Seção de Apoio à Agricultura da Sema recebe a visita de produtor rural e funcionários da Prefeitura de Sarapuí para conhecer a produção de queijos em Sorocaba

A Seção de Apoio à Agricultura, vinculada a Secretária de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), recebeu, nesta terça-feira (2), a visita de funcionários da Prefeitura e um produtor rural do município de Sarapuí.

A visita teve o intuito de conhecer os produtores de queijos no município de Sorocaba que possuem o Selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e entender um pouco mais sobre o processo produtivo desse segmento.

Os estabelecimentos visitados foram a Queijaria Manchester, que tem como proprietários os sócios Matheus Karim da Silva Oliveira e Rodolfo Simas Gonçalves Leite; e a Fábrica de Laticínios Nutri Leite, do proprietário Jonas Pedrosa Vieira. Os estabelecimentos possuem o Selo do Serviço de Inspeção Municipal desde 2022 e ambos acabaram de receber o Selo Arte, que possibilita aos estabelecimentos comercializar em todo o território nacional os produtos identificados com esse Selo.

Também estiveram presentes o diretor da Casa da Agricultura, Márcio José Ricardo Sturaro, a Médica Veterinária do SIM, Sabrina Missae Sakashita e o produtor rural Anderson Eduardo de Almeida. “É gratificante ver que nossos produtores podem ser referência para outras Prefeituras e produtores de outros municípios, compartilhando com eles suas experiências de muitos anos”, diz a chefe da Seção de Apoio à Agricultura, Adriana Cesar da Fonseca.

O Serviço de Inspeção Municipal foi criado com o objetivo de fiscalizar produtos de origem animal fabricados, transformados, manipulados, fracionados e/ou em trânsito dentro do município de concessão do Selo. O SIM controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos esses produtos.

Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, a fim de oferecerem aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Entre as vantagens de se obter o registro está a legalização da produção da empresa, o que permite a sua comercialização em toda a extensão territorial do município de concessão do Selo.

Para mais informações sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) basta entrar em contato com a Seção de Apoio à Agricultura da Sema. O atendimento é feito na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência, com agendamento prévio. Ou pelo telefone (15) 3219-2288 ou pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *