Agência Minas Gerais | Governador participa de painel sobre o Acordo Judicial de Brumadinho com grupo de jovens do Sicepot-MG

O governador Romeu Zema ministrou  palestra para cerca de 150 membros do Sicepot Jovem, grupo formado por associados do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot), nesta terça-feira (27/2). O tema debatido foi o investimento em infraestrutura no estado, viabilizado pelo Acordo Judicial após o rompimento da barragem de Brumadinho, e também sobre sua carreira profissional e política.

O governador destacou que, durante toda a construção do acordo, a questão humanitária foi a principal preocupação do Estado.

“O acordo começou a nascer tão logo nós resolvemos a questão humanitária, que era uma prioridade. Socorremos as vítimas e atendemos demandas dos atingidos da região, dos proprietários rurais e da própria cidade de Brumadinho. Tão logo isso se definiu, fiz questão de chamar o Ministério Público, a Defensoria Pública, a nossa Advocacia-Geral, e representantes do Tribunal de Justiça, pois me preocupava muito o que tinha acontecido na tragédia de Mariana e precisávamos tomar um caminho diferente”, disse.

Romeu Zema ainda ressaltou o trabalho coletivo.

“A participação de todos os órgãos envolvidos foi de fundamental importância e, juntos, conseguimos mostrar que é possível uma solução diferente. E fizemos um dos maiores acordos do mundo, talvez o maior do Brasil, que se transformou em investimento, reparação ambiental e socioeconômica. No que diz respeito ao Governo de Minas, todo recurso foi destinado para obras que estão acontecendo nesse momento em todo estado”, concluiu.

O Acordo Judicial – firmado pelo Governo do Estado, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a mineradora – visa reparar danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. A tragédia tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Sicepot Jovem

O Sicepot Jovem é um grupo composto por 80 membros, todos filiados a empresas associadas ao Sicepot, que conta com um total de 208 empresas membros. O Sicepot atua como entidade representativa para empresas de construção pesada que operam em Minas Gerais.

O governador palestrou sobre o tema e também reforçou a importância de gerar jovens lideranças para a sociedade.

“É um prazer enorme estar aqui e dialogar sobre um tema tão importante para Minas Gerais. Além disso, sempre gosto muito de falar para jovens. Em toda minha carreira profissional, uma das áreas que mais me dediquei foi a formação de novos líderes. E foi o que, de certa maneira, nos proporcionou alcançar o sucesso profissional”, disse.

Também participaram do evento o presidente do Sicepot, João Jacques Viana Vaz, e Marina Vaz, vice-presidente do Sicepot Jovem; o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Guilherme Augusto Duarte de Faria; e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *