onde o Brasil descobriu o interior” entra em cartaz no Museu Histórico Sorocabano nesta sexta-feira (8) – Noticias

Por: Mariana Campos

Em comemoração aos 70 anos de inauguração do Museu Histórico Sorocabano (MHS),  celebrado no último domingo (3), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), abrirá, nesta sexta-feira (8), a exposição “Sorocaba: onde o Brasil descobriu o interior”, no MHS.

Fundado em 3 de março de 1954, o Museu Histórico Sorocabano tem como principal finalidade colecionar, conservar e apresentar exposições para fins de estudo, educação, contemplação e recreação. Trata-se de um museu de tipologia histórica, cuja principal temática é a preservação da história e da memória sorocabana.

A exposição é composta por fotografias de Valdemir Cunha, que publicou um livro homônimo. A obra literária conta a história do Brasil a partir da interiorização do país em Sorocaba e seus importantes ciclos econômicos: tropeirismo, siderurgia, tecelagem e ferrovia. O livro liga a memória afetiva do premiado fotógrafo – que visitava a cidade quando criança – à relevância histórica do município para a formação da nação.

Tanto o livro quanto a exposição tiveram seu lançamento em 2017, com recursos do edital  ProAC (Programa de Ação Cultural). A mostra foi exibida no Shopping Iguatemi Esplanada e, posteriormente, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), onde foi incorporada ao acervo. A exposição foi doada recentemente à Secretaria de Cultura de Sorocaba e contém, além das imagens de Cunha, reproduções do acervo fotográfico do MHS.

“Sorocaba: onde o Brasil descobriu o interior” poderá ser conferida pelo público de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, sábados, das 10h às 16h, e domingos e feriados, das 11h às 16h, até o dia 31 de julho deste ano.

O MHS está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, anexo ao Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Os ingressos do Zoo custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.

Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99163-5742 ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected].

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *