Jeremoabense Nilson Dantas recebe titulo de cidadão em Livramento (BA)

Postado por Adalberto Moreno em 19 de dezembro de 2011

Nilson Dantas é ex-funcionário de uma grande empresa nacional

empresário Nilson Dantas, que chegou a Livramento de Nossa Senhora nos anos 80 e por aqui ficou definitivamente, foi distinguido com o Título Cidadão Livramentense, em solenidade festiva na Câmara de Vereadores, dia 15.  O título é de autoria do vereador Paulo Lessa, subscrito pelos colegas da casa legislativa, vereadores João Amorim e Ilídio de Castro.

Nilson Dantas é ex-funcionário de uma grande empresa nacional (Geotécnica S.A), veio para supervisionar as obras do Perímetro Irrigado do Brumado, acabou se estabelecendo comercialmente criando a empresa Dantas Produtos Agrícolas (hoje Irrigadantas), em seguida fundou a CDL e foi responsável pela implantação das primeiras operadoras para aparelhos celulares em todo o município, além de ter participado de outras atividades com vistas a buscar melhorar a qualidade de vida da cidade que adotou.

Confira tudo na Biografia postada abaixo. 

BIOGRAFIA

Personagem: Nilson Santana Dantas

Objetivo: Solenidade de Concessão de Título de Cidadão pela Câmara Municipal de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora, Bahia

1.1

NILSON DANTAS, nascido em 24 de setembro de 1956, no município de Jeremoabo – BA, filho de pais Alzira de Carvalho Santana Dantas e José de Carvalho Dantas, pode ser considerado filho adotivo de Livramento de Nossa Senhora-BA, pois, quando aqui chegou, pela primeira vez, só deveria permanecer por apenas 30 dias. Todavia, acabou se estabelecendo na cidade tanto comercialmente quanto como morador.

Nilson Dantas veio para Livramento no mês de julho de 1986 a serviço da empresa GEOTECNICA S/A para supervisionar as obras do Perímetro Irrigado do Brumado, uma vez que era funcionário de carreira e havia assumido o cargo de Técnico-Chefe da conceituada empreiteira com sede em Salvador-BA.

Sua permanência por mais tempo neste município de Livramento de Nossa Senhora foi ocasional, com a paralisação da obra que sofreu breve interrupção por falta de repasse de verbas do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão do Governo Federal, Neste ínterim, conheceu melhor o potencial e a produção da agricultura em todo o município, quando sentiu necessidade de montar um negócio voltado para o setor, fundando a DANTAS PRODUTOS AGRÍCOLAS, em junho de 1986.

Com a lucratividade dos negócios fixou residência definitiva em Livramento, trazendo a família – a esposa Maria de Fátima Barbosa Santana Dantas e os três filhos.

Com a expansão comercial da empresa, fundou, também, a IRRIGADANTAS, em 6 de junho de 2000, no mesmo ramo de produtos agrícolas e material para irrigação.

1.2

Personalidade da Cidade

Nilson Dantas não se dedicou somente à sua empresa e seus negócios. Através de efetiva participação na vida social da cidade, foi cidadão atuante em vários eventos, tanto como colaborador, patrocinador, destacando-se como membro fundador e primeiro presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Livramento), exercendo primeiro mandato no período de 1994 a 1996 e, segundo mandato de 2000 a 2005.

Como dirigente da Câmara Lojista mobilizou-se e conseguiu implantar a Central Telefônica que, antes, funcionava apenas como Posto. Em outra mobilização, desencadeou a Campanha Livramento Cidade Incomunicável que resultou na implantação do sistema de telefonia celular, modernizando a comunicação no município e melhorando as consultas para concessão de créditos nas vendas do comércio local.

Também, em outra grande mobilização lançou a campanha Livramento Existe e Persiste: Barragem do Rio do Paulo  e Bloco II e uma outra SOS Livramento e Dom Basílio, o que resultou na conclusão da obra do Perímetro Irrigado do Brumado, sem dúvida, a mais importante para a fruticultura dos dois municípios e, que, mudou o perfil econômico e cultural deste região.

Como Técnico graduado em Agronomia implantou e desenvolveu cm sucesso o uso da tecnologia do Sistema de Irrigação por Aspersão, Sistema de Irrigação por Gotejamento; e o Sistema de Fértil Irrigação para adubação via água,

No setor político atuou como Coordenador de Campanhas Eleitorais, quase todas vitoriosas.

Fonte: http://muraldenoticias.com.br/ 

Nota do site: A solenidade ocorreu dia 15.12.2011 último. Como Jeremoabense tenho imenso prazer de ver os filhos dsta terra brilharem mundo  fora. Nílson  é meu contemporâneo de adolescência e juventude e quando estive trabalhando em Brumado (BA) gerenciando a agencia local do Banco do Brasil S.A. reencontrei-o pelas idas e vinda a Livramento de Nossa Senhora e pude testemunhar o carinho do povo por ele e o entrosamento e participação ativa dele na comunidade.  PARABÉNS!  Pedro Son.


Publicidade