Cerest registrou mais de 300 notificações de transtorno mental relacionado ao trabalho em cinco anos

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de João Pessoa registrou 305 notificações de transtorno mental relacionado ao trabalho no período de 2019 até 2023. Com a finalidade de desenvolver ações e políticas relacionadas ao tema, representantes do órgão participaram de uma oficina, em Brasília (DF), realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde nas última quinta (21) e sexta-feira (22).

De acordo com o diretor do Cerest, Kleber José, o objetivo da oficina é construir um plano nacional de saúde mental relacionada ao trabalho contendo ações prioritárias a serem desenvolvidas para identificar e prevenir o sofrimento e adoecimento mental relacionados ao trabalho, além de promover ambientes de trabalho saudáveis. “Os transtornos mentais relacionados ao trabalho é uma realidade vivenciada por vários trabalhadores em decorrência de assédio moral ou sexual sofridos nos espaços de trabalho”, afirmou.

A partir dos encaminhamentos da oficina do Ministério da Saúde, o Cerest de João Pessoa vai promover debates com as Equipes de Saúde da Família para que os profissionais desenvolvam atividades mais direcionadas e específicas para identificar, acompanhar e encaminhar usuários na Rede Municipal de Saúde, partindo do pressuposto que uma boa parte dos transtornos mentais podem ser relacionados ao trabalho do usuário.

Como resultado da oficina do Ministério da Saúde, será emitido um documento com diretrizes e prioridades relacionadas ao tema a serem adotadas por estados e municípios. “O momento foi oportuno para discutir fragilidades e desafios, apontando prioridades a curto, médio e longo prazo. A coordenação nacional deverá propor um segundo encontro para concluir o documento iniciado com representantes de vários Cerest do país. Mas já estamos realizando matriciamento com as Unidades de Saúde da Família com foco na saúde mental e trabalho”, destacou Carmen Verônica Almeida, psicóloga e técnica do Cerest de João Pessoa.

Segundo explicou a psicóloga, o matriciamento vai contribuir para que as Equipes de Saúde da Família desenvolvam atividades mais direcionadas e específicas para identificar, acompanhar e encaminhar usuários na rede de saúde, partindo do pressuposto que uma boa parte dos transtornos mentais podem ser relacionados ao trabalho do usuário.

Serviço – O Cerest João Pessoa oferece assistência a pacientes oriundos de 64 municípios, que integram a 1ª macrorregião da Paraíba contando com o atendimento dos profissionais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais, dispondo de escuta qualificada sobre a história de trabalho e a história da doença. Se confirmado o nexo causal entre a doença e o trabalho, é emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), parecer e laudo médico para fins de direitos do trabalhador, no âmbito da Previdência Social ou da Justiça do Trabalho.

Quem necessitar dos serviços do Cerest, mesmo que não seja uma denúncia, pode marcar uma consulta através do telefone (83) 3213-7638 ou ir diretamente à sede, localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe. No dia da consulta, o usuário precisa levar documentos pessoais como RG, CPF, Cartão SUS, além de atestados, laudos e pareceres médicos precedentes.

Reconhecimento – O órgão teve avaliação satisfatória pelo Ministério da Saúde em 2023, alcançando 141 pontos, conforme critérios do Indicador de Saúde do Trabalhador no Plano Nacional de Saúde (PNS) 2020/2023. O indicador propõe mensurar a qualidade da atuação dos Cerest regionais e municipais no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) na perspectiva da integralidade do cuidado à saúde do trabalhador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *