Criadores de Jeremoabo, Sítio do Quinto, Pedro Alexandre, Coronel João Sá e Novo Triunfo terão até o dia 15 de junho de 2017  para realizar a vacinação sem multa

IdafPor Adalberto Moreno

Os criadores terão de Jeremoabo, Sítio do Quinto, Coronel João Sá, Novo Triunfo e Pedro Alexandre terão até o próximo dia 15 para vacinar seu rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa. O prazo da primeira etapa de vacinação, que seria encerrado ontem (31), foi prorrogado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) por conta da seca intensa que atingiu a região nos últimos meses.

Segundo Diogo de Sá Santana, Gerente Regional da Adab, os produtores deverão comparecer aos escritórios dos seus respectivos municípios para receberem a autorização para aquisição da vacina.

Após vacinarem seus rebanho, os criadores deverão declarar a vacina em um dos escritórios do órgão. A lei estabelece uma multa de 50 UFIRs por cada animal não vacinado e 150 UFIRs por propriedade que não declare.

Lembrando que a prorrogação atinge especificamente aos cinco municípios acima citados. 50% do rebanha ainda não foi vacinado.

Diogo lembra ainda, que o escritório de Jeremoabo irá funcionar neste sábado (03) e no próximo (10) na parte da manhã para atender os produtores, sobretudo, os da zona rural.

Adab nunca havia registrado em campanhas anteriores uma situação parecida, e sensibilizada pelos apelos de criadores e médicos veterinários do órgão que trabalham no campo, decidiu alongar o prazo em mais 15 dias.


Publicidade