Atividades na cidade reforçam o combate à discriminação racial

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta sexta-feira (22) diversas atividades dedicadas ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. As ações educativas e culturais ocorrerão das 14h às 16h30, no Cras Eugênio de Melo Endereço (Rua Juvenal Santos, 15, Galo Branco).

Basta comparecer na unidade e participar. A programação envolve uma oficina de bonecas Abayomi, que são símbolo de força e resistência da cultura africana.

Para acalentar os filhos durante as viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre a África e o Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos das saias e, a partir deles, criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção.

Também acontece um workshop de cabelo afro e roda de conversa sobre letramento racial. O público também poderá prestigiar a exposição itinerante Beleza dos Tons e conferir as 20 imagens de mulheres negras captadas pela fotógrafa joseense Larissa Isis.

Até o fim do mês, as atividades serão desenvolvidas em outros equipamentos da assistência social.

Programação

  • 14h – Roda de conversa sobre letramento racial
  • 15h30 – Oficina de boneca Abayomi
  • 15h50 – Workshop de cabelo afro: oficina de tranças
  • 14h às 17h – Exposição Beleza dos Tons

Centro de Referência

O Centro de Referência Afro-Brasileira foi implantado em novembro de 2021 e fica localizado na Rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo.

A missão é promover a cultura afro-brasileira no município e incentivar o diálogo sobre igualdade racial e defesa de direitos para a população negra e o combate à discriminação e intolerância.

É composto por uma sala de formação – onde são realizadas oficinas, cursos, rodas de conversa e palestras – e outra de manifestação artística e cultural para realização de eventos.

Já na sala de atendimento, as pessoas podem se informar, debater e propor políticas de igualdade racial, além de relatar casos de racismo e discriminação para que as medidas cabíveis sejam adotadas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *