População se diverte na arbotrilha do Parque Alberto Simões

Lucas Brito


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Mais de 70 pessoas acordaram cedo neste sábado (24) para participar da arbotrilha realizada no Parque Alberto Simões, na região norte de São José dos Campos. Elas aproveitaram a manhã com uma experiência em grupo para troca de informações e curiosidades sobre as árvores e os benefícios que elas proporcionam aos moradores.

Durante uma hora e meia, dois grupos visitaram a natureza presente no parque. Além de conhecer as espécies existentes por lá, também se aventuraram em três esportes radicais: tirolesa, balanço infinito e arborismo.

A chefe do Grupo Escoteiro Mantiqueira, Tatiane Lopes, acompanhou crianças e jovens durante o passeio. “Nós já estivemos aqui no parque antes, e a arbotrilha realmente dá uma nova visão sobre o espaço. Passamos a valorizar mais a natureza, e até criamos um carinho maior pelas árvores.”

Para Yasmin de Lima, 15 anos, a atividade foi relaxante. “Eu passei uma semana muito intensa na escola. Toda correria do ambiente urbano acaba estressando a gente. Esse contato com o meio ambiente descansa nossa mente.” 

Joaquim Ribeiro, de 12 anos, aproveitou para ter novos aprendizados. “Nós vemos várias espécies de árvores que eu não conhecia ainda, tanto de espécies nativas quanto exóticas. Espero participar mais vezes.”

Tatiane, no meio, ao lado dos escoteiros Joaquim e Yasmin | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Ipê, jacarandá, paineira, rosa-da-mata são algumas das espécies arbóreas que os visitantes puderam conhecer. A trilha passou ainda pelo bosque de pinus.

A iniciativa integra as ações do programa Arboriza São José, da Prefeitura, e visa promover a educação ambiental para a população. No percurso, os guias compartilharam novidades sobre as demais ações, como o plantio de 5 mil mudas de árvores para a arborização urbana e o cadastramento digital do patrimônio arbóreo.

A procura pelas inscrições foi alta. Por conta disso, em breve, haverá nova data no Parque Alberto Simões e em outros locais da cidade.


Ver as árvores do chão e andar entre elas: experiência completa | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Parque

Localizado na Avenida Pico das Agulhas Negras, no Altos de Santana (mapa de localização), o Parque Alberto Simões oferece várias opções de lazer, como as pistas para a prática de mountain bike, skate, BMX street e patins inline, paredão de escalada, academia ao ar livre, além de playground e circuito para caminhada.

Todas as atividades são gratuitas e acompanhadas por monitores. Os esportes radicais – tirolesa, paredão, arborismo e balanço – estão disponíveis aos sábados, domingos e feriados.

Funcionamento

  • Terça-feira a domingo, das 6h às 18h, inclusive feriados

Esportes radicais

  • Sábado, domingo e feriado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (orientações na página do parque)

Telefone


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *