Jeremoabo passou a pertencer à cidade Ribeira do Pombal

SECPor Adalberto Moreno

Os Núcleos Regionais de Educação NRE, que substituem as Diretorias Regionais de Educação DIREC´s tiveram sua regionalização definida de acordo com os Territórios de Identidade do Governo do Estado e foram publicadas no Diário Oficial na última quarta-feira, 31/12.

Muitos NRE´s foram alterados e têm causado descontentamento aos servidores de educação do Estado da Bahia, a exemplo da nossa região, a antiga DIREC 10 com sede em Paulo Afonso perdeu cinco municípios, esses agora pertencem a Ribeira do Pombal. A nova formação ficou assim:

A antiga DIREC 10, agora é o NRE 24 com sede em Paulo Afonso, será formado apenas pelos municípios de: Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé e Rodelas.

Já o NRE 17, antiga DIREC 11 com sede em Ribeira do Pombal será formada por Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Santa Brígida e Sítio do Quinto.

Imagine o servidor que fez o concurso para Jeremoabo, com Direc sede em Paulo Afonso, agora se acostumar a trilhar um novo caminho, uma nova sede, invés de Paulo Afonso, Ribeira do Pombal? Esse é apenas um exemplo de nossa região, mas a maioria dos municípios sofreu alteração e isso tem causado muito desconforto.

Veja como ficou a nova distribuição do novo organograma regional e administrativo da educação na Bahia:

NRE 01: Irecê;

NRE 02: Bom Jesus da Lapa;

NRE 03: Seabra;

NRE 04: Serrinha;

NRE 05: Itabuna;

NRE 06: Valença;

NRE 07: Teixeira de Freitas;

NRE 08: Itapetinga;

NRE 09: Amargosa;

NRE 10: Juazeiro;

NRE 11: Barreiras;

NRE 12: Macaúbas;

NRE 13: Caetité;

NRE 14: Itaberaba;

NRE 15: Ipirá;

NRE 16: Jacobina;

NRE 17: Ribeira do Pombal;

NRE 18: Alagoinhas;

NRE 19: Feira de Santana;

NRE 20: Vitória da Conquista;

NRE 21: Santo Antônio de Jesus;

NRE 22: Jequié;

NRE 23: Santa Maria da Vitória;

NRE 24: Paulo Afonso;

NRE 25: Senhor do Bonfim;

NRE 26: Salvador;

NRE 27: Eunápolis.

A reforma administrativa foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e sancionada pelo ex-governador Jaques Wagner. De acordo com o Decreto nº 15.806 de 30 de dezembro de 2014, as Diretorias Regionais de Educação (Direc) serão extintas e darão lugar a núcleos de educação.

Em todo estado da Bahia há 33 Direcs, as quais serão substituídas por 20 núcleos administrativos, restando a 13 cidades ficarem sem as instalações do órgão. A justificativa do governador eleito, Rui Costa, é que com o avanço tecnológico, não há a necessidade de manter essas diretorias regionais no interior.


Publicidade