Mês da mulher tem programação especial do Governo de SP





Março contará com ações como estação de Metrô operada por mulheres e entrega de casas de acolhimento às vítimas de violência



Casas da Mulher Paulista

O Governo de São Paulo promove durante todo o mês de março uma série de ações especiais em homenagem às mulheres. A programação inclui apresentações culturais, atividades esportivas, atendimentos de saúde, oficinas e capacitação, além de um evento especial em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher.

Ao longo do mês, também haverá a entrega de novos equipamentos, entre eles duas novas unidades do serviço de acolhimento institucional para vítimas de violência doméstica, 24 Casas da Mulher Paulista no interior de São Paulo e o início das obras da 25ª unidade.

Destaque também para o funcionamento especial na Estação Tatuapé do Metrô, que será operada 100% por mulheres em metade do expediente no dia 8. A estação receberá ainda serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com orientações para serviços como a linha de crédito Empreenda Mulher, do Banco do Povo, e o Programa Qualifica SP.

As primeiras atividades terão início neste fim de semana em diferentes espaços da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. No domingo (3), o Museu da Língua Portuguesa recebe a exposição que mostra as várias atividades profissionais desenvolvidas pelo público feminino ao longo dos tempos.

Também no domingo (3), a Fábrica de Cultura Jardim São Luís promove uma feira de empreendedorismo periférico com artistas locais. O evento vai das 14h às 20h, e contará com roda de conversa, venda de brechós locais e apresentações musicais.

Até o fim de março, as oficinas culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade promovem atividades para os fãs das diferentes linguagens artísticas. Todas elas são gratuitas e podem ser conferidas no site: https://oficinasculturais.org.br/.

Na segunda-feira (4), a Secretaria da Saúde (SES-SP) realiza o 1º Simpósio Saúde da Mulher, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista, para discutir a saúde feminina nas diferentes fases da vida. A abertura do evento contará com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, da secretária estadual da Saúde em exercício, Priscilla Perdicaris, da secretária estadual de Políticas para Mulheres, Sonaira Fernandes, e do coordenador da Saúde da Mulher da SES, professor doutor Edmund Baracat.

No mesmo dia (4), as Carretas da Mamografia do programa Mulheres de Peito vão oferecer atendimento às pacientes sobre o câncer de mama. Na capital e em diferentes municípios do interior, mulheres de 50 a 69 anos poderão fazer exames de mamografia gratuitamente. Pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 anos serão atendidas com a apresentação de pedido médico.

Ainda no combate e prevenção ao câncer de mama, a EMTU promove ação no Terminal São Mateus na próxima quarta (6). As passageiras terão acesso a informações sobre como fazer o autoexame e a materiais informativos sobre a doença.

Também na quarta, a Secretaria de Esportes promove uma transmissão ao vivo sobre o protagonismo feminino no esporte. O bate-papo online será transmitido pelo canal oficial da pasta no Instagram (@spnoesporte) e vai reunir a educadora física e secretária de gestão administrativa do departamento de alto rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro, Silvia Soraia da Silva; a diretora do programa Exercício Intuitivo e pesquisadora do Ambulim, professora Dra. Paula Costa Teixeira; e a organizadora do documentário e livro “Mulheres à Cesta: O Basquetebol Feminino no Brasil”, professora Dra. Claudia Guedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *