Secretários de Trabalho do Rio se reúnem para discutir ampliação da oferta de vagas de emprego – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Em pauta, o trabalho nos municípios fluminenses. O Parque Bondinho Pão de Açúcar, na Urca, abre suas portas, nesta sexta-feira (29/8), para a realização do Fórum Fluminense de Secretários e Gestores de Trabalho (Fortrab). A partir das 14h, secretários de Trabalho e Renda de diversos municípios do estado estarão reunidos para discutir novas estratégias de ampliação da oferta de vagas de emprego e a realização de cursos profissionalizantes. O Fortrab reúne atualmente 180 diferentes gestores de mais de 60 cidades do estado.
– A importância do Observatório do Trabalho para o avanço de políticas públicas será um dos temas centrais do nosso encontro. Mas abordaremos também outras questões, como a jornada 6X1, os impactos das grandes plataformas prestadoras de serviços de transporte no mercado, a inteligência artificial no mundo do trabalho, o tarifaço do presidente americano Donald Trump, entre outros assuntos – adiantou o secretário de Trabalho e Renda do Rio, Manoel Vieira.
Segundo o secretário, antes do início dos debates, o arquiteto e urbanista Carlos Fernando de Andrade, ex-superintendente do IPHAN e um dos maiores especialistas na história do urbanismo do Rio, comandará, às 13h, uma visita guiada no local, abordando aspectos da história da cidade de acordo com o avanço dos meios econômicos de produção e da industrialização e desindustrialização da capital.
De acordo com Eduardo Amorim, secretário de Trabalho de Nilópolis e presidente do Fortrab, das 92 cidades do estado, atualmente cinco têm conselhos e fundos municipais de trabalho. São elas: Rio, Niterói, Belford Roxo, São João de Meriti e Magé.
– Magé, que foi a última cidade a criar o seu conselho, já está com recursos no fundo e que estão sendo investidos em projetos como a 3ª Jornada de Jovens Talentos. Nós estamos auxiliando outras 30 cidades do estado a criar seus conselhos e fundos para que possam receber recursos federais para serem aplicados em seus desenvolvimentos.
Para Graziela Souza, coordenadora do Observatório do Trabalho Carioca, é importante que, antes das tomadas de decisão e da formulação de políticas públicas, secretários e gestores se orientem por dados e evidências sobre a realidade do mundo do trabalho.
– O Fortrab Rio tem como objetivo incentivar os principais tomadores de decisão do Executivo a investir na criação de observatórios, na produção de estudos, na capacitação de equipes técnicas e, sobretudo, na integração entre secretários e gestores, promovendo uma atuação mais coordenada.
Além do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foram convidados para o fórum o empresário Luiz Césio Caetano, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Gustavo Coppola, superintendente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), entre outras autoridades.