Agência Minas Gerais | Igam e IEF lançam desafios no Programa HubMG Gov 2024

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) participam da edição 2024 do HubMG Gov, propondo desafios de otimização de processos e disponibilização de dados. O programa do Governo de Minas disponibiliza neste ano R$ 40 milhões para impulsionar a inovação no setor público trazendo mais de 240 desafios no total.

Igam

Nesta edição do HubMG Gov, o Igam lançou o seguinte desafio: “Como podemos disponibilizar de forma ágil, colaborativa e contínua dados e informações sobre recursos hídricos, de diferentes setores da gestão, em uma única plataforma, garantindo o acesso fácil, o acompanhamento e a transparência da execução da política pública das águas?”.

A proposta é entregar à sociedade um ambiente que apresente de forma abrangente e conectada a conjuntura dos recursos hídricos no estado. Seria um espaço para o usuário acessar um conteúdo dinâmico e interativo, que permita o cruzamento de dados e informações relevantes da gestão. A ferramenta também deverá apontar os caminhos para os interessados se aprofundarem sobre os temas ali tratados de maneira mais objetiva.

“O acesso a informações atualizadas e integradas terá impacto positivo na transparência, no controle social e no gerenciamento das águas”, aponta Camila Lacerda, assessora de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Igam.

Conheça os detalhes do desafio Igam na página do HubMG Gov. Para localizar a proposta do órgão, é só digitar “Igam” no campo de pesquisa.

IEF

Já o IEF propõe três desafios, sendo dois relacionados à otimização dos procedimentos de compensação ambiental – de que trata a Lei 9.985/2000 e o Decreto Estadual 45.175/2009 – e um desafio relacionado à criação de um banco de dados integrados para armazenar informações referentes às Unidades de Conservação estaduais. São eles:

1 – Como otimizar o processo de apuração e arrecadação dos valores de compensação ambiental a ser pagos pelos empreendedores?

2 – Como otimizar a planilha de VR (valor de referência) para fins de cálculo da compensação

3 – Como dar maior celeridade ao conjunto de processos que envolvem as Unidades de Conservação Estaduais através da implementação de um banco de dados integrado?

Para conferir os detalhes dos desafios, basta seguir o mesmo procedimento, acessando a página do HubMG Gov. Para localizar a proposta do órgão, é só digitar “IEF” no campo de pesquisa.

HubMG Gov

O Programa HubMG Gov é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Neo Ventures. Podem se inscrever no edital startups, empresas, cooperativas e Instituições de Ciência e Tecnologia sediadas em Minas Gerais. O valor por projeto pode chegar até R$ 2 milhões. Os interessados devem acessar o documento orientador por este  link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *