu que vai ter um excelente retorno financeiro. Eu acredito que o prefeito Cícero Lucena deu uma grande acertada realizando esse projeto”, afirma.

E não só os turistas se encantam com os atrativos oferecidos pela Cidade do Forró, mas, também, os moradores, como é o caso de Maria Raquel e suas amigas que, ao fim do passeio, se despedem prometendo retornar. “A gente sente no ar a cultura do interior. Isso é muito legal. E eu gostei muito da parte do artesanato. Voltaremos outras tantas vezes, com certeza”, declara.

Lidiane Calado, produtora operacional da Medow Entretenimento, explicou que o horário de funcionamento da Cidade do Forró foi ampliado devido à grande procura dos visitantes. “Desde a inauguração, as pessoas não param de chegar. Às vezes, antes das quatro horas da tarde já estão aqui querendo entrar. Vêm muitas famílias com crianças”, relata.

A Cidade do Forró funciona todos os dias, das 16h às 23h. Porém, aos sábados, a Vila da Gastronomia funcionará até o final das apresentações no palco principal do Festival Forró Verão.

“O Festival Forró Verão, na sua terceira edição, tem se mostrado novamente um festival muito vitorioso e de sucesso. Desde o primeiro ano, ele se mostrou como um grande instrumento de criação de um novo mercado para o forró paraibano e nordestino. Temos apresentado uma grade de artistas de excelência e isso contribui, evidentemente, para a atração de um público massivo como nós temos observado”, evidencia Marcus Alves.

Confira a programação do Festival Forró Verão:

Dia 10 (sábado)

Solange Almeida

Waldonys

Cavalo de Pau

Banda Cascavel

Dia 14 (quarta) – DVD Lucy Alves e convidados

Dia 15 (quinta) – Danieze Santiago e convidados

Dia 17 (sábado)

Dorgival Dantas

Desejo de Menina

Sâmya Maia

Duquinha

Dia 22 (quinta) – DVD Raphaela Santos e convidados

Dia 24 (sábado)

Walkyria Santos

Nando Cordel

Cavaleiros do Forró

Kelly Silva

Dia 29 (quinta) – Victor Santos e convidados

Dia 31 (sábado)

Flávio José

Mastruz com Leite

Ranniery Gomes

Gitana Pimentel