JEREMOABO AGORA

SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Festival do Barco Dragão leva oficinas gratuitas e teatro de sombras ao Clubinho do Pátio Cianê Shopping – Agência de Notícias



12 de junho de 2024

18:41

Por: Evelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizará, nesta sexta-feira (14) e sábado (15), das 14h às 17h, oficinas gratuitas e teatro de sombras do Festival do Barco Dragão, com a professora de mandarim e cultura oriental, Meng-Hsun Lee, no Clubinho do Pátio Cianê Shopping, localizado no Bloco B do empreendimento, no Piso 2.

O objetivo da iniciativa é disseminar informações sobre a cultura oriental, de forma lúdica, incentivando a criatividade e o aprendizado.

Durante os encontros, os presentes terão a oportunidade de conhecer a cultura e a história desse festival, enquanto participam de atividades, como pintura e confecção do dragão, peças em biscuit e sachês Zongzi. Além das oficinas, o teatro de sombras também faz parte da programação organizada pela professora Meng-Hsun Lee.

O Festival do Barco Dragão é baseado em uma lenda e ocorre no quinto dia do quinto mês do calendário lunar chinês. Segundo conta a história, o poeta Qu Yuan era um oficial leal e honesto, reverenciado pela maioria das pessoas. No entanto, ao ser incriminado por rivais ciumentos, acabou se sentindo deixado de lado e ficou tão deprimido, que colocou fim à sua vida, pulando no Rio Miluo, no quinto dia do quinto mês do calendário lunar. As pessoas remaram os barcos e jogaram folhas de bambu cheias de arroz cozido no rio para alimentar os peixes, na esperança de resgatar Qu Yuan. Desde então, se originou o costume, na cultura chinesa, de comer bolinhos de arroz e remar barcos-dragão nesse dia.

Os encontros são abertos ao público. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.