Fundação Cultural divulga lista com projetos aprovados no FMC

João Paulo Sardinha


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo divulgou, nesta sexta-feira (8), o resultado da seleção dos projetos culturais aprovados no FMC (Fundo Municipal de Cultura). Confira os editais no site da FCCR.
Os projetos, inscritos em duas categorias (aplicativos de cultura e manifestação de cultura popular), passaram por processo de seleção, com comissões técnicas, que avaliaram a qualidade dos trabalhos apresentados.

A seleção agora entra na fase de recursos. O resultado final está previsto para ser divulgado em maio. O calendário com as próximas etapas está disponível no site da FCCR.

A iniciativa visa fomentar a economia criativa e também estimular os produtores de aplicativos.

Sucesso

Em 2023, na categoria aplicativos de cultura, as famosas capivaras do Parque da Cidade, em São José dos Campos, viraram games! Com recursos do Fundo Municipal de Cultura, os irmãos Matheus e Carol Capucho criaram o jogo “Capivara Curiosa”, inspirado nesta figura icônica, para divertir a família inteira.

A ideia surgiu das vivências dos irmãos na infância, em suas visitações ao Parque da Cidade e da vontade de homenagear a cidade e contar, de maneira descontraída, um pouco sobre a cultural do local.

Matheus e Carol transferiram para o game os seus lugares favoritos do parque, como o Museu do Folclore, o lago das capivaras, as palmeiras-imperiais e as esculturas das árvores.

“Além de atividades como corridas, jogar cartas e apreciar eventos de música, já tínhamos o interesse em fazer um jogo da capivara, mas trazer a cultura para o roteiro foi inspirador, principalmente por São José ser uma cidade que respira cultura”, disse Matheus.

Fundo Municipal de Cultura

O FMC é um mecanismo de financiamento público, com recursos diretos, para projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras entidades e empresas que trabalham na área artístico-cultural, a serem realizados em São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *