Treinamento prossegue até esta terça (15/5); eleição suplementar escolherá os novos prefeito e vice-prefeito da cidade

Eleiçoes mesáriosNo intuito de promover mais segurança e lisura ao processo eleitoral que será realizado no município de Jeremoabo no próximo dia 03 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está realizando nesta segunda e terça (14 e 15/5) o treinamento com mesários que participarão da eleição suplementar.

Estão sendo treinados 458 mesários, que atuarão nas seções, coordenadorias e junta eleitoral. Os convocados foram divididos em oito turmas, sendo que quatro turmas foram treinadas nesta segunda (14/5) e outras quatro receberão treinamento na terça (15/5).  O curso é realizado no Fórum da Comarca de Jeremoabo, com turmas pela manhã, das 8h às 10h e 10h às 12h, e pela tarde, das 14h às 16h e 16h às 18h.

Para auxiliar no treinamento e proporcionar uma vivência mais próxima da realidade do dia da eleição, o Eleitoral baiano enviou duas urnas eletrônicas para serem utilizadas pelos mesários durante o período de aprendizado. O material foi enviado para Jeremoabo no último dia 04 de maio.

Entenda o caso

As eleições municipais em Jeremoabo ficaram indefinidas. Isso porque a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral.

Após julgamento de recurso interposto pela candidata, a Corte eleitoral do TRE-BA decidiu, à unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura e excluir multa aplicada a candidata. Conforme a Resolução Administrativa – Nº 5/2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE-BA.

Fonte: ASCOM/TRE-BA


Publicidade