JEREMOABO AGORA

SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Agência Minas Gerais | Ampliação de sistema de abastecimento garante segurança hídrica a moradores de Capelinha

Com o objetivo de promover o abastecimento de água mais regular, eficaz e contínuo, a Copasa concluiu as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha.

Com o término das intervenções, que receberam aporte de mais R$ 10 milhões, a produção de água da companhia na cidade teve um aumento de 37,5% do volume captado, tratado e distribuído à população, beneficiando diretamente mais de 30 mil pessoas.

Os trabalhos colocaram fim às intermitências no abastecimento e trouxeram segurança hídrica à cidade para os próximos 20 anos.

Durante as intervenções, iniciadas em meados de 2022, foram executados os serviços relativos à adequação da unidade de captação de água, além de melhorias em três elevatórias de água bruta, duplicação e melhorias em uma adutora de água bruta e aprimoramento em duas linhas de recalque existentes.

Foram concluídas ainda as montagens, instalações elétricas e implantação das subestações nas EABs, além da substituição dos transformadores existentes, proporcionando o aumento de carga necessária para operar adequadamente o sistema implantado.

“Sempre tivemos intermitências no abastecimento na cidade e, a partir de agora, isso não se repetirá com frequência devido ao investimento feito que proporcionou maior oferta de água à população. Podemos afirmar que estamos no caminho de universalizar o abastecimento de água neste município ”, disse o gerente da Copasa na região, Vilson Amorim.

Além do aumento da disponibilidade de água, as intervenções também geraram empregos diretos no município, o que impulsionou a economia com a aquisição de material no comércio local.

Com o término dessas obras, o índice de abastecimento com água tratada da Copasa em Capelinha passou a ser de 92,18%.

A empresa segue trabalhando para alcançar a marca estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento no país de 99% para universalizar o serviço de abastecimento de água antes do prazo máximo que é 2033 nesta cidade.