Hospital Municipal Santa Isabel promove neste sábado curso de acesso vascular guiado por ultrassom

Para médicos

Hospital Municipal Santa Isabel promove neste sábado curso de acesso vascular guiado por ultrassom


01/03/2024 |
19:30 |
108

De olho em profissionais cada vez mais qualificados, garantindo assim melhor assistência e serviços mais especializados aos usuários da rede municipal de saúde, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promove o curso ‘Acesso Vascular Guiado por Ultrassom’, a partir deste sábado (2). Voltada para os médicos que integram o corpo clínico da unidade hospitalar, a capacitação é ofertada por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).  

O curso será ministrado pelo cirurgião vascular Augusto Cézar Lacerda Brasileiro. Serão 10 horas de conteúdo programático, onde o médico vai abordar questões como ajustes no aparelho de ultrassom; anatomia dos vasos pelo ultrassom; posicionamento do aparelho; organização do material para punção; como proteger a sonda para punção estéril; e técnicas de punção em modelo de gelatina.  

“É um curso oferecido exclusivamente para os médicos assistenciais do Hospital Santa Isabel, através do NEP. Será um dia de imersão. O curso terá dois momentos. Na parte teórica, vamos ver todos os botões que podem ser ajustados para se ter a melhor imagem, anatomia dos vasos pelo ultrassom, posicionamento do aparelho, como organizar o material para punção, como proteger a sonda para punção estéril e as técnicas de punção. E na prática, vamos treinar em manequim de gelatina (Phantoms)”, explicou a enfermeira Margônia Batista Palitot, que coordena o Núcleo de Educação Permanente (NEP).  

O curso seguirá nos próximos meses, sendo realizado em um sábado a cada mês, até que todos os profissionais estejam capacitados para usar o equipamento com segurança. Para garantir melhor aproveitamento teórico e prático, cada turma terá a participação de apenas 12 profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *